WTM2012: um passeio no World Turism Market em Londres

Quem me acompanhou pelo Twitter ou pelo Instagram na semana passada, passeou um pouco comigo por esse imenso evento. O WTM 2012 foi um espetáculo! Em todos os sentidos. No ExCelLondon o mundo inteiro estava presente.

WTM dia1

Foram 4 dias intensos. Seminários, palestras, e o mais gostoso: encontrar  outros blogueiros(as), que até então moravam nos quadradinhos  do Facebook e do Twitter. E lógico, participar das “happy hours” dos diversos stands e das festas de confraternização, depois do horário oficial da feira. Era festa nos stands, tweetups com blogueiros, Noite Alemanha-Brasil, e um final prá lá de animado na Jamaica, Trinidad e Tobago e Bahamas.

Mas nem só de festa vive esse evento. Dava para sentir o cheiro de “business” no ar. Durante a feira, aconteceram também, várias palestras voltadas aos mais diversos setores do turismo. E para nós blogueiros de viagem, seminários valiosos, que além de confirmarem o crescimento do papel e da responsabilidade dos travel bloggersmostraram inúmeras iniciativas de sucesso que aconteceram em 2012, para além dos posts de um blog,

Keith e Melvin – ROI de um artigo online

Conhecer Janice Waugh Kash Bhattacharya, e reencontrar os queridos, Keith JenkinsMelvin Boecher, e Michael Hodson (a galera do Eibtur), foi mesmo a maior das delícias!

Melvin, Martinha, Keith e euzinha!

Um seminário bem interessante, foi “Como diferenciar blogueiros de blogueiros”  onde  foi discutido e definido o que é ser um blogueiro de viagem e um documento importante foi lançado: as boas práticas de um blog de viagens.

 

O papel e a importância das mídias sociais foram uma constante em quase todas as salas de seminário, em todos os serviços envolvidos com o turismo. E nisso, os blogueiros já fizeram escola! Somos uma importante fonte de inspiração, informação e divulgação de destinos nas redes sociais. Ainda aconteceram debates sobre o que podemos esperar para os próximos anos… É fato: a tecnologia mudou de vez a forma de escolher, decidir, planejar e realizar  viagens. Um enorme espaço para apresentações foi dedicado exatamente à Travel Technology, além de inúmeros stands.

Travel techonology-WTM2012

E como é uma feira de turismo?

A WTM é gigantesca! O ExCell é enorme! Geograficamente falando, trata-se de um imenso (em comprimento e largura) corredor, onde espalhavam-se pequenos stands e várias mesas agrupadas para refeições.

ExCel London – Maquete

Nas laterais desse corredor, várias redes de restaurantes e as entradas para os pavilhões sul e norte, onde estavam os stands, agrupados por continentes. E na lateral do pavilhão sul, acesso às salas de conferência.

Tentar mostrar nesse humilde post, a riqueza, a quantidade e detalhes de todos os stands? Impossível!

Stand das Ilhas Canárias

O fato é para quem gosta de viajar, umas horas caminhando por entre músicas, aromas, painéis, recebendo folders, panfletos, brindes e lembranças de todos os países possíveis, faz a cabeça da gente entrar em delírio já no  final do primeiro dia. Aliás no final do primeiro dia a festança ficou por conta da Irlanda!

Música animada, comida e bebida farta, e um aconchego igual ao que eu já senti quando estive por lá. Tudo feito para dizer a todos que o país nos espera de braços abertos.

É isso mesmo. É quase estressante ver tantos lugares juntos, tantos destinos e querer ir a todos!

E depois de fazer as contas, cheguei a conclusão que preciso de muito mais tempo nessa vida para viajar, e mais, muito mais dinheiro! Lugares absolutamente nunca antes pensados entraram na minha já interminável wishlist!

Imaginem a Europa inteira “se mostrando” para você! França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Polônia… Bulgária… de lesta a oeste e de norte a sul.

Mas em segundos a gente ouve uma música mais caliente, cores… Costa Rica, Cuba, Jamaica…

Em cada um dos stands era para lá de fácil encontrar ao menos uma foto, um motivo para querer comprar a passagem para o primeiro vôo e partir. Já! E quem sabe numa dessas cias aéreas que exibiram suas First e Business Class…

Depois de mentalmente viajar muito, os últimos momentos de feira foram de pura comemoração e festança rasgada! Bahamas e Trinidad e Tabago disputavam o título de stand mais animado com direito a petiscos e muita batida com rum!

Enquanto a música animadíssima ecoava em Trinidad e Tobago, Bahamas comemorava o sucesso da feira.

 E o nosso Braszil com Z também estava lá. Adivinha como acabou a feira?

Em samba né? O rapaz colocou a turma inteira para sambar.

O bom é que ano que vem tem mais!

E você? Para qual pais você iria agora, já?

 

13 comentários em “WTM2012: um passeio no World Turism Market em Londres

  1. Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Oi Brasil, hello mundo! WTM Latin America está chegando!

  2. Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Emirates Air Line Cable Car – Um teleférico em Londres

  3. Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Restrospectiva 2012

  4. Cel…que delícia de “trabalho”…hehehe! Tô só aqui torcendo para o seu sucesso como travel blogger com cada vez mais “bagagem”. Eu sairia agora para o aeroporto com destino a Irlanda e em seguida, Escócia que é o meu próximo wish destino fora do Brasil em 2013.

  5. Celina, tão bom quando detalham um evento tão importante como este, que infelizmente, não pude ir. Você transmitiu direitinho. Adorei a parte, em que entrou em delírio querendo viajar a todos os lugares. Bem isso mesmo!

    Abraço!

    • E eu morri de saudades de você! Ano que vem, não tem desculpas, ok?
      Você conseguiu passar direitinho para todos que estiveram no Eibitur, o que vc viu e descobriu sobre ter e fazer um blog de viagens! bjkas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.