Semana passada, exatamente no dia 23 de abril, começava a World Turism Market em sua versão Latin America, realizada desta vez em São Paulo. Cheguei na segunda – 22, junto com algumas das estrelas palestrantes da feira e meus queridos amigos, Keith, Melvin e Claudia. Eles ficaram num hotel perto do local do evento e eu preferi ficar na Av. Paulista, bem ao lado da estação de metrô o que facilitou muito a locomoção e alguns passeios.
Review de Hotel – Ibis Paulista
O Ibis Budget Paulista é exatamente como uma companhia aérea de baixo custo européia. Você reserva seu quarto e paga adiantado. O hotel e o quarto eram exatamente o que eu queria: ótima localização, cama confortável, limpíssimo, uma mesa para servir de escrtório, chuveiro ótimo e televisão. Tudo o mais é pago a parte se e quando você quiser. A recepção está disponível 24 horas. Conexão wifi, café da manhã, guarda volumes (depois do ckeck out), lanchinhos, tudo é pago separado.
Transporte – metrô
Fiquei impressionada com a linha amarela do metrô de São Paulo. Para ir até o Transamerica ExpoCenter, em Sto Amaro, era só entrar na estação Paulista que de tão profunda, depois de várias escadas rolantes, parece que vamos até o Japão. Eu bem sei que na hora do rush deve ser o maior sufoco, mas como não precisei encarar o transporte público nesses horários, achei os trens limpos, a viagem bem tranquila e relativamente barata. E depois pegar o linha de trem até Sto Amaro, onde a organização da feira disponibilizava um ônibus para o resto do trajeto.
Os blogueiros de viagem
Sem dúvida nenhuma, o ponto alto de todo o evento, foi mais uma vez poder encontrar e reecontrar esse pessoal que pensa, assim como eu, que viajar é uma das melhores coisas da vida. Simplesmente adooooro esssa galera!
A festa começou no esquenta da RBBV com mais de trinta blogueiros que já se conheciam ao menos pelas mídias sociais. Pura alegria! E esse alto astral tomou conta de todos os dias da feira.
WTM Latin America
Uma feira de turismo é um evento em que o setor de turismo se reúne para oferecer o que tem de melhor. Países, regiões, estados, cidades brasileiras e respectivas agências e operadoras vieram mostrar seus produtos. Eventos paralelos como coletivas de imprensa, palestras e painéis tomam conta dos salões de conferência.
Minha primeira impressão ao entrar na feira, foi a de que era infinitamente mais acanhada que a de Londres. Talvez a feira inteira coubesse em um ou dois setores da versão britânica. Senti falta da animação, da música e das comidinhas típicas oferecidos pelos por lá. A WTM de Londres era uma festa em cada um dos stands.
Mas o que faltou em tamanho foi logo preenchido pela presença maciça dos blogueiros de viagem brasileiros que com toda a animação e união fizeram a diferença.
Aos poucos fomos nos encontrando e formando grupos para percorrer os stands, onde fomos extremamente bem recebidos. A quase hunanimidade dos expositores se mostrou ciente e entusiasmada com a crescente importância dos blogs de turismo para a divulgação dos destinos.
Festa de Abertura
No fim do primeiro dia, a festa de abertura foi embalada com escola de samba, muita música, espumante, vinho e cerveja. E foi mesmo uma festa de confraternização.
Sala de Imprensa
Os blogueiros de viagem participam da WTM (tanto em Londres como na América Latina) como imprensa. E foi na sala de imprensa que reabastecíamos as energias, conseguíamos postar fotos nas redes sociais, e conversávamos nos intervalos das coletivas. Era nosso oásis: café moido na hora, sanduíches, biscoitinhos, wifi e papo animado.
Eventos paralelos
Nem só de stands se faz uma feira. Os painéis foram o maior sucesso. A TBU em parceria com a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) nos presenteou com vários painéis super importantes tanto para destinos de turismo como para os blogueiros, nos mostrando várias ações de sucesso dessa pareceria.
Claudia Saleh, Keith Jenkins, Melvin Boecher, e o representante do projeto Germany The Travel Destination na apresentação: A perspectiva dos blogueiros de viagem e das Organizações de Gerenciamento de Destinos (DMO).
Várias coletivas de imprensa lançaram novidades na feira. Fomos especialmente convidados para o anúnico do lançamento do escritório de turismo de Dubai em São Paulo.
Outro evento que deixou todo mundo mega feliz e orgulhoso, foi a recepção exclusiva, um almoço oferecido pela Alemanha País Turístico. A Alemanha foi o país parceiro e patrocinador da feira e nessa ocasião foi anunciada a vencedora do concurso de fotografia: Tassia Corina do blog Com os Pés no Mundo! O prêmio mais que merecido? Uma viagem de uma semana nesse país maravilhoso.
O que poderia ser melhor?
Nem tudo foi perfeito. A praça de alimentação era ínfima, as filas desanimadoras e claro, tudo muito caro. Não fosse a sala de imprensa, com café e sanduíches e teria começado um jejum. Conexão Wifi, foi uma reclamação geral e eu diria uma “bola fora” da organização da feira. Só havia conexão na sala de imprensa, fora do alcance da grande maioria. E R$25 reais por duas horas de conexão, ninguém se animou a pagar. A feira “on line” poderia ser um diferencial no sucesso internacional do evento. O transporte, feito por ônibus ou vans foi exelente, mas mal sinalizado, deixando muita gente sem saber onde era o ponto de encontro.
E para encerrar em grande estilo, a TBU (Travel Bloggers Unite) fez uma festa de arromba no novíssimo espaço para eventos do Novotel Morumbi. Já estávamos todos com saudades.
A próxima edição da WTM Latina America já está confirmada para os mesmos dias em São Paulo no ano que vem. Meu conselho: não perca! Foi muito bom!!!
Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Onze vezes três