Siena? Palio? Antes de viajar para a Itália, Siena e Palio eram apenas nomes de carro da Fiat (Fabbrica Italiana Automobili Torino), a fábrica de carros italiana com sede em Turin. Porém… há muita história nesses nomes.
SIENA é uma cidade localizada na Toscana-Itália, que tem suas origens com os Etruscos em 900-400 AC! Seu centro histórico é Patrimônio Histórico da Humanidade.
CONTRADA
É difícil explicar exatamente o que é uma Contrada. Seria uma espécie de bairro. A cidade está dividida em 17 contradas, cada qual com sua bandeira e hino.
Fonte: italy.explore.it
Porém uma Contrada significa muito mais. Em Siena você já nasce em uma delas, dependendo do seu endereço, ou então se casa com alguém que pertença a uma delas. Cada construção tem seu escudo, indicando a qual contrada ela pertence.
Na Idade Média, a cidade era dividia em distritos, para que pudessem dividir as tarefas militares, organizar as batalhas e guerrear com a as cidades vizinhas e principalmente com sua maior rival: Florença.
E assim como cada qual tem seu escudo e estandarte, cada uma tem um nome, como Águia, Dragão, Floresta, Ganso, Onda, Pantera, etc
Tradicionalmente cada contradada aglutinava uma profissão distinta. Por exemplo :
Águia – eram notários , Dragão – banqueiros, Onda – carpinteiros…
E em vez de deaparecerem com o tempo, elas se transformaram em grupos que fazem praticamente tudo juntos na vida social, obedecendo a essa organização. Casamentos, batizados, jantares, festas e celebrações religiosas …
O “meio” das ruas estreitíssimas é território neutro, isso porque cada contrada tem uma inimiga tradicional e mortal!! Essa rivalidade toma proporções inimagináveis durante “Il Palio”. Uma corrida de cavalos, que tem lugar na Piazza del Campo, duas vezes por ano, desde o século XIII!
2 de julho e 16 de agosto são as datas estabelecidas para o furdunço. Em pleno verão, quando as temperaturas podem chegar fácil a 45 graus. Nesta época a rivalidade toma conta da cidade. Até as mulheres que são casadas com homens de contradas diferentes das de sua origem, voltam para casa dos pais! E vale tudo para ganhar “Il Palio”. A corrida é ganha pelo cavalo que chegar primeiro, depois de dar três voltas na praça, mesmo que o jóquei “tenha sofrido” um pequeno acidente, ou seja, tenha sido derrubado!
Fonte>skitzone.com
Il Palio é então uma tradição secular, para homenagear “Madonna della Assunta” patrona de cidade. Uma corrida de cavalos onde participam dez das dezessete Contradas. A cidade inteira é mobilizada, turistas vem de todas as partes, e a praça central, Il Campo recebe milhares de pessoas!
Bem mais calma no dia em que conheci, Siena é mesmo um sonho. Uma cidade que guardou suas origens e se orgulha disso!
E assim nesse climão medieval, almoçamos em plena Piazza del Campo, rodeada por inúmeros restaurantes. E não! “não dilapidei a fortuna da família”, foi até bem em conta, considerando que não me contentei com apenas um copo do Chianti!
Pasta, muito queijo, tudo regado a muito Chianti! O vinho tinto clássico da Toscana. Entrei numa espécie de torpor! Vinho+cidade medieval+ um dia lindo! Preço? 15 euros
Passear por estas ruas, é mesmo um roteiro no tempo. Cada centímetro tem tanta história impregnada. E mais uma vez fiquei me perguntando e me respondendo ao mesmo tempo: a Idade Média, longe de ser um período obscuro, é fascinante!
A gente aprende na escola as características dessa época, mas ela (a Idade Média) é tão rica e diversa! Tão instigantemente diferente em cada lugar…
Ok, é verdade que eu tenho uma queda insana pela Idade Média, que ainda não consigo bem explicar porquê. Talvez pela imensa dificuldade da época e pelas construções absurdamente lindas que mesmo assim, conseguiram deixar para a eternidade… E que o homem “moderno” deixou chegar até nossos dias.
Não é que eu prefira loucamente cidades medievais. Na realidade o que eu adoro é “visitar” outras épocas. “Estudar” história, ao vivo e a cores.
E você? tem algum período da história preferido? Um lugar que está no topo da sua lista de desejos ou alguma cidade que ficou completamente tatuada na memória?
Mais posts sobre a Itália? Veja aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
Sou muito apaixonada pela Itália, porém dentre todas as belas cidades (que nunca fui, apenas li e estudei seus costumes) me apaixonei por Siena, e como uma apaixonada por Siena eu não poderia deixar de amar o Il Palio e sei que um dia terei a oportunidade de ver pessoalmente e me sentir pertencente a cidade que eu carinhosamente tenho como minha cidade.
Oi Larissa! Siena é uma cidade maravilhoso, viva e cheia de história e histórias. Fico na torcida para você realizar logo seu sonho de conhecê-la!
Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | San Gimignano – a cidade das torres a 56 km de Florença
Pingback: 46º Domingão de Twittadas | Itália | Diário de Mochileiro
Eu também gosto de história.
E as cidades medievais são minha paixão, uma que ficou na minha memória foi Ivoire na Suiça.
Bjs
Ivoire? Vou pesquisar… Obrigada pela dica!
Querida, eu simplesmente amo os seus relatos. São verdadeiras aulas de história. Engraçado, é que antes de ler o post completo, eu fiquei pensando como amo esse tipo de cenário… rústico e secular, e você relatou o mesmo encanto em seguida. rs
Eu acho que quando a gente tem esse “pé” na curiosidade histórica a gente aproveita tão melhor uma viagem como essas. A maravilha que é o mundo.
E essa massa está com cara de deliciosa. Vinho e pasta na itália… eita sonho bom! (;
Bjs!
Obrigada Aline!
Difícil escolher entre idade média e moderna para mim, são períodos que me fascinam muito. Devo ter vivido nessas épocas em vidas passadas.
Quando visito lugares como esse é como se tivesse voltado no tempo. É emocionante pisar no mesmo chão onde aconteceram coisas tão importantes. Super interessante esse costume do Il Palio e essa corrida de cavalos parece coisa de filme 🙂
Bjs