Eu tenho uma relação especial com a São Bento. Pouco depois de voltar do Porto para o Brasil, voltei ao Porto e fui morar em Águas Santas em Maia, uma cidade da região metroporlitana do Porto. Durante um mês eu peguei todos os dias o comboio (trem) no Apeadeiro de Palmilheiras para o centro do Porto. O que é uma apeadeiro? É assim… como se fossse uma parada, não chega a ser uma estação. Mas tem máquinas de auto-atendimento onde se pode comprar a o bilhete, letreiro que mostra quantos minutos faltam para o próximo comboio e um abrigo para esperar.
Em 15 minutos chegava à Estação São Bento, no centro histórico do Porto. E mesmo sendo um ritual diário, não conseguia simplesmente atravessar o átrio da estação. Cada dia observava um pedacinho dos maravilhosos painéis de azulejo.
Eu e um monte de turistas boquiabertos, câmeras em punho.
Sim, tenho carinho por esta estação… Talvez porque seja “libriana” como eu. Foi oficialmente inaugurada no dia 5 de outubro de 1916, Belle Époque… período que amo tanto. Talvez porque sempre que eu chegava, eu sabia que Jeronymo estava lá e haveria um café, sandes de salmão, uma nata (pastel de nata) ou dependendo do horário, uma sopa como só os portugueses sabem fazer. Jeronymo é a cafeteria da Estação São Bento. Um aconchego.
A estação parece maior por fora do que por dentro. Mas nela há tudo o que se precisa: informações ao turista, guichês para comprar bilhetes, máquinas de auto-atendimento que aceitam cartões e dinheiro, sala de espera, casa de câmbio, um quisoque para os apaixonados pelo Porto FC e os muito úteis guarda volumes.
Da Estação São Bento saem comboios para Aveiro, Braga, Guimarães e Caíde, passando por várias outras cidades no caminho. Os trens são confortáveis, pontuais e limpos.
A estação tem poucas plataformas e na frente de todas há um letreiro eletrônico informando o horário do próximo comboio e por quais estações ele tem paragens (paradas).
Se for só turistar, não há como não passar por ela e se sentir atraído a entrar. A fachada com ares franceses é linda. E como companhia, de um lado a Igreja de Santo Antonio dos Congregados e subindo um pouquinho fica a Sé do Porto de onde se tem uma vista super!
Hotéis testados e aprovados aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
Para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
Gostei bastante do seu texto e das suas fotos. Parabéns
Delicia de texto.
Nossa!
Sem palavras… deu até saudades.
Lindo texto, lindas fotos!
beijinhos