San Gimignano – a cidade das torres a 56 km de Florença

Depois dessa segunda viagem à Itália, fiquei completa e definitivamente apaixonada pelo país e pretendo voltar  e voltar…

Não leu os posts sobre a primeira viagem à Itália? Então clica aqui e aqui para ler sobre Veneza e Roma…

Continuando o passeio, chegamos a San Gimignano, uma pequena cidade medieval,  no alto de uma colina, que também preserva suas muralhas.  Durante a Idade Média e Renascença, era um ponto de parada e apoio aos peregrinos que faziam a Via Francígena (expliquei aqui), no caminho para Roma.  A cidade também é famosa, pelo seu vinho branco, o Vernaccia di San Gimignano, feito da uva vernaccia que cresce na região. Chegar à cidadela depois de passear por Siena, ainda mais depois de uma bela “pasta” regada a Chianti (o vinho tinto dessa região), exige persistência. A van nos deixa no estacionamento, do lado de fora da cidade, e é preciso subir uma pequena colina para adentrar o portal de entrada .

Mas mesmo antes de cruzar o portal, a recompensa vem em forma de visão! Depois da subida, a paisagem da Toscana descortina-se à sua frente ! A paisagem é linda!

Os vinhedos, o céu azul em diversos tons, chegando ao rosa de um quase fim de tarde…

É assim, a chegada a San Gimignano… E ao passar pelo portão, se deixe levar no tempo, numa viagem de volta, é claro!

Imagine-se numa colina de 334 metros, adentrando uma cidade fortificada, cuja origem é no período Helenístico (300-200 AC). Mas a vida como cidade mesmo começou no século X, e a arquitetura foi obviamente influenciada por Florença  (que fica só a 56 km), Pisa e Siena.

Na Idade Média,  famílias que enriqueceram com o comércio dos produtos agrícolas da região, mandaram erguer mais de 70 torres, como símbolo de riqueza e poder. A cidade ficou conhecida como San Gimignano delle Belle Torri. Somente 14 dessas torres chegaram aos nossos dias, mas ainda assim, caracterizam a  pequena cidade.

As torres de San Gimignano

Como chegar e o que ver em San Gimignano?

A cidade é pequena é dá tranquilamente para ver em algumas horas. É um passeio perfeito a partir de Florença ou Siena. Eu fiz o passeio Siena-San Gimignano, partindo de Florença, em um dia inteiro. E confesso que minhas pernas não respondiam mais às ordens do  meu cérebro , ao embarcar de volta à minivan! Aliás, essa era a sensação compartilhada por quase todos! Como se anda!!!

De trem: a cidade não tem estação de trem, então há que se fazer um baldeação. Trem para Poggibonsi, e na estação de trem dessa cidade pega-se um ônibus para S. Gimignano.

De ônibus: em Florença, temos que pegar um ônibus (6 euros)  na estação rodoviária, perto de Sta Maria Novella (estação de trem) e em Poggibonsi trocar de ônibus. Vindo de Siena, é a mesma coisa, mas o ônibus custa 5.20 euros.

A cidade cresceu em volta de duas praças:

Piazza della Cisterna

E a Piazza del Duomo, onde está a Collegiata Santa Maria Assunta

 Há também a Igreja de Sant´Agostino, a Porta San Giovani (portão ao sul), e você pode ainda fazer um pequeno tour de ônibus.

A cidade é bem mais turística que Siena, no sentido de ser menos “cidade” de verdade. Todas as lojas são voltadas para os visitantes. Há lojas que oferecem uma pequena degustação do vinho que vendem.

E o “gelatto” de San Gimigano é famosérrimo! E delicioso!!!

Minha humilde opinião: apesar das minhas viagens serem sempre  “lowcost”, valeu muito a pena pagar pelo tour guiado, epaparicado” a essas duas cidades. Anda-se muito, sobe-se mais ainda e se eu  tivesse que fazer todos os deslocamentos por conta própria, acho que teria desistido em Siena. Foram 57 euros muito bem investidos nesse passeio, e recomendo a Caftour, pois além do conforto, as guias nos deram uma verdadeira aula de história de costumes locais.  E antes de voltarmos à van de volta à Florença, esse plus! Um entardecer na Toscana!

 

Mais posts sobre a Itália?    Veja aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebookwww.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagraminstagram.com/celinamartins

 

11 comentários em “San Gimignano – a cidade das torres a 56 km de Florença

  1. Ola Celina,
    Estou planejando uma viagem a Florença, e tenho o seu blog como uma referência na organização e planejamento das atividades. Realmente muito explicativo e inspirador.

    Quero tirar uma duvida com você: esse passeio por Siena e Sam Gimignano, qual foi a empresa que organizou?
    Tenho pesquisado muitas empresas e passeios, e tem um que me chamou a atenção em especial: Siena e San Gimignano a tarde, com jantar, pela Florencetown. Mas custa 150 euros por pessoa, que nas condições atuais fica fora de cogitação.

    Poderias me ajudar?

    Muito obrigado e parabéns pelo blog!

    Matheus

      • Oi Mateus,
        Talvez seja o jantar que está encarecendo esse passeio. O meu custou 57 euros e valeu cada centavo. O almoço era opcional e pagoa à parte. Ou seja, daria para economizar fazendo um lanche, sem almoço sentado, vinho etc. No momento que o Brasil está, toda a economia durante a viagem tá valendo muito!
        Abços

  2. Gostei muito do seu blog e gostaria de perguntar uma coisa. Você fala que pegou um passeio Siena-San Gimignano-Chianti e eu, com base na tua experiência, pretendo fazer o mesmo quando for para Florença em setembro agora. So que fiquei com uma dúvida: nessa excursão há passeio pela região de Chianti ? Como é isso ? Desde já agradeço a tua resposta. Abraços

    • Oi Nazaré,
      Que bom que está gostando do blog. O passeio que eu fiz foi saindo de Florença, excursão com guia (em inglês) pela cidade de Siena, com almoço incluído. Florença e Siena estão na região de Chianti. Depois do almoço fomos para San Gimignano com horas livres para passear pela cidade. Depois voltamos para Florença. Gostei muito do passeio. É uma aula de história in loco. Boa viagem!

  3. Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Restrospectiva 2012

  4. Gostei muito dessa região. Cidades antigas me fascinam. E o tour realmente foi a melhor opção. Imagina andar e subir tanta ladeira, escadas!
    A Itália é realmente belíssima!
    Bjs

    • é linda demais, minha querida, mas sei que como meus roteiros puxam para onde estão os filhotes, os seus te levam para a América do Norte, né??? Assim é bom porque qdo eu for, já está tudo “mastigadinho” no Ginapsi!

  5. Amei, amei, amei! Que delícia poder descobrir esses cantinhos na Toscana! Agora fala a verdade, dá vontade de ficar por lá e não voltar nunca mais a realidade né? Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.