Na primeira vez que estive em Berlim não consegui conhecer Potsdam. Por isso separei um dia inteiro dessa vez, para conhecer essa cidade. Por que conhecer Potsdam? História! O palácio Sanssouci, o de Charlottenhof, a famosa ponte Glienick – (a ponte dos espiões). Além disso, Potsdam foi o local escolhido para a conferência entre Churchil (Inglaterra), Stalin (União Soviética), e Truman (Estados Unidos) para negociar os termos do fim da guerra, em agôsto de 1945.
Como ir de Berlim a Potsdam?
Não é a única mas é a mais prática. Na estação Friedrichstraße pegue a linha S7 na direção Potsdam. Se estiver mais perto da estação de Hackescher markt ou Alexander Platz, essa linha também passa por elas.
Antes de uma hora de viagem, chegamos a Potsdam.
A estação de trem de Potsdam parece um mini – shopping. Resistimos às lojas, mas não ao cheiro gostoso dos restaurantes. Aproveitamos para forrar o estômago. Depois, na própria estação, compramos os bilhetes para o ônibus trurístico que sai de meia em meia hora bem em frente à estação.
O ônibus turístico funciona como todos os outros. Ele para nos pontos turíticos, a gente pode descer, passear, fotografar, voltar ao ponto e esperar o próximo. Primeira parada? Exatamente na famosa ponte Glienick.
Eu não sei você, mas pisar num lugar histórico, ainda mais com uma vista dessas, é sempre um momento mega emocionante durante uma viagem. O passeio continua pelos bairros da cidade. São quilômetros de casas lindas, ruas tranquilas, jardins… Fiquei imaginando essa cidade, esse país tão lindo durante a guerra…
Mais para a frente o tão esperado Palácio de Sanssouci!
Ser rei deve ser bom mesmo! Olha isso!
Essa essa pequena morada era só para o rei da Prussia, Frederico o Grande, passar o verão. Ele queria cultivar ameixas, figos e uvas (essas últimas para fazer vinho, é claro!)
E dá uma olhada no palácio!
Daqui, pegamos o bus turístico e voltamos ao centro histórico. Potsdam tem um Portão de Brandemburgo para chamar de seu!
E em Branderburger Strasse acontecia uma alegre feirinha com gostosuras alemães.
Nessa rua também há vários restaurantes e lojas fofas. Controle na carteira viu? Se não ela simplesmente pula da sua bolsa e sozinha será capaz de comprar tudo o que vir pela frente.
Se fosse a viagem dos sonhos, sem data para terminar… sim, ficaria mais um dia em Potsdam e conheceria todos os pontos turísticos. Mas como eu pretendo voltar à Berlim, fica pra a próxima vez.
Mais pots sobre Berlim aqui.
Hotéis em Potsdam aqui.
Meu hotel querido em Berlim? Meininger Hotel Mitte
Não se esqueça do seguro saúde! Faz a cotação aqui
Pesquise, encontre e reserve seu hotel:
E para economizar tempo e dinheiro compre antes seus ingressos e fure as filas para as atrações:
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
Realmente, é lindo! Já está na minha lista. Que bom ver vc “viajando na viagem”!!!
Delicia! E grandes recordações!!!!
Aos poucos vamos revivendo todos os minutos da viagem!
Querida, que bom que voltou a escrever!
Sou simplesmente apaixonada pelos seus posts.
E que passeio lindo! que palácio!!! Quantas histórias pelo mundo para visitar…
Viajo com você a cada vez!!!
E que bom ter você de volta!