Eu sabia que ir a essa praça seria a “cereja do bolo”. Acho que há dois momentos perfeitos para se ir à Piazzale Michelangelo: assim que você chega à Florença, ou quando está indo embora. Se esse momento coincidir com um entardecer…
Viale Michelangelo, uma estrada arborizada, é o caminho para se chegar à praça, e já é uma pintura! Construída sobre uma colina ao sul do Rio Arno, Piazzale Micheangelo é como um enorme terrraço sobre a cidade de Florença. Foi desenhada por Giuseppe Poggi, durante a renovação pela qual passou Florença, enquanto era a capital da Itália. E a vista dessa praça seria o “resumo” visual de Florença. Uma visão inesquecível dessa cidade e de todos os seus detalhes.
Como chegar?
Bom, se você é todo(a) trabalhado(a) no” fitness “, pode ir a pé, atravessando o Rio Arno até sua margem sul e na Piazza Giuseppe Poggi, subir colina acima, via degraus ou estradinha ! Segundo me disseram, é um lindo passeio, o que eu não duvido.
Mas sendo meu último dia na cidade, minha quota de “andarilha viajante” já estava quase se esgotando, e preferi um bom ônibus, desses comuns, que a gente pega bem na Estação de Trem Sta Maria Novella: 12, 13 e 38, são os ônibus que passam pela praça.
Na ida, o ônibus para em frente e é só atravessar a estrada e na volta, o ônibus para bem no meio da praça, em frente à réplica de David. Assim… como se fosse absolutamente corriqueiro esperar um ônibus em frente ao David!
Mas quando a gente se aproxima e dá com os olhos em… Florença, assim, como se fosse uma pintura… A emoção toma conta da gente!
O maior e mais importante objetivo dessa praça é mesmo ser um ponto de observação. Se fosse em Lisboa, certamente seria um Miradouro! Aqui, a gente fica brincando de identificar onde já esteve, por onde já andou, as pontes que atravessou, enquanto o céu vai mudando de cor. Posso falar? É liiiiiiindo!!
A sequência de pontes refletidas nas águas do Rio Arno, a Galeria degli Ufizzi…
A torre do Palazzo Vecchio, o Campanário e a Cúpula vermelha do Duomo de Firenze… e séculos desfilam na sua frente! A praça é feita de ver e enxergar o que os olhos e sua imaginação consguirem unir na mesma paisagem!
Na praça a gente ainda encontra barracas que vendem todo o tipo de lembranças e outras que vendem petiscos e bebidas. E eu não resisti e comemorei esse momento:
Um delicioso vinho ao entardecer na Piazzale Michelangelo, para fechar com chave de ouro minha visita à Florença. No dia seguinte eu iria para Pisa. Esse momento foi daqueles que a gente guarda em uma caixa de jóias imaginária. Um sorriso sempre acompanha essa lembrança. E você, querido leitor? Tem algum momento especial, assim super inesquecível?
Boa tarde.
O ticket do onibus é adquirido no próprio ponto?
Ele vale por apenas uma “viagem ” ou por alguns minutos?
Para subir pego o 12 e para descer o 13 (ponto de referência Porta Romana)?
Desde já agradeço.
Florença é uma cidade linda. Talvez a minha preferida de Itália 🙂 – Obrigado por me fazer recordar 😀
Pingback: 46º Domingão de Twittadas | Itália | Diário de Mochileiro
Postagem maravilhosa!!
Não vejo a hora de estar lá para conferir tudo isso bem de pertinho, e com a sua ajuda será ainda melhor. Imagina só, chegarei em Florença já sabendo qual ônibus tomar para chegar até a Piazzale Michelangelo.
Muito obrigada Cel.
Abraços,
Dilti
De nada,Dilti, seja sempre bem vinda! Sei muito bem como é essa fase de planejamento e qualquer ajuda é sempre bem vinda!
abço!
Quero muuuito ir à Itália e vou me organizar prá que seja meu próximo destino na Europa, mas fico triste quando encontro pessoas que se decepcionaram com o tratamento dispensado aos turistas/viajantes pelos italianos.
Querida, já está de volta? conta tudo, como foi???
Olha, eu não tenho nenhuma reclamação do tratamentos dos italianos, e adorei cada segundo que estive na Itália. Mas acho que um sorriso sempre recebe outro de volta, e como que viajo estou com um sorriso…
Cel, tenho alguns momentos inesquecíveis guardadinhos em minha caixinha de recordaçōes de viagens. De vez quando uma recordação pula fora da caixinha!
Bjs
quero saber desses momentos querida!
PERFEITA essa vista, as cores, a cidade! Preciso ir na Itália correndo! Mas enquanto isso não acontece vou explorando a América do Norte. rsrsrs
Querida,
Chorei de emoção ao me lembrar da tarde em que estive nessa praça… eu fui a pé. Florença é tão linda que eu me senti anestesiada o tempo todo. Anestesiada, extasiada? Nem sei… você tem razão… 30 dias seria ótimo!… e com direito a voltar 🙂
As fotos estão lindas, o texto, impecável!
Obrigada pelos momentos lindos que você nos oferece com suas postagens!
beijinhos
Que bom querida, que te fez lembrar um momento tão especial, fico feliz à beça!
Que linda vista de Florença! Um colírio para os olhos! Séculos de história à nossa frente.Só nos resta contemplar!
Momentos inesquecíveis? Muitos, que guardarei para sempre na lembrança: Alpes Suíços, Paris, Toronto vista da CN Tower, meu querido Portugal e em breve, um giro no paralelo mais distante do Equador que um dia eu poderia sonhar! Mas isso eu conto depois.
Bjs
Vou ficar esperando? Quem sabe um post convidado?
Meu sonho de consumo que ainda irei realizar: 30 dias inteirinhos na Itália!
depois dessa viagem, passou a ser o meu também, Candida!