Acordar em Roma, é assim… quase um susto! Roberta, a gerente/recepcionista do nosso B&B, bateu na porta, e num inglês macarrônico, nos perguntou se queríamos café ou capucino.- Good morrrrrrning!
Engolimos o capuccino. Tínhamos um compromisso: os museus do Vaticano. O dia estava de um azul alucinante! E eu estava realmente em Roma!!!
Compramos nossos tickets numa banca de jornais na Estação de Termini, e pegamos a linha de ônibus 40 que deixa a gente na Praça são Pedro.
Tendo a estação de Termini como ponto de referência, fica muito fácil se locomover de ônibus, que eu adoro. A gente “entra” no quotidiano da cidade e vai vendo o percurso e se localizando. De repente, lá estava ela: A Basílica de São Pedro.
Vaticano
Anos e anos, vendo pela televisão, lendo nos livros, e agora, meus olhos a encontraram ao vivo e a cores.
Basílica de São Pedro e Piazza de San Pedro
Piazza San Pietro Fonte: Guias de Roma e Vaticano
Piazza San Pietro Fonte: Guias de Roma e Vaticano
Para chegar ao Museu do Vaticano, chegando à Piazza San Pietro, temos que contornar as muralhas do Vaticano.
Confesso que eu estava um pouco tensa. Depois de ler em mil sites que as filas para visitar os Museus do Vaticano eram sempre absurdas, comprei os ingressos com antecedência pela internet, no Ticketitaly, por 25 euros cada. Levou um tempinho para que me retornassem o link para imprimir os vouchers, e nesse intervalo, acabei lendo algumas críticas ao site também.
Muralhas do Vaticano.
Daí a gente pensa que é nesse portão, protegido por guardas. Não, ainda não.
E ainda tensa, encontramos duas filas. Uma enoooooorme e a outra, bem, a outra bem menor, justamente para quem tinha comprado ingresso pela internet com antecencência. Mostrei os vouchers e tcharam! Direto ao guichê para trocar pelos ingressos. Em minutos, adentramos o recinto. Então, recomendo muito comprar pela internet, mesmo tendo que pagar a mais. O ingresso in loco, custa mais barato, mas não ter que esperar na fila, num frio de rachar, com vento gelado não tem preço!
Com os ingressos na mão, temos que passar pela segurança, igualzinho à dos aeroportos. Tem que tirar casaco, bota, cachacol, e colocar tudo em bandejas junto com a bolsa e tudo que for eletrônico.
Uma vez lá dentro, fomos direto para o jardim, melhor dizendo o Pátio de la Pina.
Onde há um enorme globo : “Esfera na esfera” de Arnaldo Pomodoro (1990).
Esfera con Esfera Vaticano Pátio de la Pina
Logo em seguida, já dentro do Museu, são corredores e corredores, repletos de obras de arte de todos os séculos.
É muita, muita informação. Para uma visita detalhada, dessas que a gente lê cada etiqueta, e admira cada detalhe, acho que menos de três horas é impossível.
São tantos museus (sim, cada enorme galeria é um museu em si) e detalhes, por todos os lados e em tantas dimensões… Depois desse acervo, chega-se à Capela Sistina, onde pedem encarecidamente e insistentemente para não tirarmos fotos.
Chegamos ao ponto culminante da visita! A Capela Sistina.
Uma vez dentro da Capela Sistina, o mais difícil é conseguir distinguir a capela da multidão. E embora o teto seja o “ponto” mais famoso, pelo monumental afresco de Michelangelo, confesso que tive dificuldade em achar a imagem que povoou minha mente durante anos.
Teto da Capela Sistina fonte: Wilkipédia
Só algum tempo depois que o olhar se acostuma com tantas formas e cores, é que consegui encontrar …
A Criação de Adão ( no meio da abóboda). É realmente um tesouro da arte da humanidade. Se a gente fica com torcicolo, só de olhar e admirar, imagine, realizar esta obra. É dificil acreditar que um só homem conseguiu.
Pena que seja uma pouco corrido. É muita gente! E ninguém respeita o silêncio além de flashes que estouram em sequência. Há Turistas e turistas, né?
Então a visita está quase no fim.
Na realidade, saímos por onde seria a entrada principal. Uma escada em caracol, com degraus quase imperceptíveis, ladeadas por esculturas de Michelangelo e Rafael.
Ainda boquiabertas, partimos em direção ao Castel de Sant´Angelo.
Vaticano_Saída
Piazza San Pietro
Castel de Sant´Angelo
A vista para o Rio Tibre e suas pontes é desconcertante. Pronto! Já estava completa e irremediavelmente apaixonada por Roma e nem bem tínhamos começado o primeiro dia!
Ponte dos Anjos
Rio Tevere_Roma
Demos um até logo à Basílica, que deixamos para conhecer no domingo, quando fôssemos à Benção do Papa. Afinal, desde criancinha eu escuto que se for à Roma, tem que ver o Papa… E comer macarrão:).
Piazza San Pietro
Ainda tinha muito dia pela frente… Conto mais nos próximos posts. Roma não se fez em um dia. E nem se conta em um post.
Excelente post! Parabéns pelas belas fotos 🙂
Obrigada Pedro! Seja bem vindo!
Concordo com nossas webamigas, o jeitinho de contar suas aventuras por esse mundo e todas as dicas que transmite, sem falarmos nas lindíssimas fotos, fazem com que sejamos frequentadoras de carteirinha do Mala de Rodinha (até o nome tem tudo a ver…). Felicidades Cel, que esse blog continue aproximando as distâncias (em todos os sentidos). Que tenhamos todas, “Boa(s) Viagem(ns)” !
Querida, super obrigada. Pela webamizade, pela companhia, por tudo! Adoro ter você e Livi sempre por aqui. bjs
Que delícia começar meu passeio por Roma nesse post!
Imagino o impacto de ver ao vivo a Capela Sistina.
Lendo o post, me lembrei das aulas de história da arte na faculdade, e deu uma vontade danada de ir conhecer Roma. Como sempre, querida, você me encanta apresentando o mundo que eu ainda não conheço….
Mil beijos, Clarrrrrrice
Obrigada minha linda! Você vai adorar Roma! E se de alguma forma eu posso “apresentar” essas cidades para você, eu já fico feliz!
MINHA NOSSA, DE TANTOS E TANTOS SITES E BLOGS QUE LI SOBRE A EUROPA (IREI 1ª VEZ PRÓX. SEMANA) TENHO DE PARABENIZA-LA POR FUGIR DAS “MESMISSES” E FOTOS OBVIAS… PARABÉNS!
Obrigada Iris, e seja bem vinda! Desejo uma viagem maravilhosa para você. Qualquer dúvida estou por aqui!
Imagine, Cel…o prazer é todo meu de estar sempre por aqui usufruindo de suas experiências e vivências de viagens, que só me acrescentam!
Cel, estou adorando Roma pelas suas “lentes”!
Ainda bem, Eliana, pois vem muito post por aí, cheinhos de fotos, muitas fotos! Obrigada sempre pela sua visita!
Obrigada mais uma vez.
De nada. Vem mais dicas por aí!
Também amo seu blog. Parabéns. Gostaria de aproveitar a oportunidade para esclarecer duas dúvidas, se possível. Primeira: quanto tempo vcs levaram para chegar da Termini ao Vaticano (pretendo ir cedo, por volta da 8h e será uma sexta-feira, pois quero comprar as entradas para às 9h ou 9h30)? Segundo: também vou comprar os ingressos pelo site, pois estarei em Roma em agosto (16 a 20/8) e dizem que por ser férias e verão, está sempre mais cheio do que já é normalmente. Fiquei com dúvida, pois quando simulei a compra para os museus do vaticano e a capela sistina, o valor informado foi 19 euros por pessoa (15 euros do ingresso e 4 euros pela compra antecipada), mas vc comentou ter pagado 25 euros. Não sei se estou escolhendo a opção errada ou se a opção de vcs incluia mais coisas. Agradeço desde já a atenção. Bjs.
Obrigada Rosana,
Bom, de Termini ao Vaticano, não demora muito não, no máximo meia hora, 40 minutos. No site oficial do Vaticano é mais barato mesmo. Mas como não tinham mais para a data em eu estaria em Roma “apelei ” pro primeiro que apareceu com vaga para a manhã do dia em que eu queria. E lógico que eles cobram por isso. Então minha dica é garanta logo seus ingressos, pois segundo dizem , o verão “bomba” mesmo. Dê lembranças à Roma por mim! Deixei algumas coisas para ver e fazer na próxima vez, pois Roma fica na gente igual a Paris! qualquer outra dúvida é só perguntar! bjs
Que fantástico este post!!! Daqui a exatos três meses, vou fazer tudo o que você fez aí em cima! Partindo da termini e peganoo o ônibus que você me ensinou a pegar em suas informações valiosas! O que mais posso dizer: obrigada!
Então desejo uma viagem maravilhosa! Roma é tudo de bom! Curta muito!
Oi!! Lindas as fotos…
Outubro estarei lá…
Se Deus quiser!!!!
Abraços!!
Ainda vem muito mais pela frente! bjs!
Querida! Que maravilha! Eu não fui ao Castel de Sant”Angelo… mas uma coisa me surpreendeu: qundo eu fui, não tinha essa fila toda e foi muito fácil entrar, visitar o museu, a Capela Sistina (com direito e tirar fotos, desde que não se usasse flash… e não consigo me esquecer daquela escada em caracol.
Ler você é conhecer sempre o novo, mesmo que já tenhamos estado lá!
Incrível! Aguardo o próximo ansiosa.
beijinhos
Este seu blog é MARAVILHOSO!! Já disse outras vezes e contniuo dizendo. Vc proporciona a muitas pessoas o prazer delicioso de viajar (com vc). MARAVILHA voltar a Roma com vcs.
beijocas da prima pat