Há mais ou menos uns vinte anos, uma amigo meu disse que os computadores e a internet eram uma estratégia de ETS. Na teoria dele, os extraterrestres (que já estavam – disfarçados – entre nós) introduziram a coisa toda em nosso mundo, e quando absolutamente tudo em nosso planeta estivesse completamente dependente da engrenagem, “eles” iriam nos dar um ultimato : ou entregaríamos todas as nossas riquezas naturais, tipo a água, o ar, a vegetação, tudinho mesmo, ou eles tiravam os computadores e a internet de nós.
Nessa época (da teoria do meu amigo), eu mal tinha mexido num computador! Ainda achava que era coisa para os meus filhos. Mas pouco tempo depois que minha prima deu o primeiro computador de presente para as crianças, e fiz um plano de internet (daquela por telefone, que fazia zoin, zoin quando conectava) eu comecei a gostar da coisa. E cada vez mais concordo com a teoria maluca do meu amigo. Você conseguiria ficar sem internet? E sem celular? E sem os dois juntos? Hoje em dia, acho que é o Google, o representante mais fiel dos ETS. O Google sabe absolutamente tudo! Com quem eu falo, onde estou, para onde vou, o que eu pesquiso, o que escrevo, meus lugares (marcados com uma estrela nos Google Maps), enfim… A mais perfeita escravidão!
Eu sucumbi total! Eu sou completamente viciada em internet. Mas na última viagem, meu (ainda) celular que tinha acesso a internet pifou e passei os três meses na Europa, com um celular que até tentava, mas demorava tanto a baixar a página que a desistência era mais rápida. De lá para cá, conheci um smartfone, com tudo que tem direito e caí no mundo dos aplicativos. Além da internet, de ler emails em qualquer lugar, fiquei viciada no Adroid. Mas no quê um smartphone e/ou tablet pode te ajudar numa viagem, (além de ligar para alguém)?
Praticamente em tudo!
Além é lógico, de um acesso rápido à internet, o que pode resolver várias dúvidas durante uma viagem, os aplicativos são mesmo uma mão na roda. De mapas a guias de cidades, meios de transporte, reserva de hotéis, etc. Dá para resolver quase tudo como se fosse seu próprio netbook, só que pesando bem menos na bolsa.
E ainda tem a facilidade de comunicação! Eu e minha filhota (que já está em Londres), nos falamos o tempo todo! Conversamos pelo GTalk enquanto ela está no ônibus, ou ela vê algo, fotografa e me manda na hora por email, ou conversamos pelo Skype sem gastar nadinha! Não posso mais viver sem o bichinho! Mas como meu caso de dependência é grave, e a presbiopia é séria, adquiri também um tablet que nada mais é do que um celular gigante, ótimo para ver os mapas e editar o blog.
*todos os aplicativos estão no Android Market (vem instalado na maioria dos aparelhos com android) ou no https://market.android.com/
Então aí vai minha listinha de aplicativos:
Mapas
1) Google Maps : nos meus “gadjets”, já veio instalado, é igual ao do computador, com Street View, cálculo de trajetos e distâncias, com o adicional de ser “achado” pelo GPS, o que facilita quando a gente está perdido e/ou não sabe se vai para o norte ou para o sul (o que é sempre o meu caso). Digite para onde quer ir, clique em como chegar (a pé ou de carro), vai aparecer o trajeto. Daí, a tela vai te mostrar a direção e o caminho.
2)Map Droid: a vantagem desse aplicativo, é que os mapas “ficam” no aparelho, e não precisa de conexão com a internet. É só fazer o download das regiões que você quer e quando precisar, tá lá.
3) What s Around Me: também do Google, o aplicativo te “acha” e mostra fotos de pontos de interesse, perto de onde você está.
4)Layar: é a famosa realidade aumentada e sinceramente, só usando para entender. O aplicativo usa a câmera do aparelho, e pela localização, ele te mostra o que há por ali, de acordo com as camadas que você escolheu, tipo arquitetura, restaurantes, cafés, monunentos, cinemas…
Reserva de hotéis:
1) Booking.com: Se você reservou pelo site, pode importar todas as suas reservas no aplicativo. Se chegou na cidade e não tem reserva, o aplicativo também te encontra pelo GPS e mostra os hotéis disponíveis à sua volta. Ou então procure como sempre o hotel por faixa de preço, popularidade etc.
2)Booking PRO : é quase a mesma coisa mas junta quase todos os sites de procura e reserva de hotéis num único aplicativo.
3)Hotéis Baratos em todo Mundo: mais de 240 mil hotéis em todo o planeta e em vários idiomas.
4) TripAdvisor: É sempre bom chegar as opiniões sobre os hotéis…
Cominicação:
Há vários aplicativos mas o mais fácil ainda é o:
1) Skype: funciona super bem, tanto no Samsung (celular), quanto no Galaxy Tab. É só achar um hotspot , onde há uma rede sem fio (que também tem aplicativo para achar) e ligar (para quem tem Skype é de graça se não, é só comprar créditos como num celular pré-pago e ligar para o número da pessoa).
2)WhatsApp: funciona com mensagens de texto, mas usa a internet e não a linha do telefone. A pessoa para quem você vai mandar a msg deve ter o app também, e o SMS sai de graça.
Internet
1)Wi-fi finder: além de achar redes sem fio por perto,
dá para fazer o download de um banco de dados do lugar para onde você vai, e aí dá para saber onde encontrar redes sem fio grátis e pagas, mesmo sem conexão.
Transportes – É o paraiso!
1) RATP: Todo o transporte público de Paris na palma da sua mão. Mapa do metrô, das linhas de ônibus, além do sistema de busca: é só colocar de onde para onde, ônibus ou metrô e o aplicativo te diz a linha, e o tempo do percurso, onde pegar o transporte. O app também “te encontra” e te mostra as possibilidades perto de você.
2) SNCF: aplicativo da cia ferroviária francesa que mostra as estações de trem próximas, e o horário dos trens.
3) London: além do mapa de Londres, tem o TFL (Transport for London) , ” Plan a journey” (igual ao de Paris, é só digitar de onde para onde), horário dos ônibus e trens, mapa do metrô, principais manchetes dos jornais, e previsão do tempo.
4) Heathrow: para comprar rapidinho o bilhete do Heathrow Express, o trem rápido de Heathrow ao centro de Londres.
5) Bus Mapper London: acha os pontos de ônibus perto de sua localização, e mostra as linhas disponíveis para onde você quer ir.
6 London Bus Stop Maps: esse é show! também te “acha” e mostra os pontos de ônibus perto de você, de onde para onde, além do download das linhas que você escolher e que são acessíveis offline.
7) London Live Bus Stop: parecido com os dois últimos, mas ainda diz quanto tempo falta para o próximo ônibus chegar.
(obviamente isso seria impossível no Rio!)
7) Eurostar: é possivel comprar bilhetes do trem de alta velocidade que liga Londres a Paris, Lille, Cologne e Amsterdam .
Guias
Muitos! Eu baixei o de Londres, Paris à pied, Edinburgh … alguns são guias para conhecer a cidade a pé, outros descrevem os pontos de interesse. Wilkitravel é um dos bons, pois te dá informações sobre o que você está vendo. Adoro!
Time Out: também conforme a sua localização em Londres, mostra restaurantes, cinemas, bares e pubs perto de onde você está ou quer ir.
World Mate: essa app é ótima. a gente pode guardar todos os detalhes da viagem. Horários dos vôos, as reservas dos hotéis, os transportes, os endereços e telefones, e ter tudo organizado cronologicamente num único lugar.
WordPress: para quem além de viajante é blogueiro, tem esse aplicativo, onde se pode além de editar o blog, ver as visitas, estatísticas, comentários.
Agora me diz: dá para viver sem isso? A próxima pergunta é: como ter internet no smartfone ou no tablet na Europa? Além dos hotéis, bares, cafés e restaurantes que tenham WIFI, é bom ter um chip.
Se você for ficar mais de uma semana em um mesmo país ou cidade, é bom comprar um chip (pré-pago) de uma das operadoras locais. Com um pouco de pesquisa, a gente já chega sabendo qual é a melhor. Mas se for zanzar por vários países, o melhor é comprar um MaxRoam. Já falei dele aqui. É um chip pré-pago de roaming internacional lowcost, que “pega” em todos os países da Europa e a gente pode carregar com um plano de dados e de voz.
Concluindo, acho que vale muito o investimento. Rádio, televisão, gravador, câmera fotográfica, mapas, todos esses aplicativos e mais zilhões a sua escolha, e ainda poder fazer ligações e se comunicar baratinho com quem ficou ou está por lá, tudo junto, em um aparelho na palma da mão… Fantástico, né? Só um detalhe, ainda não inventaram uma bateria que dê conta disso tudo! Um dia inteiro já é muito. Nem tudo é perfeito, né? Mas, tudo isso é para ajudar! Não é para passar a viagem inteira olhando para o aparelho, porquê o mais importante é a viagem! O “ao vivo e a cores” e todas as emoçôes de estar finalmente alí, naquele lugar que um dia, você teve vontade de conhecer. Afinal como disse Fernando Pessoa : sentir é estar distraído!
Até!
PS: O convite do post anterior continua! Passou por aqui? Seja bem vindo! Deixe um olá!
Olá Celina !
Que bom conhecer seu blog!
Estou preparando uma viagem de 10 dias por Paris (4 noites) 2 em Veneza e 3 em Roma.
Viagem de segunda lua de mel. Nossa primeira vez na Europa!
Tenho dúvidas mil!
Levarei o meu iphone e o meu ipad, tenho que baixar os aplicativos nos 2? Vc ainda usa o Whats around me? Fico em dúvida pois qdo entro no meu App Store são mais de uma opção e não encontrei o qual vc disse que era do Google.
Por fvr me ajude.
Parabéns pelo seu blog!
Olá Cintia,
Obrigada! O que eu mais quero com o blog é inspirar e tentar ajudar nesse momento antes da viagem. Qto aos aplicativos, a toda hora surge um novo, então é sempre bom experimentar os mais modernos. O site da http://www.lebara.fr/ tem em inglês também, então é fácil ativar o chip, assim que chegar no hotel usando a wifi. Já que vc vai ficar 5 dias na Itália é melhor comprar um chip local com internet. Eu comprei o da Tim, e em ajudou muito na minha viagem pela Itália, de lá pra cá, o Google Maps melhorou muito e o What’s around me está integrado. Ou seja, ao detectar sua posição, já aparecem opções de lugares turísticos à sua volta. Não vale muito a pena tentar o rooming de um país para outro. Sai mais barato e é mais confiável, comprar um chip local mesmo.
Abços e obrigada mais uma vez!
Cara Celina, este post arrasou. Vejo que você é uma senhora requintada, e me sinto muito feliz em ver que o seu hobbie é viajar, o meu também. Vou para Londres em julho, eu , minha esposa e minha filha de 22 anos (que vai fazer sua primeira viagem internacional) e naturalmente estou muito ansioso, mas os seus posts ajudam a tranquilizar qualquer viajante. Em outro post foi falou sobre viajar sem falar o idioma local, já tive esta experiencia duas vezes, na Itália e no Chile, mas agora vou com minha filha filha que fala bem o inglês e eu mesmo estou usando toda a tecnologia possível ( e um pouco de inglês também ) para aproveitar o máximo. Suas dicas são preciosas para os marinheiros de 1º, 2º ou 3º viajem. Parabéns e muita saúde para que você continue viajando e ajudando a quem quer viajar. Abraços, meu e de minha família.
Obrigada Sergio,
que bom que ajudou! Você não imagina como esse retorno me faz feliz!
Abraços em você e em sua família! Boa viagem!
Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | Tecnologia, não viaje sem ela!
Oi, Cel
Nao resisti, depois dessa sua aula de sansumg hj me dei de presente de natal antecipado o bichinho..lindo demais e agora vou começar a baixar esses aplicativos para minha proxima viagem que será para o Mexico em fevereiro.
Um abraço
Paula
Eu estava resistindo a comprar o Sansumg mas com todo essse comercial..rs..vou acabar sucumbindo. Sempre viajo levando meu notebbok e fico somente em hoteis que tem wireless disponivel. Minha duvida é: como descarregar as fotos quando estamos viajando usando o tablet?
Celina, cheguei a ficar estupefata com a sua versatilidade. Eu acho que até me arriscaria a comprar um, se você me desseuma aula ao vivo (não via smart) de como usar. Topa? (sorriso)
Claro que topo. Mas vai ter que ficar para a volta… Por agora, só por correspondência!
Tinha comentado com meu filho, hj, ao levá-lo p/ o aeroporto, que achava que precisava de algo mais portátil e ele tinha sugerido um tablet. Qdo cheguei em casa, a minha surpresa – o seu post esclarecedor!!! Obg pelas suas dicas! Bjs!
Que bom, Luzia! Fico mesmo feliz! Só para vc saber, estou agora mesmo respondendo do tablet. O meu, eu acho perfeito, pois parece uma agenda e com a capa fica bem discreto.
olá….. rs……eu também estou apaixonada por smartphone, já baixei muitos aplicativos e continuo baixando, mas agora eu experimento no momento que baixou, se eu não gostar deleto, sem dó nem piedade… rss…. estava com muito porcaria no cel……… ô vício!!…………
Oi Vanessa, também baixei tudo quanto foi app logo que o bichinho chegou, mas agora estou mais seletiva. Até os espertofones dizem quando a gente tem que escolher, hehehe!
É isso aí Cel, introduzi meu netbook no trabalho e, Xô caderno!! Tudo lá organizado no HD externo de 1 tera, de quebra pen-drives (as fotos ficam lá esperando a edição no blog). Tecnologia ajuda bastante!
A próxima aquisição será um tablet, pra tudo mais tem Mastercard!!! kkkkkk
Grata Steve Jobs, ETs… minhas viagens nunca mais serão as mesmas! rsrsrs
Amei esse post!!!
Bjs
Que bom Gina! Somos viajantes “mudernas, cunetctadas e internáuticas” . E super aconselho um tablet para viagens! Tá sempre à mão e fácil de pesquisar. bjs
Ótimo post Cel!!! O chefe dos ETs, e que não estava disfarçado, era os Steve Jobs…rs!!! Tô ensaiando prá entrar nesse mundo de “Ips” e aplicativos, já que quero me tornar uma viajante independente. E já percebi que não tem como fugir dessa outra “dependência” internética e afins. Mas, essa outra “dependência”, acaba por tornar tudo muito mais interessante já que procurando e pesquisando, logicamente aprendemos muito mais a respeito dos lugares que está visitando, não é? Bjs
Eliana querida,
Também acho que o Steve Jobs era um ET, hahaha! Ele realmente mudou o mundo! E com a internet a gente pode montar uma viagem de volta ao mundo! Na hora do perrengue o smartphone pode ajudar muuuuuto!. Super aconselho!
Vixe já estou completamente dominada pelos ETs rsrsrsrs, faço tudinho que eles quiserem para não perder minha conectividade. O meu burrophone já foi para as cucuias e agora estou iphonizada! Não consigo mais viver sem ele hahahaha. Bjs
Oi Livi, fiquei muito na dúvida entre o Iphone e o Samsung, mas acabei no último por já estar “familiarizada” com o Android e por causa da televisãozinha, que às x quebra um galho numa fila de espera.