Este fim de semana, estivemos em êxtase. De Londres a Montpellier, pela Easyjet, foram menos de duas horas e considerando o fuso, que é + 1 hora, estávamos no sul da França, logo no início da tarde de sexta-feira.
Tenho a honra e a sorte de ser prima de Maria Cristina Haize. E visitar o site de Cristina é a melhor maneira de apresentá-la. O casal Daniel (diplomata e agora Doutor em Ciências Políticas e Cristina (artista plástica) rodou o mundo e os dois escolheram Montpellier para morar. E para nós, visitá-los, foi ao mesmo tempo, matar as saudades e uma experiência cultural e gastronômica!
E não é difcil entender porquê eles escolheram esse lugar. Montpellier ( e toda a região) não é uma cidade, é um sonho!
As primeiras menções sobre a cidade datam de 985 D.C. e falam sobre uma ocupação rural. Dois séculos mais tarde já é uma das cidades mais poderosas e ricas da costa de Languedoc, no sul da França.
Com essa história, não é difícil imaginar que a cidade exiba hoje, a arquitetura medieval, edifícios dos séculos que se seguiram e um crescimento espantoso que se reflete na nova Montpellier.
O centro histórico de Montpellier é simplesmente lindo.
L´Écusson ( a região em amarelo, em formato de escudo) é ao mesmo tempo uma viagem no tempo e um recreio! Região animadíssima, onde não há trafego de carros, e no sábado, todos se encontram por aqui.
Na praça central, la Place de la Comédie, ou nas ruinhas estreitas, pessoas transitam entre lojas e cafés ao ar livre, e o timing completamente diverso das grandes cidades, nos leva a absorver e respirar aquele momento. Em Montpellier, ninguém tem pressa.
Praça atrás da Église de Saint Roch
E é assim, andando calmamente a pé pela cidade que a gente vai se surpreendendo.
Cathédrale Saint Pierre
Arcos Butantes (Catedral de Saint Pierre)
A catedral da cidade é simplesmente impressionante e mais parece uma fortaleza, com essas duas torres imponentes. Seu prologamento é a famosa faculdade de Medicina de Montpellier.
Faculdade de Medicina de Montpellier.
E numa simples volta por L´Écusson, a gente se sente e passeia em muitos séculos. Encontramos ainda um carnaval, bem na Place de la Comédie.
Montpellier!!! Adorei conhecer essa cidade!
Tem mais um pouco de Montpellier aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
Querida,
Eu fico fora da internet uns dias por conta da operadora e, quando volto, tem um três postagens para ver! Nossa…
Que cidade é essa! Me deu uma vontade imensa de conhecer!
E vamos combinar que suas fotos pegam o espírito da coisa!
Parabéns!
beijos
Obirgada querida, É que eu tenho mesmo que aproveitar tudo de lindo que tenho à minha volta. saber e registrar quando a gente está feliz é tudo!!!! bjinhos
Oi Eliana,
Acho que não! E é tudo bem mais low profile que Paris. Vale a pena dar uma olhada, pois a Easyjet voa para lá e o aeroporto é pertinho da cidade. Vale muito a pena!
Cel…que lugar maravilhoso! Será que a hospedagem por lá é tão caro quanto em Paris?
Absurdamente maravilhoso!
Gente, me vi andando nesse lugar, cheguei a ficar arrepiada. Com certeza Livi vivemos em outra época numa cidade da Idade Média. Por isso fiquei apaixonada por Évora.
Cel aproveite bastante e conte tudo sobre esse lugar. Estou ligada no “Mala”.
Bjão
Gina é indescritível!!!! Tem muito mais! eu acho mesmo que fomos amigas na Idade Média, então! bjs
Lindo, lindo, lindo! quero ir já! e os jardins que você mostrou no outro post também!
Choquei! Olha eu venho no seu blog todos os dias. Sei que não tenho comentado sempre mas sou fiel. Qdo não tem post novo, eu leio algum antigo e adoro. Mas essa cidade é uma coisa saida de filme ou desses programa tipo Globo repórter! Lindo! Aproveite por nós!
Eu também, Livi, eu também! Meu coração chega a mudar de ritmo quando estou num lugar/cidade medieval. E ainda tem o top do medieval que eu conto depois!
bjs
Que surpresa maravilhosa, Celina!!!! França de nouveau!!!! Aproveite!!
bisous!!
A-M-E-I!!!!! Que lugar encantador, essa atmosfera medieval me atrai muito. Com certeza vivi num lugar assim em alguma outra vida. Conta mais, conta mais!!! Bjs