Desde sábado passado, venho acompanhando estarrecida, a violência que tomou conta de Londres e acabou se espalhando para outras cidades do Reino Unido. Quem acompanha o blog, sabe que meu filho mora, estuda e trabalha em Londres. E que vou para Londres todos os anos, uma cidade que eu amo e onde sempre me sinto absolutamente segura. E feliz. Além disso, sempre achei “graça” dos jornais que, na falta de notícias, estampavam nas manchetes que um homem tinha sido esfaqueado em brigas de gang, e uma ciclista atropelada no trânsito. Eram essas as noitícias, digamos, mais fortes.
A princípio, um acontecimento isolado, bem ao norte de Londres, cujo pretenso estopim, foi a morte de Marc Duggan, durante uma ação policial. Mas o que seria um “protesto”, tomou um rumo completamente diverso, se desdobrando em vandalismo gratuito, saques e roubos de tênis, roupas, celulares e o ítem que aparentemente, virou ícone dessa violência toda: TVs de plasma de 42″.
Os vândalos atacaram seus próprios bairros, ateando fogo a carros, e a grandes e pequenos estabelecimentos comerciais. Como a polícia de Londres geralmente não porta armas de fogo, e a princípio não compreendeu que não se tratava de protesto ou reinvidicação, e sim, de pura violência, não conseguiu controlar as gangs que se mobilizaram (e se uniram) mais rápido que os governantes e fizeram da cidade um palco de horror. Durante a noite de sábado, esse “movimento” foi se espalhando pelos bairros e quando acordei no domingo de manhã, comecei a panicar, quando ouvi na LBC, que a polícia não estava controlando a situação.
Sem conseguir falar com meu filho, fiquei grudada na internet, acompanhando a progressão, e aterrorizada, fiquei monitorando pelos jornais e pelo Twitter, o” mapa” das localidades que estavam sendo atacadas enquanto o Primeiro Ministro e o prefeito estavam de férias e a polícia observava, munida apenas de cacetetes e escudos. À noite, víamos vários pontos da cidade estavam em chamas.
Na segunda, a coisa toda tomou uma proporção descomunal. Em plena luz do dia, a BBC mostrava imagens tomadas de helicóptero, de dezenas, centenas de pessoas quebrando as vitrines, entrando nas lojas, e como se estivessem fazendo compras, saíam com sacolas e pacotes. Felizmente, o centro de Londres, onde meu filho trabalha, não estava na lista das localidades atingidas e as notícias do Twitter, eram de que os turistas estavam turistando como sempre, alheios aos acontecimentos. Com exceção de Camden Town (onde há um mercado muito conhecido) , nenhum ponto turístico foi “atingido”.
Hoje, finalmente, ouvi o discurso de David Cameron, sobre a medidas que estão sendo tomadas, a fim de que a segurança volte a reinar no território da Rainha. A polícia foi autorizada a usar canhões de água e balas de borracha, e 16 mil oficiais estão nas ruas. Além disso, estão identificando, através de imagens das câmeras de segurança, os participantes desse episódio vergonhoso e colocando-os no “devido lugar”. Talvez depois de tudo isso, a cidade, agora cheia de cicatrizes, volte a ser segura, quem sabe ainda mais segura que antes. E fotos da beleza da cidade, sejam as únicas que apareçam quando se falar de Londres.
St James Park
Bacana teu blog… ! Adoro viajar… ir à Europa é meu divertimento preferido… morei em Budapeste 5 anos, e lá é meu ponto de apoio. Também tenho um filho Dani, nascido lá. Gostamos de ir no inverno, e Londres é eletrizante… por incrível que pareça gostei mais que Paris, rsrsrs…. Mas irei pela segunda vez, no final do ano, em ambas, quero conhecer mais. Meu estilo de viajar é como o teu, conhecimento é tudo! Estou escrevendo minhas impressões num blog (oasisdefadna.blogspot.com). Só que o é COMPLETO! Muito bom mesmo!!!
Quem sabe não nos encontramos numa dessas viagens? Abraço
Seja bem vinda! Ia ser muito bom encontrar uma viajante! Devo ir agora em novembro. Me diz quando você está indo. Quem sabe?
Querida que susto esse em Londres viu, lastimável tudo isso. Na hora que vi só pensava em você e no seu amor por Londres e no seu filho que mora lá. Fiquei no pensamento positivo que ele estivesse bem longe de tudo aquilo. Que bom que ele está bem. Só agora consegui sentar para escrever, as duas pirralhas estão dormindo e eu tenho um momento de silêncio 🙂 Beijokas
Oi Cel, fico feliz em saber que seu filhote está bem. E triste em saber que existam pessoas com esse comportamento violento.
Vivemos esse caos por toda parte, quando o patrimônio público e privado são destruídos por um bando de bárbaros com a desculpa de que estão protestando, ou “lutando pelos seus direitos”.
Enquanto a humanidade pensar no individual, em detrimento do coletivo, não saíremos desse lugar mesquinho, pequeno, …
Londres vai se recuperar e continuará bela como sempre, apesar de ficar com essa cicatriz na sua história. Mas a cicatriz deixada com a perda de um ente querido fica para sempre (como por ex. o Massacre na Noruega).
Espero que essa tensão termine e que todos possam retomar suas vidas em clima de paz e segurança.
Um grande abraço!
Valeu Gina querida!
Oi Celina, sabe que está começando a emergir que eles não acataram a própria vizinhança? Eram grupos de outros bairros que se locomoveram na maioria das vezes! Os governantes aqui também não têm muito poder sobre a polícia, que é quem decide como reagir. No começo eles acharam melhor não enfrentar para o confronto não piorar e depois não tinham os números para conter todas as partes de Londres. Férias de verão aqui é normal pra todo mundo, e esse nem foi o problema na verdade… Vou depois tentar explicar no blog direitinho como foi, ainda tem muita coisa que a imprensa falou e estava errado! Você viu que tinha até brasileiro no rolo? 🙁 Foi muita sorte não ter tido mais pessoas machucadas e fico tranqüila por saber que seu filho estava são e salvo. Precisando de alguma coisa nas horas de pânico, pode me mandar um email que tento ajudar tá? Abração!
Oi Lele, pois é. Tenho acompanhado tudo pelos jornais e ainda tem muita confusão pela frente. Agora, pelo que ouvi. são os políticos falando da polícia e vice=versa. Obrigada, querida, se precisar vou mesmo te contactar. beijo
Cel, também estava acompanhando as notícias com muita preocupação. Pensei o quanto vc deveria estar preocupada com a segurança do seu filho. Assisti a uma reportagem sobre um pai que perdeu um filho em razão dos tumultos, pedindo paz e calma as pessoas. Graças a Deus parece que a situação está sob controle. Infelizmente, nós não estamos imunes a violência em lugar nenhum. Precisamos de muitas preces pedindo a Deus que todo o planeta seja abençoado!
Um abraço fraterno!
Obrigada Eliana,
Ainda não estou tranquila, tem muita discussão sobre cortes no orçamento da polícia. Temos que rezar mesmo. um beijo!
Eu achei revoltante ver essa situação. Bandos de marginais usando uma desculpa de protesto para praticar crimes e destruir bens públicos. É inaceitável!
Querida, não consegui escrever antes. Estava aterrorizada e preocupada demais.Egoistamente falando, está tudo bem com o Dani, e Londres, aparentemente voltou… Ao normal é difícil. É como um rosto bonito com um a cicatriz…
Querida,
Eu sabia que você não deixaria isso passar impune. Não você.
Meu coração está com o seu, na busca da Londres “retomada”.
beijinhos