Nosso tour às Highlands aproximava-se do famoso Loch Ness! Chegamos a Fort Augustus, um vilarejo que fica na margem sudoeste do lago e todos a bordo estavam animadíssimos, conforme Martin, nosso guia, narrava as histórias do lugar.
Fort Augustus – Highlands
Uma cidadezinha de 600 habitantes e um lago.! O lago mais famoso pelo suposto monstro do que por sua beleza ou dimensão.
Google Maps – Fort Augustus – Loch Ness
Olhando assim no Google Maps, Loch Ness não tem a forma tradicional de laguinho que a gente está acostumado. Isso é porque é um loch – um lago encaixado em uma falha geológica. No caso específico do Loch Ness, a falha de Great Glen (glen significa vale, tá?), sendo também o maior em terras escocêsas. E para entender como o lago é enooooorrrrrrme, são de 56,4 km² , 37 km de comprimento e tem uma profundidade máxima de 226 metros. Fundo né? – O Mala de Rodinha também é cultura!
Nós tínhamos um bom tempo para explorar o local. Quem nunca sonhou em conhecer o famoso lago e quem sabe, dar uma espiadinha no monstro? O fato é que o vilarejo vive do turismo que a lenda vem gerando esse tempo todo. As primeiras menções ao “monstro” datam do século VII, mas foi em 1933 que um ginecologista inglês disse ter fotografado o “rapazinho”. A foto ficou conhecida como The Surgeon’s Photo.
E lá fomos nós pela estrada afora..
Até o “grand moment” : ele! alí na nossa frente!
Sabe quando a gente vai criando uma super expectativa? Ansiedade no volume máximo, coração aos pulos? Pois o visual não decepcionou. A tarde estava perfeita, as nuvens dando o tom perfeito, e eu mais uma vez disse para mim mesma: É… eu tô aqui! É lindo mesmo!
As águas do lago são escuras por causa da turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto, geralmente em regiões pantanosas) e gélidas por causa da latitude e da profundidade. Perfeito habitat para um monstro, certo?
O lago é estreito em relação ao comprimento. Mesmo assim, os 1.500 metros de largura fazem dele uma imensidão! E no seu litoral tem até castelos (obviamente devem ser assombrados). O Castelo de Urquhart já foi o maior castelo da Escócia e se destaca na paisagem.
Castelo de Urquhart
Em alguns momentos, todo aquele silêncio me provocava arrepios. Na realidade, era a febre que tinha voltado, mas eu estava tão feliz que nem me dei conta do meu estado deplorável!
Mas e o Monstro? Estaria Nessie nos espreitando?
As teorias sobre o monstro são tão variadas quanto mirabolantes. Alguns dizem que o bicho é Plesiossauro, parente dos dinossauros que de alguma forma sobreviveu à extinção. Mas um outro grupo de cientistas criou uma teoria: seria um dinossauro parente do plesiossauro, que além de nunca ter sido documentado, possuía uma estrutura óssea diferente de seu suposto primo e o corpo adaptado a condições climáticas diferentes. Mas o que importa mesmo é que Nessie tornou esse lugar lindo, famoso no mundo inteiro e atraídos pela lenda, todos que vem até aqui não se decpcionam! Até porque, ele realmente está por lá! Nessie é uma gracinha! Patrícia até conseguiu fotografá-lo…
E você? Acredita no monstro?
Próximo capítulo: Inverness, a capital das Highlands
Mais sobre a Escócia aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
E veja nossa página no Google+
Mais sobre Edimburgo? Aqui!
Celina, boa noite!
Gostaria de saber qual foi a empresa que voce comprou o tour para o lago Ness e Glenoe?
Adorei suas dicas e comentarios! 🙂
bjs
Olá Melina!
Comprei na Timberbush Tours, pela internet antes mesmo de embarcar. Recomendo!
Olá Celina, estamos com uma viagem de 15 dias a partir de 4 de setembro de 2015 para conhecer Inglaterra, Escócia e Irlanda. Quantos dias você acha que devemos deixar para cada local e qual seria a roupa ideal para esses dias e a que horas começa a escurecer neste mês?
Obrigada pelas dicas, adorei as fotos e estou contando os dias para essa viagem.
Abraço
Olá Eloise,
Eu sou muito suspeita para falar da Escócia. Mas eu deixaria bastante tempo para este país. Mas poderia distribuir entre os três, ficando 5 em cada um ou seis na Escócia Aqui tem posts sobre alguns passeios que fiz na Escócia: http://www.maladerodinhaenecessaire.com/category/europa-2/uk/escocia-uk/#sthash.335elkek.dpbs
E neste site o tempo de luz em cada época: http://www.scotlandinfo.eu/daylight-hours-sunrise-and-sunset-times/
Mesmo ainda sendo outono, aqui, na Inglaterra e na Irlanda já costuma estar esfriando bastante nessa época,e venta muito, assim como no início da primavera. Traga roupa para frio.
Tem esse post sobre isso ( a primavera e o outono se equivalem em termos de variações de temperatura): http://www.maladerodinhaenecessaire.com/o-que-trazer-na-mala-para-a-primavera-europeia/#sthash.QVK2Bbbe.dpbs
Abços e boa viagem!
Oi Celina, tudo bem?
Você acha que é tranquilo fazer esse passeio e visitar Inverness em janeiro? É significativa a diferença do frio de Londres? Obrigada!!
Olá Cristina,
Janeiro costuma ser bem frio na Escócia. Fiz esse passeio em novembro e estava bem gelado. Se vc não é friorenta, basta estar com a roupa certa, casaco forrado impermeável e com todos os acessórios (luvas, botas, gorro e cachecol). Eu particularmente adoro o inverno europeu e planejo a maioria das viagens nessa época.
Adorei cada detalhe de sua viagem…Vamos fazer o mesmo caminho de carro a partir de Edimburgo(sairemos cedinho). Que horas vcs chegaram no Lago Ness??
.Não vi se vc contou a volta( voltaram por outro caminho?). Meu marido que fazer a volta passando pelo parque nacional…Como foi a viagem de vcs no retorno, alguma dica?
Muito obrigada !!!
Oi Cibele!
Essa viagem foi mesmo maravilhosa, e agora depois de passar 6 meses em Edimburgo, amo mais ainda a Escócia. Chegamos por volta de 3 horas da tarde, e no inverno já começa a escurecer. Tem o mapa de nossa volta nesse post:http://www.maladerodinhaenecessaire.com/de-londres-as-highlands-uma-viagem-nas-terras-altas-da-escocia/#sthash.GvKGQUNE.dpbs
Uma super viagem para vocês!
Pingback: Escócia | 203 Dicas de Viagem | Domingão de Twittadas
Eu acredito, sim, de pés juntos!
Adorei o post e a foto do monstro!
Você é mesmo corajosa de enfrentar tudo isso com aquele frio terrível e com uma febre para ninguém botar defeito!
Mas adorei ver tudo. Se é lindo de foto, imagino pessoalmente!
Cel…que delícia! Já conhecia superficialmente a lenda, mas nada como estar no lugar onde ela surgiu…não é? Eu já acreditei em saci-pererê! Ele ia me “visitar” nas férias em que eu passava na casa dos meus avós no interior…kkkkkk!!!
Lugar belíssimo a Escócia, enquanto não posso ir lá viajo por aqui.
Acho que o monstro é pura lenda… mas se existiu já morreu com o aquecimento global 😉
Elena achou lindo o “sapo verde” na foto, está aqui fazendo mil perguntas…o que é? Por que? Onde? O nome?
Cel, muito bom o post! kkkkk
Eu acho que é pura lenda, mas…
Essa sua série Escócia tá me dando vontade de arrumar minhas malas e partir já!
=)
Eu também, Bruna. Vendo as fotos bateu uma saudade e assim que der volto às Highlands para mostrar tudo à minha filha, que não pode ir desta vez. bjs