Como se não bastasse, Paris além de ser uma cidade para se visitar várias vezes, ainda oferece um sem número de passeios que se pode fazer em um dia.
A comuna de Fontainebleau cresceu nos arredores da floresta do mesmo nome. O castelo é um dos maiores castelos reais da França. É um passeio maravilhoso e um perfeito bate-e-volta a partir de Paris, já que fica só a 55 Kms de distância.
Como chegar a Fontainebleau a partir de Paris?
Fácil e prático é ir de trem. Saindo da Gare de Lyon, há trens de hora em hora para Fontainebleau-Avon, a estação de trem mais perto do centro da cidade, a pouco mais de 2 kms.
Há ônibus que fazem a ligação da estação ao centro da cidade (linha 1) e a gente pode comprar os bilhetes direto com o chofer. Poucos minutos depois estamos saltando pertinho do castelo.
Entramos pelos Jardins de Diane bem ao lado do château. Em pleno outono, a visão que se descortinou à nossa frente era de perder a respiração. Eram tantos tons que cada canto merecia um bom tempo de contemplação.
O jardim com paisagismo à inglesa foi batizado com esse nome devido à fonte que ostenta uma estátua de Diane.
Em cada recanto um tom diferente: amarelos, marrons, dourados… Aqui eu entendi porquê os pintores impressionistas buscavam a pintura ao ar livre.
Durante o tempo que passamos nos jardins, a luz ia inundando e mudando as cores, as sombras.
Completamente deslumbradas, eu e minha prima, quase achamos que o castelo era a só construção que rodeava os jardins. E foi seguindo um caminho que dava numa entradinha quase secreta, que descobrimos o grandioso Château de Fontainebleau.
Enorme e imponente, com 1500 aposentos, foi o único castelo habitado por mais de sete séculos!
O castelo é uma síntese da arquitetura francesa do século XII ao século XVI.
A famosa escadaria, é símbolo do castelo e obra do Rei Louis XIII, construído a partir de um modelo da Renascença.
Mas como todo castelo que se preze, é no seu interior que a imaginação alça vôo. É onde a gente se teletransporta para épocas passadas.
Já se imaginou tomando banho com mais 15 pessoas como testemunha? Um quarto para dormir e acordar, outro para o banho (que definitivamente não era frequente), uma sala para conversar, outra para receber visitas, audiências, mais algumas para bailes com toda a côrte presente…
Muito cá entre nós, é muita informação! Muito dourado, muito veludo, muito bordado, muito tudo!
Das janelas, podemos vislumbrar o jardim bem francês.
Esse passeio todo abriu nosso apetite. Antes de pegarmos o ônibus de volta à estação, seguimos pela Rue Dénecourt até a Rue Grande, onde há várias lojas de souvenirs e restaurantes. Le Délice Impérial foi o escolhido.
Com um vinho deliciosamente nacional, almoçamos como “rainhas” e voltamos a Paris. Um dia inesquecível. Um passeio “real” para fazer durante sua estada em Paris.
Mais posts sobre Paris? Veja aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook :www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
Boa tarde Celina, adorei seu post!!! Parabéns!!!!
Gostaria de saber se eh necessário comprar a passagem de trem com antecedência para ir ao Castelo de Fontainebleu e o ticket de entrada para o Castelo? ë que vou na época de verão deles mês que vem (ago-2015). Obrigada! Michele
Olá Michele,
Que bom que gostou do post. Acho que mesmo no verão não é necessário comprar a passagem com antecedência pois é um trem comum, com vários horários. Você pode comprar as passagens na bilheteria da estação ou nas máquinas de auto-atendimento. Nós compramos a entrada na bilheteria do próprio Castelo. Talvez no verão haja alguma fila.
Um abraço e boa viagem!
Lindas fotos….comentários muito interessantes….adorei fui teletransportada para esse lindo passeio obrigada! por compartilhar bjs e boas viagens!
Oi Martha!
Obirgada! isso é um estímulo para continuar blogando!
Olá Celina,
Vc poderia informar se é necessário comprar a passagem de trem com antecedência e qual o valor que vc pagou pela passagem de trem + ônibus?
Obrigada.
Pingback: MALA DE RODINHA E NÉCESSAIRE | De Paris ao Vale do Loire… um roteiro
Oi, Celina. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Que bom! Adoro! Valeu novamente, querida!
Querida que castelo lindo e todo decorado por fora com as cores do outono. Preciso ir AGORA! Nossa senhora do passaporte (e das contas a pagar) que me segure. Bjs
E eu querendo voltar jáaaa!
Preciso tanto ir a Paris…
Muito lindo! Adorei!!!
Celina
Que lindo!!! Adorei o castelo e o prato do final do dia. Belo passeio.
Beijos
Ale
@cafeviagem
Eu que adorei sua visita Alexandra!!