fazendo as contas… europa, orçamento low cost mesmo!

Na sexta feira, tivemos nosso encontro no Cocoon. Fizemos de tudo, menos acertar as contas da viagem.  Então, ontem resolvi encarar a dura realidade. Que acabou, nem sendo tão dura assim!!! Eu sabia que não tinha dilapidado a fortuna da família, mas o total foi simplesmente ridículo.  Num post a parte, ou nos posts sobre cada cidade, vou  detalhar tudo. Mas dá para acreditar que para visitar 4 países da Europa, saindo de Londres e voltando, foi menos de 1.100 reais???? De passagens de avião (Easyjet e Ryanair) e os ônibus entre os aeroportos (na maioria, longe do centro) e as cidades que visitamos, foram exatos 510 reais.  Um pouco mais que uma passagem só de ida para São Paulo (aqui do lado).  E para 13 noites, 565 reais de hospedagem. Pode???

Quadro de partidas

Ok. Para nós, que moramos no Brasil, tem a facada para cruzar o Atlântico. E antes, outra facada para chegar ao aeroporto, no caso do Rio de Janeiro, o Tom Jobim ( no site do aeroporto, é meio difícil encontrar a companhia de ônibus que faz a ligação com o centro da cidade, dão apenas o telefone. O que quer dizer que  a maioria usa mesmo o táxi, principalmente quem vem de fora). Enfim, não há termos de comparação.  Ao contrário, em todos os aeroportos que já pousei por lá, existe um transporte, seguro, econômico e confiável, entre o aeroporto (seja central ou afastado) e o centro da cidade, em questão, com lugar seguro para a bagagem, alguns com câmeras (para os mais desconfiados), tomarem conta de seus pertences.

Quanto às companhias low cost, pode parecer pegadinha, mas não é. Desde que se cumpra à risca o que está escrito no seu bilhete. No próximo post, falo mais sobre isso.

Até!

9 comentários em “fazendo as contas… europa, orçamento low cost mesmo!

  1. É isso mesmo 6,38%. Ano passado já deu prá sentir a facada quando fiz os gastos aí na zona do euro. Estava na esperança que comprando daqui, quem sabe, não houvesse a taxação. Mas não tem como fugir mesmo! Agora é revoltante o IOF passar de 2.38% para 6,38% para “segurar” os gastos do brasileiro no exterior, não é? Estou na fase de compra dos voos para minha próxima viagem …hehehe!!! Já comprei pela KLM alguns trechos junto com a transatlância. Agora tô fuçando outros trechos de low cost e trem. Vou experimentar pela primeira vez a malinha de 10kg. Terei que fazer várias simulações prá colocar só o essencial dentro dela…rs!!! Bj

    • que delícia! também acho revoltante!! se em vez disso investissem no turismo brasileiro dando condições da gente viajar mais no Brasil… Dou a maior força para as low cost. Se tiver muita dificuldade, a malinha de porão tá custando 15 dinheiros na Ryanair (acabei de voar para Budapest) e acho que 11 na Easyjet.bjokas!

  2. Cel, muito bacana seu blog de viagens! Além de ser bastante informativo, é bem mais “pé no chão” do que os (inúmeros) outros que estão na internet, e que falam de uma diária num hotel em Londres a £120 como se fosse paupérrima e de mau gosto, ou, já que que não tem outro, fica neste hotel “low budget” mesmo… Rs… Mas ao mesmo tempo fazem questão de te mostrar como economizar alguns centavos com alguma bobagem, ou seja, muito incompatíveis as idéias.

    Já o seu é realista, sempre na mesma linha, e leva em conta a média da condição econômica dos viajantes. Afinal de contas, ninguém aqui é o Amaury Junior ou o Álvaro Garnero… Rs…

    Estamos planejando eu e minha mulher uma ida à Europa mais para o final do ano, e suas informações estão sendo de extrema utilidade. Está sendo impossível não ler seus relatos todos do começo ao fim, mesmo sobre países que sei que não iremos passar desta vez.

    Se puder, nos diga onde se hospedou por todos estes dias (nomes dos lugares ou sites), por este valor bem convidativo de pouco mais de 500 reais no total, principalmente em Londres e Paris, que são notadamente cidades muito caras.

    Bom, amiga (se é que posso te chamar assim, pois ler o seu blog parece que já nos conhecemos há tempos), continuo a ler o Mala de Rodinha e Necessaire, e felicidades sempre! Obrigado por todas as suas dicas!

  3. oi Cel

    descobri seu blog por acaso e estou gostando mto. acompanhei toda essa sua viagem e penso em mtos pontos como vc. tb sinto enorme tristeza qdo volto de uma viagem em ver co tudo aqui é caro, injusto,etc.etc. moro no interior de S.P e trabalho no depto de Letras – ensino. gostaria mto de ter seu e-mail p trocarmos idéias.

    • obrigada pelas visitas e para quem chegou agora, sejam todos muito bem vindos. Qto à magica, é pesquisar muito antes de viajar. Mudei algumas cidades do roteiro inicial, justamente por causa do preço, e não me arrependi. Ao contrário, o “acaso” foi muito bom!

  4. Caramba, barato assim??? Eu agora estou mais perdida que nunca! Estava planejando quase tudo de trem, mas pelo que calculei sai bem mais caro. Qual é a mágica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.