Em julho de 2005, foi anunciada a vitória de Londres sobre Paris, tida até então como favorita, para ser a sede das Olimpíadas de 2012. Tony Blair ainda era o Primeiro Ministro e Londres ainda era uma cidade que eu queria muito conhecer, mas que “morava” dentro de um livro na minha estante.
Fonte: BBC Sports
Desde 2007 vou a Londres e nos últimos anos tenho divido minha vida pelo Oceano Atlântico: um tempo lá, outro cá. Nesses seis anos de vida londrina, pude acompanhar a cidade se preparando para as Olimpíadas. Londres tornou-se um canteiro de obras e exigiu de todo mundo, um boa dose de paciência. Falei sobre isso nesse post aqui. E sinceramente, acho que as o Jogos Olímpicos vão exigir muito mais paciência ainda, tanto dos londrinos, quanto dos turistas! Com a criação das “GAME LANES”, praticamente toda a Central London foi afetada, várias ruas e avenidas interditadas e isso se traduz em caos no trânsito e obviamente nos transportes públicos. O que mais eu ouvia quando estava por lá, era: Imagina isso nas Olimpíadas?! Para responder a essa pergunta, foi criado o site Go Ahead of The Games,
Mas eu adorei o clima de pré Olimpíadas. Como promoção é o que os ingleses mais sabem fazer, uma área de observação foi aberta para o Parque Olímpico bem antes de sua conclusão. O Complexo Olímpico fica no leste de Londres, uma área antes meio esquecida e decadente que se transformou e foi completamente revitalizada, a começar pelo enorme Westfield London Shopping Center.
E lógico que assim que abriram a visitação, fui lá para conferir. Na época fizeram a View Tube, uma espéicie de passeio público para que as pessoas fossem ver o final das obras. Saindo da estação de metrô de Highbury&Islington peguei o Overground para Stratford (zona3). Nesta estação já dá para ir ao Westfield Shopping (dizem que é o maior da Europa!), mas para ir até o Complexo Olímpico, que fica um pouco além,
é preciso pegar a Docklands Light Railway, que vai para Cannary Warf (região bem modernosa de Londres) e saltar logo na próxima estação, Pudding Mill Lane). O trem de superfície é largo e confortável.
Do trem já dá para ver o estádio, e como eu já tinha lido no jornal, prestei bastante atenção para ver o Aquatic Center bem de frente, desenhado por Zaha Hadid (a mesma que projetou a primeira estação nas montanhas de Innsbruck, para ver clique aqui). O centro aquático, só deu para ver do trem mesmo, pois na plataforma de observação o ângulo não é favorável.
Chegando em Pudding Mill Lane era pegar um caminho no meio do canteiro de obras, para chegar até o View Tube.
A coisa toda ainda estava mesmo como um enorme canteiro de obras.
Essas fotos foram tiradas no final de março. E adorei ter ido lá. O dia estava lindo, e pude ver tudo com toda a calma. Fiquei imaginando o furdunço que logo, logo iria tomar conta do lugar.
Ao lado do estádio está a Orbita, escultura de Anish Kapoor que até onde eu sei, será a queridinha da cobertura das TVs de todo o mundo.
Por dentro da grade, consegui capturar o caminho (coberto) que os atletas e torcedores farão para chegar ao estádio.
E por fim, fui lá ver as fotos sobre as obras e toda a transformação que o lugar todo passou, em exposição literalmente dentro de um container.
Agora, está tudo lindo e organizado.
Foto: Jae Hong/AP Source: AP
E como presente dos céus, em Londres está fazendo sol e calor. E os torcedores tem muito o que percorrer, debaixo do sol londrino, que acreditem, é bem quente!
Mas nem só de Olympic Park vivem os jogos. Tem competição espalhada por toda Londres e até Cardiff , capital do país de Gales entrou no roteiro. Hoje tem jogo de futebol feminino no Milleniun Stadium, por exemplo.
Hourse Guards Parade e Hyde Park bem no centro de Londres, vão abrigar o Vôlei de Praia e o Triatlon/Natação respectivamente. E ainda tem furdunço rolando em Greenwich Park, O2 Arena e ExCel (um dos maiores centros de exposições da Europa). E para conectar as pessoas com eficiência e rapidez entre entre as estações Emirates Greenwich Peninsula e Emirates Royal Docks, foi inaugurado o teleférico de mais de 60 milhões de libras! Fazendo um trajeto de 1,1 km de extensão por cima do Tâmisa, o percurso entre a Millenium Dome – Arena O2 e o centro de exposições ExCel leva só 5 minutos !
Foto: Bruno Santos/Terra
Então, é esperar sexta-feira para assistir (pela televisão, né?) a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Londres 2012. Se eu gostaria de estar lá? Claro. Sempre adoro estar em Londres. Mas também sei o quanto pode ser complicado estar lá nesses dias de eventos super históricos. De toda a forma, vou conferir tudo outra vez e vou fazer questão de andar no teleférico. Afinal, tem tudo para virar mais uma atração turística obrigatória! E você? Também tem vontade de estar lá? Ou prefere o conforto do sofá e uma boa HDTV?
Leia também: Um passeio por Cardiff, a capital do País de Gales
Emirates Air Line Cable Car, um teleférico em Londres
Bom Diaa Cecilia!
Euu gostei muitooo do Seu Blog! *—*
Tem muita coisa legal e interessante nele eee curti bastante este Post. “)
Eu Trabalho em uma empresa de Pesquisas mercadologicas remunerada e Estamos com um projeto junto a Empresa Nielsen, referente as Olimpiadas e Paralimpiadas de 2016!
Temos como Objetivo neste Projeto obter informações e analisar a expectativa e interesses gerais dos espectadores em relação aos jogos Olimpicos e/ou Paralimpicos, como ingressos, hospedagem, organização, opniões, melhorias, experiencias, entre outros..
Caso esteja interessada ou conheça alguem que foi nas olimpiadas anteriores ou que pretendem comprar ingressos para a de 2016 é so me mandandar um e-mail, e lhe passo nosso telefone para demais informações!
As pessoas interessadas receberão como gratificação 100,00R$ por se disponibilizar a participar conosco neste projeto!
Qualquer duvida estamos a Disposição!
Mais uma vez Parabeeens Pelo Seu Blog.
Abraços. *
Adoraria visitar Londres, mas em outra ocasião e com muita tranquilidade.
Na TV dá pra ver detalhes e uma visão geral dos jogos. A abertura promete!!!
Quando viajar pra lá consultarei o “Mala” e todas as dicas maravilhosas sobre a terra da Rainha!
Bjão
Cel….a minha Londres ainda está nos livros e nos blogs de viagem (especialmente o seu…). Gostaria de conhecer o Parque Olímpico, mas numa situação de tranquilidade e sossego. Na verdade tenho um pouco de fobia a multidões. Fico com a tranquilidade do meu sofá e quem sabe, ano vem eu consiga por em prática o Plano de Viagem Reino Unido…rs!!! Acho que precisarei de outra encarnação e algum “argent” prá por em prática todos os planos de viagem…rs!!! Esse ano ainda quero ir as Minas Gerais.
Bj
Estive em Londres no começo do mês e adorei o clima pré-olimpíadas! É uma das minhas cidades favoritas!
Tive a minha experiência olímpica em Sydney e foi incrível! Até pensei em ficar em Londres, mas não tinha ingresso (só talvez conseguisse para o volei de praia) e ia ficar na casa de amigos. Acontece que já não sou tão festeira e não gosto muito de lugares cheios então decidi ver as Olimpíadas nos melhor lugar possível para quem gosta dos esportes: em casa.
Confesso que gosto de ver as Olimpíadas no conforto do meu sofá com posse do controle remoto para ver tudo (tudo mesmo) e em detalhes. E vai ser uma olimpíada maravilhosa!
E claro que volto a Londres para conhecer o parque olímpico.
Olá Karine, seja bem vinda ao blog! vou confessar também: muito tumulto também não é a minha praia. Embora já tenha me metido em muitas situações no meio da multidão, principalmente em Londres. Por isso mesmo, o sofá é o lugar mais legal para assistir os Jogos!
abcos e vote sempre!
Quando fui na WTM ano passado, vi as obras desse teleferico! Achei o maximo.. a WTM acontece lá no Excel 🙂 Que venham as Olimpiadas! ; )
Pois é querida, vamos andar nele então?