Em resposta à nova leitora, trem, ônibus ou avião??

Bom, eu ia responder nos comentários, mas acho que talvez seja um post interessante, já que muita gente tem dúvida.

Eu acho realmente que depende da situação.

1) De quanto tempo se tem para a viagem -TEMPO

2) Do quanto se tem para gastar. – DINHEIRO

É claro que avião é mais rápido, mas como os aeroportos em que as “lowcosts” operam são sempre na casa do “lá longe”, separe algumas horas antes do vôo. 40 minutos antes da hora do vôo,  acaba o check in, e não tem choro nem vela. Está escrito na passagem! Perdeu! Então é bom chegar cedo. Além de filas grandes para o check in e procedimentos de segurança,  há sempre a possibilidade de mudanças no horário ou coisa parecida. Eu particularmente, nunca tive problemas, a não ser por causa de uma nevasca. Mas isso aconteceu com todos os vôos de todas as companhias por toda a Europa.

Corredor de Gatwick (Londres). Do saguão de espera ( depois do security) até o portão de embarque é muuuuuito longe!!!

De qualquer forma, apesar de toda a antecedência, é muito mais rápido e às vezes, mais barato do que de trem, principalmente se você conseguir uma boa promoção ou comprar sua passagem com antecedência nas cias lowcost. Pesquisando antes de viajar, você encontra os meios mais baratos de fazer o traslado aeroporto-centro da cidade. Em Innsbruck, por exemplo, um ônibus normal, sai da porta principal do aeroporto e por 4 euros, te deixa na rua principal da cidade. Lógico, que uma bagagem pequena e carregável, fazem toda a diferença. Se não, as próprias cias, oferecem em seus sites esses traslados bem em conta.

Trem não é lá o mais barato, não.  Um exemplo: De Londres à Paris pelo Eurostar é caro e há várias pegadinhas.

Por incrível que pareça, comprar ida e volta sai mais barato que só a ida ou só a volta.  Quanto mais madrugar ou mais tarde também.  Descobri isso na prática.  Primeiro fui de Eurostar para Bruxelas, numa mega promoção(  só ida), no primeiro horário da manhã; de Bruxelas à Bruges (nem foi tão caro, pois é um trem comum e frequente, com saídas a cada hora da estação Bruxelles-Midi). Voltamos de Bruges, para Bruxelas e pegamos um Thalys para Paris (entre 60 e 100 euros, dependendo do horário. Alguns dias em Paris, fui reservar a volta para Londres (on line) no mesmo Eurostar. Surpresa!!! Dois bilhetes, só de ida ficariam em mais de 400 euros!!!!

Fui então pessoalmente à Gare du Nord no guichê da Eurostar. O  próprio atendente em explicou que era mais barato comprar ida e volta! Como assim??? Eu não ia voltar à Paris! Dê para alguém ou jogue fora…foi o que o atendente me respondeu. Pode???? Conclusão: os dois bilhetes saíram por +- 180 euros.  Nas low cost, não sairia muito mais barato, se fosse comprado em cima da hora. Mas com a antecedência de umas duas semanas poderia cair para 120, 130 euros (duas passagens).

Vantagem para os trens: as estações são mais centrais, geralmente perto do centro da cidade = economia no traslado.

Vantagem para o avião:  se comprado com muita antecedência, pode sair muuuito barato.

Ônibus: é realmente o meio de transporte mais barato.  Mas o tempo, óbvio, é o maior inimigo. Mesmo assim, não aboli totalmente a idéia. Minha experiência : de Paris para Amsterdam. Foi tranquilo, embora a rodoviária de Amsterdam fique mais afastada da cidade e precisamos de um táxi para o hotel.  Já de Amsterdam para Londres, não acabava nunca mais!!! Depois ainda tem a parada para a imigração em Calais! que no nosso caso, foi quase às dez da noite, debaixo de um frio de doer, e muito cansativa. Mas a  experiência do ferryboat eu adorei. Parece um aeroporto navegante, com lojas, bares, freeshop, restaurantes… D +    …quase 12 horas de viagem!!!! E ainda chegamos em Londres, depois de meia noite, sem metrô!

Conclusão: planejando com antecedência, dá para aproveitar o melhor de todos os meios de transporte.  Acho que vale a pena experimentar de tudo! Rola sempre uma experiência!

Até!

Encontre o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

 

3 comentários em “Em resposta à nova leitora, trem, ônibus ou avião??

  1. Olá Celina, amei suas dicas. Estou planejando uma viagem para Suíça e pretendo ir a Viena (final de junho). Não achei vôo de Basel/Zurique para Viena pela Easyjet, nem Ryanair. Disseram-me que de trem demora e não é muito bom. Existem outras cias aéreas com passagens “baratinhas”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.