Só para dar mais vontade de voltar…. ou de ficar… O dia amanheceu um escândalo. Acordar em Veneza, assim, de partida, e no caminho para o café da manhã ver uma paisagem como essa…
Meu coração completamente veneziano, bateu meio descompassado. Mas… nosso destino era Paris! Paris é assim… o filme que deu origem à série. Volto sempre e ponto. Não tem negociação.
Flagrante de uma manhã comum em Veneza. Os barcos de transporte abastecendo o hotel.
Em plena sexta-feira de carnaval, essa manhã em Veneza estava agitadíssima. Me lembrei dos tantos blogs que relatavam hordas de turistas, e uma cidade impraticável nessa época. Nada parecido com meus dias de sonho. E na direção de Sta Lucia, muita gente vindo no sentido contrário, chegando para o fim de semana, que prometia…
E o céu??? Convidando para ficar. E cada pedacinho entre o hotel e estação era um convite, um cartão postal.
Era como se eu estivesse me despedindo de uma amiga. Veneza nesse dia, parecia dizer: fica só mais um dia! Olha que dia lindo eu estou fazendo!
Foi difícil! Esse azul, que é mais alucinante ainda, refletido intensamente numa cidade como Veneza, me fez pensar por alguns segundos em… ficar! Mas acabei “fondo”! E a mesma visão que me deu as boas vindas naquela manhã, dizia até (….).
Nosso trem, dessa vez beeeeem mais legal que o da noite do terror, nos esperava.
Para quem como eu procurou insanamente imagens dessa trip, de como é o interior de um trem na Europa, aqui vão algumas fotos desse trem ( por que cada um com seu cada qual, nem todos são assim!):
No detalhe: a altura para subir no trem! É por isso que uma bagagem “mais meiga” é sempre o mais recomendável. Não tem moleza, nem carregador, nem ninguém para ajudar. É você, e sua (s) mala (s), degraus acima.
Pensa bem. O que é mais fácil de subir? 10 ou 32 kilos?
Uma vez dentro do trem, há normalmente duas possibilidades: colocar a mala no bagageiro acima dos acentos, ou em um bagageiro dentro dos vagões, mas talvez, longe do seu acento, dependendo do trajeto.
E não tem tanto espaço assim. Se chegar depois de todo mundo, já era.
De Veneza a Milão é um pulo. Tipo se acomodou – chegou. E chegar a Milano Centrale vele muito a pena. A estação é linda! É um perfeito pit stop. Esse trajeto Veneza – Paris, ficou muito mais “degustável” parando em Milão.
Tanto do ponto de vista $$$ como do ponto de vista de conforto. Ok, eu sei que há a romântica opção do trem noturno “couchette” da Artesia, numa linda e deliciosa cabine, tipo fim de tarde em Veneza e amanhecer em Paris e vice-versa. Mas trem noturno, eu ainda vou demorar a encarar. Neste post tem toda a estória. Mas voltando a Milano Centrale:
É perfeita para um intervalo entre viagens. Restaurantes, farmácias, griffes, livrarias. De Milão pegamos um trem rápido (TGV) da SNFC, para Paris.
E desta vez, o trem era beeeeem mais confortável. Poltronas individuais, carro-restaurante (mais para lanchonete).
Seis horas de viagem… Passando pelos Pireneus, e cidades cobertas de neve,e rápidas paradas.
E chegamos pontualmente na Gare de L´Est. De lá, pegamos o metrô (a estação de metrô fica na própria Gare), comprando os tickets nas máquinas de auto-atendimento, e fomos para o Absolute Hotel, na République. Em Paris, seria essa noite, um único dia e mais uma noite, para voltar à Londres, terminando o tour 2011 pela Europa.
Conto mais no próximo post. Té lá!
Olá tudo bem? Fizemos esta viagem de Milão até Paris, em outubro de 2012. Realmente maravilhosa e nosso hotel em Paris ficava em frente a esta estação de trem. Tanto Milão quanto Paris são realmente inesquecíveis e nós pretendemos voltar. Seu blog ficou espetacular, parabens.
obrigada Pedro! Seja super bem vindo volte sempre!
Valeu!!! Vou fazer isso, tentar aproveitar tudo que puder! Mais uma vez, obrigada pelas dicas!!!!
Parabéns pelo blog! Tem informações valiosas e esse relato apaixonado é muito gostoso de ler. Vou tomar a liberdade de fazer uma pergunda: ainda existe algum movimento de carnaval em Veneza na quarta feira de cinzas? Vou viajar esse ano mas só consigo chegar em Veneza na terça à noite. bjs!
Oi, Rosane,
Não sei mesmo. No calendário da cidade está assim: Carnival 2012: The modern Venetian Carnival runs up until the Tuesday before Ash Wednesday (known as “Mardi Gras”), starting two Saturdays before the Tuesday. February 11 – February 21.
mas Veneza vala a pena, de qualquer maneira! O carnaval é sem dúvida um sonho, mas a cidade já é um sonho, aproveite cada ponte, cada canal…
Que decisão difícil, ficar em Veneza ou ir para Paris…rsrsrsrs As duas são mágicas! Bjs
Além das lindíssimas paisagens, cheias de paladares e fragrâncias que seus contos transbordam, suas postagens fazem tudo ficar tão simples!!! que delícia!
Veneza é mesmo linda e com aquele céu deve ter sido difícil ir embora. O consolo é que vc ia para Paris! Essa é a cidade!!! Imperdível, deixa saudade ! Parece dizer “volte sempre”… E claro que acabamos nos rendendo a essa paixão!
To de olho no próximo post.
bjs