Depois da visita ao Mont St Michel, voltamos à Rennes. Nosso próximo destino: Bordeaux, a capital mundial do vinho. Voltamos à Paris, mais precisamente à Gare Montparnasse para pegar o TGV para Bordeaux. Em pouco mais de três horas, desembarcávamos às 18:50 na Gare St Jean.
Em menos de 10 minutos estávamos instaladas em nosso quarto no Hôtel du Faisin. Como assim? Nosso hotel era bem em frente à estação. Foi só atravessar a rua e… Voilà!
Onde se hospedar em Bordeaux?
Gastar mais no hotel ou explorando a cidade? Em Bordeaux, ficaríamos mais dias e seria exatamente onde haveria mais atividades e passeios. Na fase de planejamento da viagem, pesquisei vários hotéis mais estrelados mas conforme a viagem foi aumentando, fomos fazendo pequenos ajustes.
Em cinco dias na cidade, tivemos a oportunidade de conhecê-la por inteiro (graças ao excelente transporte público). E a região da Gare Bordeaux-St Jean é perfeita para se hospedar. Principalmente se você vai chegar e partir de trem. Além de ser movimentada, bem iluminada, há inúmeros restaurantes, tem um supermercado (Carrefour) bem perto, e bem na sua frente, todo o transporte que você vai precisar para explorar a cidade como um local. Em 10 minutos de tram, vendo a beleza da cidade pela janela, chegamos ao centro.
Hotel du Faisin
Excelente localização, ótimo preço, e perfeito para a estadia de 5 dias que planejamos. Economia no hotel e mais euros para gastar nos passeios aos châteaux, vinhedos, degustações, cursos.
E acredite: em Bordeaux há muito o que fazer! Hôtel du Faisin, virou nossa casa, durante os dias em que nos esbaldamos na capital d’Aquitaine.
Outra região em que eu ficaria, seria sem dúvida, o centro da cidade, o chamado centre ville. Turisticamente falando, tudo que interessa ao visitante está na margem esquerda (olhando no mapa) do Rio Garonne (na margem direita, a vista é fantástica). E fora dos limites da cidade, os vinhedos, claro!
Os hotéis que pesquisei no centro:
La Maison Bord’eaux
Um hotel boutique no centro com quartos enormes e ótimas avaliações. O próprio hotel organiza passeios aos vinhedos de St Émilion.
Hotel Sèze
Se o caso é localização privilegiada, este hotel é imbatível! Fica bem no “centro” do centro, a 5 minutos da principal e mais longa rua de comércio da França- rue Ste Catherine e quase em frente ao Office de Tourisme. E o ambiente do hotel é bem o clima de Bordeaux.
Aqui há mais hotéis em Bordeaux.
Os oito bairros de Bordeaux
A estação de trem – Bordeaux-StJean fica no quartier (bairro em francês) verde – Bordeaux Sud.
E acompanhando a margem do rio, St Michel, Victor Hugo-St Agostin, até chegar ao centro, é um passeio dos mais deliciosos.
A gente vai se perdendo por vielas medievais e uma infinidade de monumentos. Bordeaux é muito “fotogênica”.
Centre ville – o centro de Bordeaux
Começamos a explorar o centro a partir da Esplanada de Quinconces, uma das maiores praças da Europa.
O centro de Bordeaux é simplesmente lindo! E a arquitetura do século XVIII é impressionante. Bordeaux é Patrimônio Cultural da Unesco de 2007.
Se a intenção é ficar no meio do buxixo, o local é esse. Daqui partem a maioria dos passeios que fizemos aos vinhedos. Na Place de la Comédie, é difícil escolher para onde olhar. Lá no fundo o Monument aux Girondins.
É o conhecido Triangle d’Or de Bordeaux que tem como limites le cours Georges Clémenceau, le cours de l’Intendance e allées de Tourny.
Um pit stop para admirar a fachada neo-clássica do Grand Hôtel & SPA e quem sabe, se a carteira estiver recheada, se hospedar bem aqui?
Aqui estão o Grand Théâtre e Le Grand Hôtel de Bordeaux. E claro, uma loja da Apple, bem na entrada da rua de comércio Sainte-Catherine, onde estão todas as lojas que conhecemos na Europa.
No próximo post: como se locomover em Bordeaux.
Pesquisar e reservar hotéis em Bordeaux? Aqui.
E aqui, todos os posts sobre Bordeaux
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
E veja no página no Google+
Olá Celina
Me tira uma dúvida este ticket 1 day é válido apenas para 1 pessoa ou eu posso usar ele para eu , minha esposa e meu filho de 6 anos ?
Olá Francisco,
O ticket é individual.
Que “gostosura” de cidade! Amei a arquitetura! Quantos lugares maravilhosos ainda faltam visitar!!!
Tem muito mais ainda! E você vai amar Bordeaux! Muita história, muita arquitetura, monumentos e uma vista linda do rio Garonne.
Estou adorando essa série pela França! Lindas fotos, sempre 🙂
Obrigada Mariana!
Pingback: Como se locomover em Bordeaux
O mundo é muito lindo,né? Adorei a postagem!
Estou esperando os vinhos!!!
Tem muito vinho pela frente, querida! E muitos passeios! Eu amei Bordeaux!
Coisa boa re-viajar!!!!
Eu também estou adorando!