Já se foi o tempo em que negativos e fotos impressas eram a segurança de ter, para sempre, a lembrança de viagens inesquecíveis.
Agora, a grande maioria das fotos é virtual. É comum ter mais 2 mil fotos de um simples fim de semana e a não ser que a gente decida imprimir todas (e ir à falência), a maior parte delas fica no celular, no cartão de memória da câmera, no computador, disco externo ou pendrive.
Até aí, tudo bem. Mas cada vez mais a gente usa a câmera dos smartphones. Eles estão sempre com a gente. E foi assim que consegui perder mais de 600 fotos, justamente da viagem à Budapeste, uma das cidades mais fotogênicas em que eu já estive. Momentos que não pude recuperar. Como eu perdi? Exatamente na hora de transferir as fotos do celular para o pen drive, via computador. Quando a transferência acabou, elas tinham sumido do GalaxyNote2 e não estavam nem no computador, nem no pen drive. Desespero total!
Daí em diante minha paranóia de perder fotos aumentou proporcionalmente à quantidade delas. Porque (3 batidas na madeira, toc, toc, toc) perder o smatphone é sempre possível. Perder tudo que está dentro dele é 100 vezes pior!
Backup seguro para fotos do celular:
Eu resolvi meu problema tanto no GalaxyNote2 (Android) como no iphone5/iPad mini (iOS) com um simples aplicativo: Google+
É só baixar o aplicativo no GooglePlay ou na AppStore (se já tiver uma conta Gmail facilita, mas acho que todo mundo tem, né?)
E na tela seguinte, marcar a opção “Turn on Auto Backup”
Pronto! Daí em diante todas as fotos capturadas no iPhone ou no Android, estarão automaticamente salvas na sua página do G+ e só você terá acesso a elas.
As fotos ficam organizadas por data e é possível criar álbuns. E cada foto tem toda as informações, incluindo localização, se isso estiver habilitado no celular.
Na semana passada a Google anunciou várias melhorias nos recursos para o armazenar suas fotos. Já é possível encontrar uma foto por tema (praia, neve, etc) mesmo que não haja nenhuma tag. A edição de fotos também ficou muito mais fácil. Tem mais aqui.
Para as fotos da câmera não é automático, mas é só subir todas para sua página. Eu estou adorando a segurança de saber que as fotos estão todas lá organizadas, mas… só por via das dúvidas tenho um disco externo com cópia de todas.
Para quem tem iPhone e Mac Book ou iPhone e iPad ou os três, ainda existe o iCloud. Isso quer dizer que é só configurar o iCloud em todos os dispositivos, e as fotos capturadas pelo iPhone e pelo iPad, estarão automaticamente na nuvem e consequentemente acessível em todos os aparelhos.
Você tem alguma dica? Como você guarda suas fotos?
Mais Tecnologia para Viagem aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
E veja nossa página no Google+
Nossa!! Li isso na hora certa!!
Vou ver.
Gosto muito de seu blog. Me ajudou tanto em algumas etapas da viagem que resolvi experimentar e comecei um para compartilhar nossas aventuras. Espero um dia ajudar alguém assim como vc ajudou.
Agradeço a sua prima, Patrícia Blower por ter me “apresentado”a você!
Bjs
Que bom Márcia!
Excelente dica, obrigado. Abs!!
Nossa! Nem imagino perder as fotos de viagens! Tragédia total!! Boa ideia essa sua. As minhas estão num disco externo. Só imprimi algumas. Preciso me atualizar e usar esses recursos modernos, rsrs. Vou seguir a dica. Bj