Você chega na cidade, guia na mão, pontos turísticos marcados no mapa. Daí você pensa: como é que eu vou de um ponto ao outro? Ônibus e trams passam na sua frente, mas você não sabe como comprar o bilhete… fuen, fuen, fuen…
O transporte em Bordeaux é extremamente bem resolvido, e uma vez sabendo como fazer, um mundo de inúmeras possibilidades e total independência se abriu para nós. Nada de táxi!
Basicamente, só andamos de tram, que para o turista é mais do que suficiente. Mas também há 65 linhas de ônibus e mini-ônibus que vão onde os trams não passam, como por exemplo, as estreitas ruas do centro medieval.
Comprando os tickets de transporte em Bordeaux
Para viajar nos trams, é preciso comprar o Tickarte – o bilhete de transporte, nas máquinas de auto-atendimento, que ficam ao lado de todo e qualquer “ponto de tram”. Também são vendidos em vários Tabacs pela cidade. Nas máquinas é preciso escolher que tipo de ticket a gente quer.
O 1 trip (1 voyage) serve para viajar uma hora a partir do momento que o bilhete for validado. Isso quer dizer que a gente pode mudar de linha com o mesmo bilhete dentro desse período. Ainda há o de 5 e 10 viagens.
Com o 1day, pode-se viajar quantas vezes quizer em todos os meios de transporte da cidade durante um dia inteiro.
É fácil comprar nas máquinas, mas tem uma pegadinha, que só descobrimos depois de algumas compras. 🙂
Primeiro a gente escolhe o bilhete que quer, depois a quantidade, girando essa roda em volta do botão verde, e depois aperta o botão para validar. Aí é só depositar as moedas e o bilhete que você escolheu sai da máquina. Quando entrar no tram, tem que validar no leitor amarelo que fica bem ao lado da porta do tram. Os bilhetes também servem para os ônibus.
No último dia na cidade, compramos o bilhete válido para o dia inteiro. Fomos até os pontos finais de todas as linhas, fazendo um citytour e descansando um pouco as pernocas, conhecendo a cidade inteira.
São 3 linhas de tram.
Como estávamos hospedadas bem em frente à Gare St Jean, usamos muito a linha C, que sai da estação de trem, passa em frente à Place de la Bourse, e em Quinconces, bem no centro comercial da cidade, e vai até Les Aubes. Em Quinconces está o Office de Tourisme de Bordeaux, onde agendamos o passeio aos vinhedos, o passeio de mini-trem pela cidade e centro medieval, e a degustação/aula de queijos e vinhos.
A linha B passa no centro antigo e a linha A atravessa o rio Garonne e para um passeio até a outra margem. A vista da cidade é linda e tem a Pont de Pierre como protagonista. Mas também é possível atravessar a ponte a pé.
Para ficar mais fácil ainda, só com o aplicativo para iPhone e Android – InfoTBC app.
Leia o post: Chegando em Bordeaux
Nós ficamos no Hotel du Faisin e adoramos. Mas Bordeaux tem muito mais hotéis, claro! Na página Booking.com você vai encontrar um para chamar de seu.
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
E veja nossa página no Google+
Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Alguma dúvida? Aos comentários, por favor. 🙂
Preciso.
Sigam as dicas e o caminho pela cidade será tranquilo!
obrigada Marcia!
Pingback: Bordeaux, um passeio de trenzinho
Que delícia acompanhar você!!!
Amei!!!