Como o Google Maps pode ajudar na sua viagem

Hoje uma leitora querida, blogueira e amiga vai viajar! Aqui vai uma pequena ajuda com todo o carinho, que eu acho pode ajudar muitos outros viajantes a economizar tempo, tão precioso durante uma viagem.

Uma das sensações que mais gosto na vida é chegar numa cidade desconhecida e ter um monte de lugares novos para conhecer. Mas sempre dá aquele frio na barriga! Como chegar? Que transporte pegar? Quanto tempo gasto do hotel até o aeroporto? Ah… a santa tecnologia vai te ajudar. Eu sempre digo que com meu smartfone e meu cartão de crédito posso ir à Marte 🙂 Sim, é preciso ter conexão à internet mas não necessariamente o tempo todo.

Como usar o Google Maps?

O Google Maps é minha babá quando viajo ( e quando estou no Brasil também). Seja na fase de planejamento ou “in loco”. Uso para escolher hotel, ver a cara da rua e das redondezas, marcar os pontos que quero conhecer, escolher o melhor meio de transporte de A para B,  marcar as estações de metrô e trem, calcular o tempo que vou gastar, achar restaurantes ou fast foods (banheiros!) nas redondezas, supermercados e lojas. Enfim, quase tudo!

Como marcar os pontos no Google Maps?

Mesmo que a gente não tenha internet o tempo todo no celular, aproveite a Wifi quando estiver disponível e marque os pontos importantes, porque mesmo sem conexão depois é possível “ver” aonde você está e ir se guiando em direção ao ponto que você marcou.

Então vamos lá:

1-Abra o Google Maps e no campo Pesquise no Google Maps digite o nome do lugar ou o endereço.

Google Maps

2- Usando o exemplo de Notre Dame de Paris, clique no nome do lugar na parte de baixo da tela.

Goog;e Maps

3- Na tela que abrir, é só clicar em Salvar,  aí a estrelinha fica amarela e voilà! O lugar está marcado no seu Google Maps!

Google Maps

Antes de sair do hotel ou de algum lugar que tenha wifi, abra o aplicativo. Ele vai “te achar”,  mostrar onde você está (ponto azul) e depois mesmo off line, o Google Maps te acha pelo GPS, e você pode ir se guiando, embora os outros serviços não funcionem sem internet.

Como visualizar o trajeto, meio de transporte público ou tempo estimado de táxi

Na mesma tela onde a gente salva e marca o lugar, é só clicar na setinha dobrada – Trajeto

Google Maps

Na tela seguinte você precisa digitar um ponto de partida. Seu local é exatamente onde você está. Ou então digite um outro endereço.

Google Maps - Trajeto

Ponto de partida e chegada definidos,  na próxima tela é preciso escolher uma opção: carro, transporte público, a pé, táxi ou bicicleta.

Google Maps - Trajeto

Para ir a pé, clique no “homezinho”.

Google Maps - Trajeto a pé

Clicando no “trenzinho“, na tela seguinte aparecerão as opções de transporte público.

Google Maps - Transporte Público Screenshot_2016-05-14-12-54-51

 

 

Clique em uma das opções e siga as instruções. Se for ficar off-line, faça um screenshot (captura da tela) para ter acesso às informações sem internet.

Google Maps - Transporte Público

Caso tenha um chip local com conexão à internet, e quiser ser literalmente guiado pelo aplicativo, com vozinha e tudo, igualzinho ao GPS usado nos carros, é só clicar na seta branca, mas é preciso estar no local de partida.

Google Maps - guia GPS

Agora fala a verdade? Não é uma mãozona na roda?

Considerando que eu não tenho o menor senso de direção e que sou capaz de girar em torno do meu próprio eixo sem conseguir descobrir para onde andar, o Google Maps foi minha libertação. Isso não invalida os cuidados normais. Ter sempre o nome e endereço do hotel escritos num papel. Em caso de necessidade, pedir informações para voltar e até mostrar para o taxista, sem precisar se virar numa língua estrangeira.

 

Procurando hotéis para sua próxima viagem? Tem aqui no Booking.com

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebookwww.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

Para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

Não se esqueça do seguro de viagem! Faz a cotação aqui. Leitor do blog tem desconto:

Mondial
 
Pesquise e encontre seu hotel:

3 comentários em “Como o Google Maps pode ajudar na sua viagem

  1. Boa noite, Celina,

    Para começar… estou me sentindo “a tal”…!

    Muito, muito útil! Na verdade, eu já fazia parte dos procedimentos, mas não estava a par do que se pode conseguir off line.

    Muito obrigada! Um beijo!

    Lena

  2. Essa tal de tecnologia é mesmo uma ” mão na roda”! Pra quem vai “turistar” e precisa ganhar tempo é uma maravilha! Amei o post Cel, vai me ajudar muito!
    Abç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.