Qual lado é mais bonito? O Argentino ou o Brasileiro? Você certamente já ouviu essa pergunta em se tratanto das Cataratas do Iguaçú. Para mim o melhor foi visitar os dois lados e não precisar escolher. É claro que são diferentes, e por isso mesmo oferem visuais distintos, cada qual com sua espetacular beleza e energia.
Fomos ao Parque Nacional Iguazu (do lado argentino se escreve assim) pela manhã. E recomendo muito esse horário, pois num dia de sol, 26 graus, já foi um calorão. Como foi o único passeio que fizemos por conta própria, pegamos um táxi em frente ao hotel. E lógico, passamos pela ponte entre Brasil e Argentina, e pela fronteira, onde nos foi pedido um documento de identificação (carteira de identidade ou de motorista ou ainda o passaporte), e alguns metros à frente há um posto de câmbio onde trocamos reais por pesos argentinos. A entrada do parque custa 90 pesos e é bom trocar mais alguns porque uma inocente água mineral custa $10(pesos argentinos).
Depois da entrada, há algumas lojas de souvenirs, onde comprar um chapéu é um ótima idéia, pois a caminhada até a Garganta é um tanto longa e ao ar livre. E você vai encontrar muitos quatis (mansinhos) pelo caminho, circulando livremente pelo parque.
Aí temos que pegar um trenzinho simpático para chegar à estação onde começam as passarelas.
O trem chega e para de meia em meia hora. Se tiver que esperar, não há problemas pois o lugar é lindo.
E quando você menos espera o trem chega e eu já empolgadíssima com a aventura.
E vamos passando pelo parque, num passeio até bucólico. Por entre a vegetação…
E quando a gente vê, está diante das passarelas que vão nos levar a ela: a Garganta del Diablo! Daí por diante, são quase dois quilômetros de passarelas atravessando o rio. Para quem tem algum tipo de dificuldade para caminhar, não há problemas, pois há cadeiras de rodas disponíveis, sem custo algum. E as passarelas são largas e totalmente seguras.
Em momentos sobre o rio, outros por dentro da mata. E o barulho de água, de muita água, começa a aumentar. De repente a primeira visão. Para compreender melhor, as Cataratas do Iguaçú são compostas por 273 quedas, com até 83m de altura. A Garganta do Diabo é o ponto de maior vazão, tem o formato de uma ferradura ou de um U.
É como se estivéssemos indo dar um salto no meio dessa descomunal cachoeira.
Seguindo a passarela a gente chega nesse observatório, e é quase como estar dentro da Garganta do Diabo. Na fota abaixo, do lado esquerdo, dá para ver até onde a passarela vai!
A gente chega tão perto e é tanta energia, tanta água!
É essa visão “de cima”, a diferença do lado argentino. Mais de 80 % das quedas estão desse lado, mas a visão panorâmica das quedas, é do lado brasileiro. Assim, cada qual tem sua emoção.
É muita energia! Nessa hora já estamos meio encharcados. E num dia de calor é quase um bálsamo!
Banhados pela garoa que “chove” de baixo para cima, a gente volta pela mesma passarela. Nesse passeio podemos emendar uma esticadinha à Triplice Fronteira vista do lado argentino.
A sensação deliciosa de poder “ver” três países sem estar navegando no GoogleMaps, é aqui!
Ver encontro dos Rios Paraná e Iguaçú. À esquerda o Paraguai, e à direita o Brasil, com os pés na Argentina. Vai dizer que não é sair da rotina?
Cada uma num marco. Três países assim de uma vez só. Na volta, mais uma fronteira. Brasil e Argentina.
Quantas vezes a gente pode estar assim, entre um país e outro… Você já esteve, com um pé lá e outro cá? Conta pra gente aí nos comentários!
Belas fotos! Estou indo em julho e valeu pelas dicas!!!! Gostei
Fico feliz Kadu! Obrigada pela visita e tenho certeza que você vai adorar!
Nossa é muito gratificante ver a alegria das pessoas quem vem visitar a nossa cidade, Foz do Iguacu.
Porque por vcs terem estado nas cataratas por um tempo ja deixou vcs tao feliz assim…imagina eu…que moro aqui e trabalho como guia nestes magnificos lugares abencoado por DEUS.
Sempre que puder volte e venha nos visitar mais vezes….sera nossa honra ter vcs conosco?
Quanta emoção, Cel! E essa energia é muito boa, recarrega as nossas “baterias” !
Já senti algo parecido na Tríplice fronteira entre a Suíça, Alemanha e França, na região da Basiléia.
Mas essa vista das cataratas me deixou doidinha pra ir ver de perto.
Você está radiante na foto!
Bjs
Querida, que saudades!
Adorei sua foto na garganta do diabo! Reflete bem sua alegria e sua energia!
beijinhos
Que bom ver o Brasil no blog, eu acompanho faz tempo. Adoro! E está ficando cada vez melhor. As fotos continuam lindas. Viajo com você. Parabéns !