Devo confessar. Sempre gostei de um busum. Desde que fui autorizada a andar sozinha, lá pelos meus 12 anos, que um bom ônibus, significava uma certa liberdade, só comparada a de dirigir meu próprio carro, com o som nas alturas. Aqui em Londres eu simplesmente adoro. Tá bom, eu sei que de metrô é mais rápido, mas nada como um ponto de ônibus, para se ter a exata noção do dia a dia (também adoro um supermercado) de uma cidade. Além disso, a gente vai conhecendo recantos escondidos, paisagens e cenas que ficam escondidas quando se está no metrô. Sem falar, o sobe, sobe, sobe, anda, anda, anda… Meu maior tesouro, é um mapa da cidade com praticamente todas as linhas de ônibus. Posso demorar um dia inteiro fazendo conexões exdrúxulas, indo para o norte para chegar ao sul, mas sempre vou conhecer novas ruas e ver cenas diferentes.
No busum, eu pratico o voyage voyeur (ou people watching). Fico observando as pessoas que sobem, as mães com carrinho, as senhorinhas com compras, os que tem 3 celulares, os que não param de falar, os que dormem, os bebuns, os imigrantes e turistas. E meu lado carrapato a serviço do fato aflora e vou fotografando flagrantes da cidade.
Além disso, os ônibus daqui, mais que os dois andares, tem a voz zensual de uma mulher que por mais chinfrim que seja o destino, anuncia alegremente, para onde o bus está indo e qual a próxima parada. Antes de sair de casa, entro no site do Transport for London e verifico quais ônibus passam por onde quero ir. Com o Oister carregado, não tem erro.
A gente pode carregar o Oister de várias maneiras.
As que eu mais uso são essas.
Pay as You Go = é como um cartão pré-pago. Carrega-se o cartão com uma determinada quantia, e o sistema, calcula e debita do seu cartão a menor tarifa para aquela viagem.
Pay as you go + Season Tickets = é uma combinação interessante. Se a gente usa mais um determinado tipo de transporte, pode-se carregar o Oister com uma determinada quantia e comprar um passe semanal ou mensal para ônibus ou ônibus e metrô. Com o season ticket pode-se viajar quantas vezes quiser, no(s) meio(s) de transporte(s) escolhido (s) e com a quantia em dinheiro, pode-se viajar num outro meio de transporte, incuindo os barcos que navegam no Tamisa.
O que eu tenho feito é carregar meu Oister com um passe semanal para ônibus + uma graninha para um eventual metrô.
Muito bom!!!! Lindas fotos!!!!
beijocas e curta muuuuiiiito!!!!