Se eu tivesse apenas um dia em Budapeste, a Citadella e a região do Castelo, seriam as minhas escolhas para visitar. Nesses pontos turísticos mais do que imperdíveis, além de conhecer lugares históricos, a gente tem uma vista maravilhosa. Eu fui no ônibus turístico, mas é facil chegar lá, atravessando a Ponte das Correntes e pegando o funicular.
O Castelo de Buda
O rei Bela IV da Hungria, começou a construir a primeira residência real de Buda, no topo de uma colina, 170 metros acima do Rio Danúbio. Em plena idade média, no século XII, a cidade foi se desenvolvendo em torno do castelo.
Mas o castelo que vemos hoje, (Budai Vár) começou a ser construído no século XIV, pelo Duque de Eslavonia, irmão mais novo do rei Luis I da Hungria. E o rei Sigismund, na Idade Média tardia, aumentou a construção e as fortificações para mostrar seu poder aos outros reis da Europa.
E como o rei Sigismund teve um longo reinado, o castelo acabou sendo o maior castelo gótico no final da Idade Média. E provavelmente com a vista mais bonita!
Chegar ao Castelo de Buda (num dia de céu mais ou menos azul) é uma experiência inesquecível. A primeira visão é da Ponte das Correntes sobre o Danúbio. O castelo é voltado para o rio.
O Castelo de Buda foi defendido até a morte durante o cerco a Budapeste em fevereiro de 1945. Mas… 90% dos soldados morreram pelas ruas de Buda, e o episódio entrou para a história como a pior catástrofe militar da história da Hungria e do castelo restaram ruínas.
Hoje, restaurado, o Castelo abriga o Museu da História de Budapeste e a Galeria Nacional Húngara. E também tem direito à troca da Guarda.
A parte de trás do Castelo também deve ser visitada. A beleza está nos detalhes.
Daqui, parti para a Igreja de São Mathias e para o Bastião dos Pescadores, que ficam na região do castelo e mais vistas se descortinaram. Mas isso fica para outro post!
Hotéis em Budapeste? Encontre e reserve aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
Quanto tempo você ficou no Castelo ?
Fiquei mais ou menos três horas na região do castelo.
Cel, que saudade de acompanhar suas andanças! Vc comeu por aí fatia húngara? Bjs
Quem sabe eu consigo enfrentar o frio da primavera! (rs) Seria ótimo, adoraria ir com você!
Nossa! Eu fui lá e não visitei o Castelo!!! Só o vi por fora, não havia troca de guarda e não era aberto a visitação… e não estava nada restaurado… minha ida foi muito rápida. Vi tudo por alto, em dois dias incompletos, numa época em que Hungria ainda pertencia à União Soviética… descobrindo o que era pelas poucas informações que eu já tinha levado daqui, de uma amiga que era húngara e não podia entrar no país, na época, senão, não poderia mais sair…. tempos bem difíceis para se visitar esses lugares…
Mas você tem razão… se eu tivesse de escolher um dia em Budapeste, passaria ali, se fosse possível.
Quando fui, a comunicação era péssima, o serviço turístico praticamente não existia (não encontrei ninguém que falasse outra língua que não fosse o russo…) e andar por lá era bem difícil.
Adorei ver pelos seus olhos!
Me deu vontade de voltar
beijinhos e obrigada!!!
Pois foi você que me deu o empurrão inicial para conecer. E eu voltaria com você! Essa cidade merece muitas visitas. E de preferência na primavera, com toda a paisagem mais colorida.
bjs