Para começar vamos entender: der Reichstag é o prédio onde o der Bundestag (parlamento) se reúne. Na primeira vez que estive em Berlim não consegui conhecer o domo de vidro do Reichstag porque é necessário fazer um cadastro e um agendamento para a visita. Então foi a primeira coisa que fiz quando planejei a segunda viagem para Berlim.
Agendar a visita é obrigatório, mas não se paga nada. É só acessar o site Deutscher Bundestag, clicar em Online Resgistration, escolher a opção de interesse, preencher o formulário e aguardar. Pouco depois a gente recebe por email a confirmação do dia e horário agendados. É só imprimir e mostrar na hora da visita. No dia em que fomos tinha uma fila pequena na entrada e foi muito rápido.
Depois a gente passa pelos procedimentos de segurança, recebe o audio guia e como quase tudo em Berlim, todo o movimento é organizado de forma prática.
Agora um pouco de história… Em 1882 foi feito um concurso entre 200 arquitetos para escolher o projeto do prédio. A construção em estilo Neo-Barroco finalmente começou e levou dez anos para ficar pronto. Em 1933, já no período nazista, o prédio pegou fogo, em “circunstâncias não esclarecidas”, o que serviu de desculpa para os Nazistas cancelarem vários direitos constitucionais. Depois da Segunda Guerra, assim como a maioria das construções, o Reichstag estava em ruínas. E durante a Guerra Fria, o prédio ficava em Berlim Ocidental mas… há poucos metros da fronteira com Berlim Oriental. Daí, quando construíram o Muro, ele passava bem atrás da construção. Além disso, a Reichstag não tinha nenhuma utilidade, uma vez que o governo da Alemanha Ocidental foi para a cidade de Bonn durante todo o período da Guerra Fria.
Depois da reunificação da Alemanha em 1990 é que decidiram que o governo voltaria a Berlim. E como tudo na cidade, houve uma monstruosa reconstrução do Reichstag. A cúpula de vidro não é só esteticamente linda. Um sistema de espelhos reflete a luz natural para o interior da construção.
A visita é super organizada. A gente vai subindo pela rampa em espiral e em cada ponto em que passamos, o audio guia faz automaticamente alguma referência. Não tem tumulto. Subimos por um lado, descemos pelo outro. No terraço, 360° de vistas de Berlim.
Dicas:
1) Se você tem datas específicas para sua estadia em Berlim é melhor reservar com uma certa antecedência. der Reichstag é o segundo ponto mais visitado de Berlim.
2) Mesmo na primavera, dependendo do horário é bom levar um casaco. Quando chegamos estava ventando e fazia bastante frio.
3) O Reichstag fica a 500 m do Portão de Brandemburgo. É fácil combinar essa visita com um passeio pelo Tiergarten, Memorial ao Judeus mortos na guerra, e com fotos do Portão.
O Meininger Berlin Mitte é meu “canto” em Berlim. Reservas aqui.
Mais posts sobre Berlim aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
Para pesquisar mais hotéis, use o Booking:
Ah! não esqueça do seguro viagem! Leitor do blog tem desconto. Faça a cotação aqui:
SAUDADES!!!!!!