Quem é fã de Harry Potter sabe: a visita à Livraria Lello & Irmão, que fica no centro histórico do Porto é obrigatória. E mesmo quem nem é tão fâ assim, quer conhecer. É ponto turístico dos mais procurados na cidade do Porto.
É conhecida como uma das mais bonitas livrarias do mundo. Mas ficou famosa mesmo por causa do querido bruxinho, Harry Potter. Ou melhor, porque a fantástica arquiterura, inspirou J. K Roling, autora da saga e criadora do personagem. Encurtando a história, a livraria foi catapultada a ponto turístico, do tipo imperdível e disputadíssimo!
A solução encontrada pela livraria foi cobrar ingresso e controlar a quantidade de turistas. O ingresso é comprado na loja da esquina, e o valor pode ser descontado na compra de um livro ou lembrança. E sim, senhoras e senhores! “Habemos” fila!
Visitamos a Livraria Lello no início de novembro, em tese, fora da grande temporada, e enfrentamos uma fila considerável, debaixo de chuva. Uma vez dentro do estabelecimento, cheguei à conclusão de que além de ingresso, seria necessário também a venda de senhas para fotos. Na era no “não basta viver, tem que fotografar e postar” fica difícil apreciar o lugar na paz condizente com uma livraria.
Assim que entramos pensei que seria impossível me movimentar. Nos esprememos entre mocinhas sorridentes fazendo o sinal de vitória para selfies intermináveis, mães e seus filhotes tentando um lugar central na escada (o lugar mais difícil, quase um troféu!) e jovens do mundo todo querendo o melhor ângulo para o click perfeito.
Mas conseguimos alguns momentos de alguma tranquilidade. Percebi que muita gente só entra para tirar foto na fantástica escada, e não se dão ao trabalho de um olhar mais atento aos detalhes que fazerm dessa livraria uma jóia. O vitral do teto, por exemplo…
A beleza das curvas e dos desenhos da escada, talvez?
Escada que é exatamente o objetivo das fotos da grande maioria. Livros? Ah, sim ainda é possível encontrar livros na livraria. A coleção completa de Harry Potter, livros sobre Portugal, sobre o Porto, e sobre o vinho do Porto, entre tantos e tantos outros.
E antes que me perguntem se a visita vale a pena. Sim se não for perder metade do dia na fila. Acho que certamente perdeu a paz que J.K. Roling procurava no lugar quando frequentava a livraria. Mas a magia e a beleza ainda estão por lá. É só ter paciência, esperar um tantinho, que entre as levas de gente dá até para tirar uma foto, mesmo sem muito ângulo.
Primeiro hotel que ficamos no Porto: iStay Porto Centro
Hotéis testados e aprovados aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
Para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
Nossa… é realmente uma visita imperdível. Imagino (se for um dia possível, outra vez), o que seria ler tranquilamente na inebriante beleza do lugar!!!
Quem sabe, um dia, eu volte ao Porto, para conhecê-la.
beijinhos, parabéns, mais uma vez!
Ai!!!! Até foto!!!!! Bem legal!