O inverno definitivamente chegou. As temperaturas despencaram para abaixo de zero. E é Natal… trá-lá-lá! Não há como negar quando essa época se instala por aqui. E quando digo aqui, digo Europa de um modo geral. O Natal por estas bandas é assunto sério!
Em Londres, toma conta de todos os cantos. Nas estações de metrô, corais cantam a plenos pulmões, músicas natalinas enquanto empunham baldinhos para angariar donativos.. Nos supermercados, impossível esquecer que a data está chegando. Além da trilha sonora, todo o tipo de comida típica já está nas prateleiras. Narizes e chifres de rena, além de coroas douradas de papelão, são ostentados sem o menor pudor por todo mundo que sai de uma comemoração de fim de ano. Nas ruas, um festival feérico de luzes, anuncia a data.
E nas High Streets o Natal se mostra da forma mais linda.
As vitrines? São puro deleite. Na Selfridges, todas são cuidadosamente decoradas. E rola até um engarrafamento de gente querendo fotografar.
Mas não são assim tão “animadas” como as das Galeries Laffayete em Paris, o que não impede do povo todo querer uma lembrança do visual.
E é nos Christmas Markets que a coisa toda toma a proporção européia. Não são os mais bonitos da Europa, mas são tradicionais, todo mundo vai e são bem legais de visitar. Eu adoro! O maior é Winter Wonderland em Hyde Park. Quando estivemos lá, Winter Wonderland honrou seu nome. Estava mega frio e o fog quase não nos deixou tirar fotos.
Há de tudo… Muita, mas muita coisa para comprar, é claro! De enfeites de árvore a luvas e gorros, objetos absolutamente desnecessários mas terrivelmente encantadores, todo o tipo de guloseimas e bombas calóricas, obviamente acompanhadas de cervejas, vinhos quentes, etc . Devo confessar que o fish and chips que comi na feira ainda está entre os melhores da minha vida (e talvez ainda esteja no meu quadril, junto com aquele Donut gigante).
Quer mais? Pois ainda tem rinque de patinação no National History Museum, cujo prédio é minha paixão. Fica ao lado do Victoria&Albert e é de noite que fica mais lindo!
E euzinha que não sou assim nem tão fã de Natal, não posso negar que por aqui, tudo isso faz muito mais sentido. Quando era pequena eu realmente não conseguia entender aquele Papai Noel todo coberto, suando feito louco, sentado numa cadeira de veludo, cercado por pinheirinhos cheios de algodão! Chaminé e neve eram absolutamente desconhecidas da minha pessoa. E só muito tempo depois que fui entender quem era realmente o aniversariante. De qualquer forma, é uma época de festa. Dizem que é uma data que se leva 365 dias para pagar e emagrecer. E você? É da turma que adora a data ou não consegue nem ouvir falar?
Amo de paixão Londres, meu sonho é voltar a essa linda cidade.
Vc mora ai meio ano?
tem algum post contando porque vc mora ai meio ano, muito curiosa pra conhecer sua história 🙂
depois isso é feio eu sei mas, amo tanto Londres que tudo me encanta todas as histórias tudo sobre viajantes e tudo sobre as pessoas e a cidade. Amei seu blog
Oi Joseane, meu filho mora aqui. Comecei vindo visitá-lo e cada vez oitava mais tempo. Foi natural…
Muito obrigado por responder 🙂
Londres eu amo, amo
De nada querida! Comentários são o “bate e volta” de um blog. Responder é simplesmente dizer obrigada pela visita! volte sempre
Cel, gosto das comidinhas, mas o apelo comercial e o consumo exagerado me incomoda.
Adoro o Natal! Pena que nessa época nunca possa viajar, pois trabalho com comércio (loja de presentes). Então, “vejo” os natais encantados pelo mundo através dos outros. Obrigada por compartilhar conosco!