Foram 10 dias de muita ação, locomoção e navegação na internet durante essa viagem à França. De Londres à Paris pelo Eurostar – de Paris a Tours de trem Intercité . De Tours a Amboise alugamos um carro, um Pegeot 107 – lindamente roxo … e passeamos muito pelo Vale do Loire, indo para a próxima cidade que visitamos: Blois. De Blois, voltamos a Paris novamente de Intercité e finalmente de Paris a Londres, outra vez pelo Eurostar.
Nosso carrinho pequeninho e roxo em Amboise diante do Château Clos Lucé-Amboise (onde Leonardo da Vinci passou os últimos dias de sua vida).
Gare du Nord Paris.
E para que tudo isso sempre desse certo, precisávamos a todo o tempo checar horários e informações, roteiros e distâncias dos deslocamentos, e lógico, compartilhar com os amigos (e o mundo…) todas as paisagens, castelos e até mesmo um intervalo entre queijos e vinhos, através de imagens. Para isso, contei com a colaboração de um fiel companheiro : meu smartphone (e claro, um carregador portátil). Assim que chegamos a Paris, minha primeira preocupação depois do check in no hotel, foi procurar o chip para ter acesso à internet.
Diferente de Londres, encontrar esse pedacinho de plástico, foi um pouco mais complicado. Até onde eu consegui pesquisar, a operadora que oferece o serviço pré-pago mais simples é a Bouygues Telecom, que tem lojas físicas, chamadas Club Bouygues, espalhadas por toda a cidade. Para encurtar o assunto, se você quer ter internet no celular na França, o mais simples é comprar um chip pré-pago dessa operadora e carregá-lo conforme o tempo que for ficar no país
Procurei por uma loja física no site da operadora e o mais perto do nosso hotel era o Club Bouygues Telecom da Rue de Rivoli (não há como não passar por ela estando em Paris). Mas… a loja é microscópica, e o atendimento deixa a desejar. Se estiver com pressa, esqueça. Sabe a Champs Elysées? Aquela avenida linda onde está o Arco do Triunfo? Pois agora ela tem mais uma atração para quem não fica sem conexão: uma loja com atendimento impecável da Bouygues Telecom, onde comprei o chip – que lá se chama carte sim pré-payée. Ok, não fica exatamente na Champs Elysées, e sim numa transversal, a Rue Bouétie, a rua do Monoprix. Foi preciso apresentar o passaporte, assinar um documento, e a própria atendente fez o setup para mim.
A loja da foto fica no Boulevard St Germain-de-Près.
E por 10 euros e mais 10 de crédito, eu teria internet rápida na palma da minha mão. Teria… usando o smartphone o dia inteiro, inclusive como GPS, precisei recarrgar depois de 5 dias, em Tours. Para recarregar é só procurar uma loja da propria operadora ou um Tabac, fácil de encontrar em qualquer cidade, onde vendem além de cigarros, créditos para celular. Você recebe um papel com um código, liga para a operadora e insere os números. Não é possível recarregar pelo site, pois é preciso o cartão de crédito seja francês.
Atualização: nesta última viagem à Paris, em maio/2015, a melhor opção foi um chip pré-pago exclusivo para internet, sem direito a chamadas, também da Bouygues Telecom. 10 euros por 48 horas. Excelente!
Aplicativos para aproveitar Paris:
RATP SUBWAY PARIS
É o fabuloso transporte público de Paris, todinho no celular: mapas de metrô, de ônibus e aquela ajuda para saber como chegar aonde você quer.
PARIS METRO, TRAIN, BUS
São os mesmos mapas do RATP, mas que ficam disponíveis off line.
E você? Tem alguma dica sobre Paris ou a França para compartilhar? Conta aqui nos coméntários!
Para ler os post sobre a viagem de trem pela França, aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
Para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
E veja nossa página no Google+
Vou a França no inicio de Outubro e fico 5 dias em Paris e cinco em Provence, estou procurando informações , como é a primeira vez na Europa, estou lendo tudo que posso e amei seu blog e suas dicas. Parabéns pela disponibilidade em passar informações !!!!
Olá Salete!
Que bom que está ajudando! A primeira vez é mesmo uma emoção!
*rooming da minha operadora Brasileira
Oi Celina, achei muito boa a dica de compra de chip. Se comprar ele da Lebara, que parece ser mais fácil de encontrar, é fácil a configuração no celular? Vou para Paris em Junho, meu inglês é básico do básico, e estou preocupada de não conseguir internet. Se eu usar o rooming da operadora será que é muito caro, alguém já usou que possa me dar uma luz.
Abraço,
Vanessa
Oi Vanessa,
Desculpe a demora em responder. Também estou viajando e quase não paro quieta, hehehe! O chip da Lebara é fácil de encontrar sim. Mas para ativá-lo e ele começar a funcionar no celular, tem que ir no site: http://www.lebara.fr/ que tem uma página em inglês. Se eu fosse vc nem arriscava o rooming da sua operadora. Minha prima usou na nossa penúltima viagem e levou um susto enorme, quando meses depois começaram a chegar as contas exorbitantes! É mais seguro o chip local, já que pelo menos você sabe quanto está gastando.
Abços!
Oi Celina,
Muito obrigada pela dica, falo pouco inglês e nada de francês, então internet fundamental.
Abraço
Oi Vanessa, viajei na base da internet para Itália e Hungria do mesmo jeito. Eu sou fã da independência que a internet dá pra gente! E aqui ela funciona!!!
Olá, Celina,
tudo bem?
Gostaria de saber se esse chip que vc sugeriu para internet também pode ser usado para ligações. É que iremos provavelmente nos hospedar no AirBnB no interior da França e acredito que precisaremos atualizar os horários de chegadas com nossos anfitriões, já que é um roteiro com bastante flexibilidade. Acredito que não iremos usar muito nem a internet nem as ligações locais, mas o chip será imprescindível para essas pequenas coisinhas. Temos GPS para o carro já.
Uma outra dúvida: é fácil de se comunicar em inglês para esses pequenos atendimentos? Ou os franceses nos olham com muita má vontade?
Obrigada!
Olá Ilana!
Sim, esse chip funciona para ligações. Agora também está disponível o chip da Lebara, é mais barato e você pode comprar em qualquer loja de revistas Relay (tem no aeroporto e em todas as estações de trem).
Qto ao inglês, já vi várias reações. Mas acho que a “má vontade” e apenas pela falta de um “Bonjour” que é praticamente obrigatório para começar qualquer diálogo em qualquer situação. Comece com um bonjour (pronuncia-se bonjur) e depois fale em inglês que não sabe falar francês. E nunca se esqueça de um Merci no final! É essa a cultura e pessoalmente acho maravilhosa a educação na Europa. Aqui no Reino Unido é assim também.
Boa viagem!!
Vejo que seu post e de 2012. Estou indo mes que vem Celina, sera que alguem tem uma informação mais atualizada sobre um chip para iPhone, preço e tals? So queria para usar GPS no meio da rua mesmo…. Primeira vez em Paris. De tal lugar para tal lugar pra mim é fundamental 🙂
Oi Priscila!
Estive agora em Novembro e passei 20 dias na França. Primeiro comprei o Chip da Bouygues, como expliquei nesse post. O problema é que a franquia de internet acabou rapidinho, e também só usava para ver o maps e encontrar a linha de ônibus. Depois testei a Orange, com 15 euros de crédito para usar a internet e foi a mesma coisa. Usei toda a internet em menos de três dias. Continuo preferindo a Bouygues. O chip vem pré-cortado, ou seja, já vem no tamanho do chip do Iphone, mas pode ser usado nos Androids com o adaptador.
Olá Celina e Priscila,
No site da Lina tem o post abaixo falando sobre o Lebara.
Usei esse chip em 2012 em Londres, mas só para voz. Foi muito bom e barato, só não sei como funciona para dados.
http://www.conexaoparis.com.br/2014/03/19/solucao-para-celular-habilitado-e-conexao-internet-em-paris/
Obrigada Rosana! Eu usei o Lebara também.
Olá! Sabe dizer se no Aeroporto de Orly não vende esse chip?
Obrigada!!
Acho que não Aline. Estou na França e esse chip não é assim tão fácul de encobtrar fora das lojas Bouyigues Telecom.
Olá Celina,
Desejo agradecer a dica da loja da da Bouygues Telecom, a da na Champs Elysées. Realmente o atendimento foi excelente, eles instalaram o chip e configuraram meu aparelho. Muito obrigado.
Que ótimo, Marcel! fico super feliz que tenha sido útil e que o serviço continue nota 10! Obrigado pelo retorno!
Meu probleminha básico é que o meu é micro chip. Nâo encontrei em Buenos Aires. Será que seria fácil lá?
Estou pensando em passar uma temporadinha (ap alugado) em Paria este ano… assim, vou precisar muiiiito de suas dicas.
beijinhos
lali
Tem sim, Eulália! O chip que eu comprei já vem pré cortado, Você pode usá-lo com chip ou micro chip! Prático e funcional!
Celina!! Você realmente pensou em tudo!
É porque conexão é tudo!!! bjs
Que maravilha!
Adorei o roxinho!!! Vou pensar na dica…
Sera se eu axo essa loja aberta dia 31/12 ou dia 1/01? Serve p iPad tbm?
Oi Themis,
Desculpa a demora em responder. Acho que dia 31 a loja deve estar aberta sim. Já no dia 1 de janeiro acho bem difícil. E sei que existe a opÇào para Ipad sim.
Boa Viagem!
nossa precisei tanto de uma informação como essa pra minha viagem pra Itália. excelente tópico! adorei! espero poder comprar um chip desses logo.. Love paris!
Evely,
Pois é! Na Itália eu comprei um chip como esse só que da TIM e funcionou perfeitamente todo o tempo que eu estive por lá!