A história dessa catedral é linda. E bem ao lado dela, grudadinho mesmo, está o Borough Market, e uma história quase tão antiga quanto a da catedral dedicada a St Marie Overy , uma carinhosa abreviação de over the river – sobre o rio. Pois os dois ficam bem junto ao Thames e ao lado da London Bridge, no coração de Londres.
Os dois ficam meio escondidos, mas não é difícil encontrar. Ficam em frente à estação de trem e metrô London Bridge. É um dos passeios que eu mais adoro fazer em Londres.
Ir a Southwark Cathedral, ouvir o coro de meninos que parecem anjos cantando, e depois fazer um lanchinho no Borough Market. E para perder as calorias, uma caminhada pelo Bankside, às margens do rio Tâmisa, atravessar a Milleniun Bridge, de onde testemunhei fins de tarde magníficos!
Borough Market
Desde de 1014 que esta parte da cidade atraía mercadores que vendiam grãos, peixe, e vegetais em geral. No século XIII esses mercadores foram transferidos para onde é hoje a Borough High Street. Hoje são mais de 100 stands, e a grande maioria planta, cria, enfim são pessoas que se envolvem em todo o processo e não só no comércio. E para estar ali, os comerciantes tem que passar por espécie de comissão que atesta o qualidade e procedência dos produtos. E é maravilhoso passear por entre tantos produtos, cores e aromas!
Tem de tudo! Pães artesanais, queijos, frutos de mar. Eu fiquei babando com o stand dos cogumelos, comestíveis é claro 🙂
E tem todos os tipos de vegetais, legumes, azeites aromatizados..
Geléias, bolos, doces, mel…
Mas prepare-se para de vez em quando ouvir um barulhão! São os trens passando literalmente em cima da sua cabeça já que parte do mercado fica embaixo de uma ponte. E para quem está turistando, a indicação é um sanduiche , cujo stand fica logo na entrada. A fila enorme já mostra que o “lanche” é famoso!
Além disso tem uma paella!!!! É só entrar na fila, pegar seu prato e conseguir um lugar para comer. E é por isso que os jardins da catedral ficam lotados, principalmente nos fins de semana.
Todo mundo alí degustando as iguarias, compradas bem alí do lado. É ou não é comer rezando?
Southwark Cathedral
A história dessa catedral remonta ao século VII, quando dizem, ali ficava uma comunidade de freiras. Oficialmente foi fundada em 1116 por cavaleiros Normandos. Não é uma construção enorme. Ao contrário, é um lugar extremamente aconchegante e parece que abraça a gente.
A catedral faz parte da Igreja Anglicana e o coral tem a tradição musical inglesa. É maravilhoso de ouvir e nesse ambiente a gente se teltransporta para outras épocas. Os vitrais são lindos! E eles oferecem até uma visita guiada.
Mas se depois de tudo isso, ainda quiser mais uma atração turística, atravesse a rua a vá conhecer The Shard!
Mas isso é assunto outro post!
Com certeza a expressão comer rezando foi inventada aí. Que maravilha de lugar, esses pães parecem mesmo deliciosos e os cogumelos hum. Com certeza passarei nesse mercado e na catedral ao lado quando for em Londres. Vc baba com os posts sobre o Canadá e nós com os da Europa 😉 Bjs
Ao vivo é um escândalo! O problema é decidir o que e onde se acomodar para comer!
SAboreei cada pedacinho do texto! E aguardo, ansiosa, a sobremesa!
beijos!