Highlands – Loch Ness e o monstro

Highlands -  Escócia

Nosso tour às Highlands aproximava-se do famoso Loch Ness! Chegamos a Fort Augustus, um vilarejo que fica na margem sudoeste do lago e todos a bordo estavam animadíssimos, conforme Martin, nosso guia, narrava as histórias do lugar.

Fort Augustus - Loch Ness - Highlands

Fort Augustus – Highlands

Uma cidadezinha de 600 habitantes  e um lago.! O lago mais famoso pelo suposto monstro do que por sua beleza ou dimensão.

Fort William_Highlands_Scotland

Lago Ness-Highlands-Escócia

Google Maps – Fort Augustus – Loch Ness

Olhando assim no Google Maps, Loch Ness não tem a forma tradicional de laguinho que a gente está acostumado. Isso é porque é um loch – um lago encaixado em uma falha geológica. No caso específico do Loch Ness, a falha de Great Glen (glen significa vale, tá?), sendo também o maior em terras escocêsas.  E para entender como o lago é enooooorrrrrrme, são de 56,4 km² , 37 km de comprimento e tem uma profundidade máxima de 226 metros. Fundo né? – O Mala de Rodinha também é cultura!

Nós  tínhamos um bom tempo para explorar o local. Quem nunca sonhou em conhecer o famoso lago e quem sabe, dar uma espiadinha no monstro?  O fato é que o vilarejo vive do turismo que a lenda vem gerando esse tempo todo. As primeiras menções ao “monstro” datam do século VII, mas foi em 1933 que um ginecologista inglês disse ter fotografado o “rapazinho”. A foto ficou conhecida como The Surgeon’s Photo.

Monstro do Lago Ness-Highlands

E lá fomos nós pela estrada afora..

camimho para Loch Ness-Higlands- scotland

 Até o  “grand moment” : ele! alí na nossa  frente!

Loch Ness_ Highlands- Escócia

Sabe quando a gente vai criando uma super expectativa? Ansiedade no volume máximo, coração aos pulos? Pois o visual não decepcionou. A tarde estava perfeita, as nuvens dando o tom perfeito, e eu mais uma vez disse para mim mesma: É… eu tô aqui!  É lindo mesmo!

Loch Ness-Highlands-Escócia

As águas do lago são escuras por causa da turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto, geralmente em regiões pantanosas) e gélidas por causa da latitude e da profundidade. Perfeito habitat para um monstro, certo?

Loch Ness-Highlands-Escócia

O lago é estreito em relação ao comprimento. Mesmo assim, os 1.500 metros de largura fazem dele uma imensidão!  E no seu litoral tem até castelos (obviamente devem ser assombrados). O Castelo de Urquhart já foi o maior castelo da Escócia e se destaca na paisagem.

Castelo de Urquhart_Loch Ness_Highlands_Escócia

Castelo de Urquhart

Em alguns momentos, todo aquele silêncio me provocava arrepios. Na realidade, era a febre que tinha voltado, mas eu estava tão feliz que nem me dei conta do meu estado deplorável!

Loch Ness-Highlands-Escócia

Mas e o Monstro? Estaria Nessie nos espreitando?

As teorias sobre o monstro são tão variadas quanto mirabolantes. Alguns dizem que o bicho é Plesiossauro, parente dos dinossauros que de alguma forma sobreviveu à extinção. Mas um outro grupo de cientistas  criou uma teoria: seria um  dinossauro parente do plesiossauro, que além de nunca ter sido documentado, possuía uma estrutura óssea diferente de seu suposto primo e o corpo adaptado a condições climáticas diferentes. Mas o que importa mesmo é que Nessie tornou esse lugar lindo, famoso no mundo inteiro e atraídos pela lenda, todos que vem até aqui não se decpcionam! Até porque, ele realmente está por lá! Nessie é uma gracinha! Patrícia até conseguiu fotografá-lo…

Nessie_ o monstro do Lago Ness

 E você? Acredita no monstro?

Próximo capítulo: Inverness, a capital das Highlands

Mais sobre a Escócia aqui.

Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha

Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire

E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins

E veja nossa página no Google+

Mais sobre Edimburgo? Aqui!

 

 

 

14 comentários em “Highlands – Loch Ness e o monstro

  1. Celina, boa noite!
    Gostaria de saber qual foi a empresa que voce comprou o tour para o lago Ness e Glenoe?
    Adorei suas dicas e comentarios! 🙂
    bjs

  2. Olá Celina, estamos com uma viagem de 15 dias a partir de 4 de setembro de 2015 para conhecer Inglaterra, Escócia e Irlanda. Quantos dias você acha que devemos deixar para cada local e qual seria a roupa ideal para esses dias e a que horas começa a escurecer neste mês?
    Obrigada pelas dicas, adorei as fotos e estou contando os dias para essa viagem.

    Abraço

  3. Oi Celina, tudo bem?

    Você acha que é tranquilo fazer esse passeio e visitar Inverness em janeiro? É significativa a diferença do frio de Londres? Obrigada!!

    • Olá Cristina,
      Janeiro costuma ser bem frio na Escócia. Fiz esse passeio em novembro e estava bem gelado. Se vc não é friorenta, basta estar com a roupa certa, casaco forrado impermeável e com todos os acessórios (luvas, botas, gorro e cachecol). Eu particularmente adoro o inverno europeu e planejo a maioria das viagens nessa época.

  4. Adorei cada detalhe de sua viagem…Vamos fazer o mesmo caminho de carro a partir de Edimburgo(sairemos cedinho). Que horas vcs chegaram no Lago Ness??
    .Não vi se vc contou a volta( voltaram por outro caminho?). Meu marido que fazer a volta passando pelo parque nacional…Como foi a viagem de vcs no retorno, alguma dica?
    Muito obrigada !!!

  5. Pingback: Escócia | 203 Dicas de Viagem | Domingão de Twittadas

  6. Eu acredito, sim, de pés juntos!
    Adorei o post e a foto do monstro!
    Você é mesmo corajosa de enfrentar tudo isso com aquele frio terrível e com uma febre para ninguém botar defeito!
    Mas adorei ver tudo. Se é lindo de foto, imagino pessoalmente!

  7. Cel…que delícia! Já conhecia superficialmente a lenda, mas nada como estar no lugar onde ela surgiu…não é? Eu já acreditei em saci-pererê! Ele ia me “visitar” nas férias em que eu passava na casa dos meus avós no interior…kkkkkk!!!

  8. Lugar belíssimo a Escócia, enquanto não posso ir lá viajo por aqui.
    Acho que o monstro é pura lenda… mas se existiu já morreu com o aquecimento global 😉
    Elena achou lindo o “sapo verde” na foto, está aqui fazendo mil perguntas…o que é? Por que? Onde? O nome?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.