Lisboa – como se locomover, onde ir e ter vontade de ficar…

Praça do Comércio Lisboa

Depois de ver um “compacto”, ou melhor, um preview  de Lisboa, pesseando no ônibus turístico, é hora de  percorrer com mais calma  os cantos e recantos encantados da cidade.

E então como se locomover em Lisboa?  É fácil. Há 2 opções: O Lisboa Card que além do transporte público, inclui museus e monumentos e o trem para Sintra e Cacais. O problema é que tem validade. Ou seja, tem que ser ninja para conseguir ir à todos os lugares no tempo estipulado.Preço? 24h custa 17,50 por pessoa, e o de 72 horas por 36 euros.

O transporte publico é amigável e apesar do metrô ter poucas linhas, o récem chegado não encontra dificuldade em subir e descer ou zigue-zaguear pela cidade, e além dos ônibus, há os “elevadores” e os elétricos (bondes) que fazem a ligação entre a Baixa e o Bairro Alto e também levam à região do Castelo.

A primeira coisa a  fazer é comprar o cartão de transporte, ou melhor o cartão de suporte.

Nas estações de metrô, é só encontrar as máquinas de auto-atendimento, comprar seu cartão e carregar com o  Título de  Transporte,  conforme a necessidade. Vale para ônibus, metrô, elétricos e ascensores, como o da Glória por exemplo. Se adquirir o passe viagem a viagem, já a bordo, será mais caro.

As linhas de metrô são diferenciadas pelas cores e por ícones fofinhos.

Com esse cartão, pegamos todos os tipos de transporte: metrô para ir à estação rodoviária Sete Rios de onde partem os ônibus para Fátima (O Comandante Riq Freire entrega tudo explicadinho aqui) , e onde se pega o ônibus para Óbidos, ou ainda para ir à Estação de trem  (ops, comboios!) de onde pegamos o trem para Sintra, a Estação Ferroviária do Rossio.

No metrô/ônibus/elétrico é só encostar o cartão no leitor na hora de entrar.

Vale também para os trens suburbanos, mas neste caso, o cartão não deve ter nenhuma outra viagem carregada .

Os principais “tenho que ir, não posso deixar de ver em Lisboa”, são acessíveis de transporte público, como o Miradouro de Santa Luzia.

Para ir ao  Miradouro de Santa Luzia e ao Castelo, é só pegar o elétrico 12, que sai da Praça da Figueira, pertinho da Praça do Rossio ou o  28 na Praça Martin Muniz. Tem o ônibus 37 também, mas de bondinho é mais legal, né?

Lá em cima, o Castelo de São Jorge,  visto da Praça da Fiqueira, enquanto a gente espera o elétrico.

A “viagem” já é turística, pois o elétrico é uma gracinha e o mais importante, bem conservado.

 E lá em cima, é um xxxpetáculo!

 Em alguns ângulos me lembrou Praga…

Em outros Barcelona…

Mas Lisboa é única!

O Castelo de São Jorge exige um pouco mais de canelas, panturrilhas e fôlego, já que o elétrico nos deixa no Miradouro de Sta Luzia (assim como o ônibus turístico), que é uma das vistas mais lindas da cidade.

De lá, é uma bela e íngrime “caminhada” colina acima. Para descer, também há ônibus, mas a descida a pé, é recheada de pit stops. Além de lojinhas fofas, com todo o tipo de lembrança da cidade e de Portugal,  tem a  Sé Catedral de Lisboa

E a Igreja e Museu de Sto Antônio (no exato lugar onde ele nasceu) ficam no caminho colina abaixo, pertinho uma da outra.

Quase em frente à Igreja, tem um café desses bem “locais”, e aproveitamos para repor as energias, com um belo pastel e um travesseiro de Sintra (recheado de creme de amêndoas), perdição!!!

E assim nessa descida, estamos  no bairro de Alfama, o mais antigo bairro de Lisboa. Um labirinto ruelas estreitas dos tempos medievais, entre o Castelo e o Tejo. Ao lado da Casa dos Bicos, comemos um bacalhau dos deuses!

Depois, é só continuar, chegar à Praça do Comércio e estamos de novo na Baixa. Mas é claro que a gente queria mais, e voltando à Praça dos Restauradores, pegamos o elevador da Glória.

A gente entra, encosta o cartão se senta e fica esperando entrar mais gente.

A subida é daquelas! mas tem gente que faz a pé, já devem estar para lá de acostumados.

E aí é outro momento pleno! O dia lindo, temperatura perfeita, e um ventinho gostoso, desses de fazer carinho. A vista?

A vista é um abuso!

Tem as muralhas do  Castelo rodeado pelas árvores, a Igreja da Penha, a Sé de Lisboa, o Rio Tejo, uma profusão de telhados…

E o passeio não termina por aí. Depois de se fartar da vista, é só ir andando e subindo só mais um pouquinho a colina e a gente tem um Jardim para descansar : O Jardim do Principe Real, onde há um cedro com um copa gigantesca e banquinhos para se sentar e admirar a obra da natureza, cuidada pelo homem.

É ou não é uma obra de arte?

 E o jardim inteiro é uma delícia. Outra boa desculpa para mais um café…

É um desses momentos em que relaxar é igual a contemplar.

E depois? Daqui, estamos pertinho do Chiado.

Lá ao fundo a ponte 25 de Abril. Uma descida a pé, ou direto no ponto de ônibus que fica em frente à Casa das Pombas, como me informou uma sorridente senhora, ao me ver fotografando a construção. Em menos de dois minutos trocamos rasgados elogios ao Rio e à Lisboa.

Adorei os ônibus de Lisboa!

Um ônibus para o Chiado e… Bom o Chiado é assunto para os  próximos posts.

Ficou com vontade de conhecer Lisboa? Procure um hotel como o melhor preço aqui. Foi onde eu encontrei o Turim Suisso Atlântico, super bem localizado e preço de hostel.

25 comentários em “Lisboa – como se locomover, onde ir e ter vontade de ficar…

  1. Olá, estou adorando seu blog! Vou viajar para Portugal no início de Março e estou anotando todas as dicas. Bem no inicio de Março ainda pegamos bastante frio por ser final do inverno?

  2. Olá! Queria saber se o eléctrico 28 tem parada próxima ao mosteiro de são Vicente, ao panteão… Para ser mais exata estou procurando saber se é viável pegar o elétrico 28 nos arredores da Rua Garret (ali no chiado) e descer lá no panteão. Você sabe? estou penando para achar essa informação. Obrigada!

  3. estou amando esse blog,as fotos são maravilhosas e as dicas ótimas para quem nuca visitou Lisboa,tem a oportunidade de atraves desse blog obter informaçoes muito legais.Em setembro estarei embarcando para Lisboa, soube que é outono por lá gostaria de saber que tipo de roupa poderei levar para ñ passar frio e tb ñ sentir incomodadda com roupas pouco adequada a ocsião,desde já agradeço pelas inforamaçoes um abraço…

  4. Oi adorei o teu blog, em outubro estou indo para Europa e no final da viagem ficarei 7 dias em Lisboa. Gostaria de algumas dicas, por exemplo compro o passeio de ônibus para dois dias e também o pass para trem e demais? Pretendo visitar Sintra e Óbidus também. O que você acha do Free Port vale a pena ir, os preços são bons? Quais outras dicas você me aconselha.
    Desde já muito obrigado. Aguardo.

    • Olá Eda
      Obrigada pela visita! Com relação ao passeio de ônibus turístico, eu compraria sim.
      É uma forma de fazer um “resumo” visual de tudo que a cidade tem para ver, ouvindo a história de cada lugar. E o pass para transporte público também pois poupa muito tempo. Qto ao Frre Port não posso opinar, pois não visitei. sintra e Óbidos valem muito à pena e não deixe de ir a todos os miradouros de Lisboa, as paisagens e vistas são maravilhosas!

  5. Suas dicas são imperdíveis. Me deu até saudades da cidade! MInhas fotos são slides antiquíssimos (lembra do tempo de slides?). Tô precisando voltar nem que seja para atualizar os meus olhos! Obrigada, querida. Que começo de dia maravilhoso tive hoje…
    beijinhos

  6. Não posso ver uma foto de Lisboa sem querer sair correndo pra lá. Fiz intercâmbio de 6 meses e morei no Bairro Alto. Ter que pegar o elevador da Glória todos os dias é algo que não enjoa. Além de considerar o miradouro de São Pedro de Alcântara como um “quintal de casa”, por ficar a 20m do apê.

    Dicas alternativas:
    – Pois Café (perto da Sé)
    – Alfama (é essencial perder-se nela)
    – Calouste Gulbenkian (museu, jardim,…)
    – Bacalhoeiro (coletivo cultural com bar, jazz, exposições, cerveja)
    – caminhe sem destino pela Estrela, Santos, Baixa, Bairro Alto…

  7. Cel, não sei porque a msg sumiu.
    To com saudade de Lisboa. Suas fotos estão lindas! Me deu vontade de viajar por aí…
    Esse início de ano será bem puxado. Mudei de escola, de turma, to muito estressada !!

    Só passando por aqui, no Mala, pra viajar na sua viagem, rsrs. Lisboa me encanta e vou aproveitar todas as suas dicas para a próxima viagem a Portugal.
    Enviei solicitação para o Facebook.
    Um grande abraço
    Gina

  8. Estou adorando o seu blog. As fotos estão lindísssimas e as dicas muito boas. Obrigada pelas informações sempre muito úteis para futuros viajantes. Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.