Minha mala de rodinha é tudo de bom (ou um guia das cias low cost)

Nem foi tão difícil, nem tão caro assim.  Devido à enorme importância desta companheira de viagem, vale qualquer sacrifício para encontrar a mala perfeita. Sei que parece uma obseção,  mas uma mala de rodinha errada, pode melar uma viagem. Principalmente se for uma dessas que você se desloca muito, anda de metro, trem, companhias aéreas low cost, etc.

Não que a do ano passado, tenha me atrapalhado muito, mas quanto mais conforto, melhor. Nunca se sabe, aonde e como, o acaso pode te levar. Acho que encontrei a mala de rodinha perfeita (às vezes, acho que é mais difícil que encontrar o marido perfeito), pelo menos até  o momento ou até inventarem uma que ande por controle remoto ou se movimente pela força do pensamento. Sei que esta importância toda se dá ao fato de viajar meio mochilão, economizando em detalhes, mas que no final, fazem a maior diferença.

Características importantes:

1) Medidas: 55x40x20

Eu sei que é mínima, mas se você quer viajar na Easy Jet ou principalmente na Ryan Air (nessa companhia, só pode um volume de mão, câmera, computador, tudo dentro desse único volume), aproveitando as tarifas às vezes irrisórias, sem pagar a taxa de bagagem que às vezes é mais cara que a própria passagem, a malinha tem que ter essas medidas, entrar numa espécie de engradado, para poder viajar com você no avião. Além disso, não pode exceder a 10 kilos. Tudo isso porque é você que coloca no compartimento acima do banco e não pode pedir ajuda aos comissãrios.

Engradado “medidor” de bagagem de mão da Ryanair

2) Ser leve como uma pluma

Por motivos óbvios. Quanto mais leve a mala, mais você pode colocar coisas dentro até o limite de 10 kilos. Além disso, a gente tem que carregar a bichinha escada acima para embarcar no avião. prefiro a alça de alumínio.

3) Ser impermeável

Nada pior que depois de sair do metrô ou do ônibus ou da estração de trem e encarar uma chuva torrencial e chegar ao seu destino sem uma única peça de roupa seca, principalmente no inverno.

4) Ser discreta

Além de não chamar atenção, uma malinha discreta fica mais, digamos, magrinha aos olhos do pessoal do check in.  Se você pegar pela frente um funcionário mal humorado, ele pode simplesmente implicar com a bagagem e EXIGIR  que se pague a taxa de bagagem, que no aeroporto é o dobro do  tarifado na internet. Um rombo no orçamento.

5) Ter rodinhas

De preferência 4 e que girem 360 graus. Deslizar é muito melhor que arrastar. Conduzir a mala, totalmente apoiada no chão, é muito mais fácil do que puxá-la, sustentando seu peso.

6) Ser bonitinha.

Afinal, a gente vai bater muita perna com ela, visitar cidades lindas, esbarrar em muita gente eslilosa, etc Manter o charme é fundamental.

Bom, acabou que virou um guia para a compra da mala para viajar low cost, low profile, low “preocupation”. Ma se eu tivesse encontrado essas informações, todas juntas, antes da primeira viagem, eu teria economizado muito dinheiro, muita chateação, muito desespero nos metrôs e translados entre Amsterdam, Londres e Paris.

PS: Arrumei um espaço, para os comentários no próprio post. Podem escrever. bjs

32 comentários em “Minha mala de rodinha é tudo de bom (ou um guia das cias low cost)

  1. Olá! Estou indo passar um mês em Portugal e meu voo é pela tap, as especificações da mala de bordo são de até 55x40x20 totaliza do 115cm…porem, as malas que tenho encontrado por ai costuma ter 22 a 23 cm de profundidade e menos nas outras medidas, não ultrapassam os 115cm. Você sabe se esses 2 ou 3 cm impediriam minha mala de viajar a bordo comigo?

    • Olá Amanda,
      Não acredito que impeçam a mala por 2 ou três centímetros. Desde que ela seja uma mala de bordo. Ná prática já vi todo o tipo de mala de bordo, desde sacolas a mochilas bem grandes entrarem na cabine do avião. Mas é sempre bom estar de acordo com as regras para evitar stress justo na hora do embarque.

  2. Olá Celina!! Adorei seu blog!! Suas dicas são ótimas! Estarei fazendo um intercâmbio de um mês em Londres e nos finais de semana pretendo conhecer alguns países. Com a sua experiência de viagem, você acredita que essa malinha de rodinha para as viagens nos fds seria recomendável? Obrigada desde já!!

    • Olá Bruna,
      Sim! se vc quiser economizar e não despachar bagagem, procure uma mala que se encaixe nas especificações das companhias aéreas que pretende usar. De maneira geral uma mala pequena facilita tudo!
      Boa Viagem!!

    • Oi Eduardo,
      Eu sempre recomendo uma mala que você possa carregar com tranquilidade e independência. No meu caso é sempre a mala pequena, pois é mais fácil de erguer, subir os degraus do vagão, colocar a mala nas prateleiras dos bagageiros. Mas se você consegue fazer tudo isso com o peso de uma mala média, pode usar esta.

  3. Olá, gostaria de saber que tipo de mala de rodinha tu indica pra quem viaja frequente de onibus, porque nao posso levar na parte debaixo do onibus pois desço antes da rodoviaria, preciso que seja grandinha mas que ao mesmo tempo caiba na parte de cima do onibus, o seu tamanho dito a cima serviria?

  4. Olá, ótimas dicas ! O item mala é fundamental em uma viagem. Uma vez minha mala quebrou a alça no meio da viagem. Imagine que entendi o verdadeiro significado da expressão “mala sem alça ” .
    Vou a Europa em janeiro, para 1 mês, somos um casal e duas crianças. O q recomenda? Uma mala média para cada um e uma malinha de mão? Seriam aí 4 malas para despachar e uma de mão . É muito? Será que dá?

    • Olá Daniela!
      Como eu disse, tudo depende do estilo de viagem que vcs vão fazer. Se forem se deslocar muito de trem, fica quase inviável, pois vocês dois terão que carregar e embarcar/acomodar 5 malas no bagageiro, quase sempre mínimo do vagão. Mas se forem se deslocar pouco, e usarem táxi para ir ao aeroporto fica mais fácil. O ideal seria duas malas médias e duas de bordo ou talvez duas mochilas para vc e seu marido onde levariam os eletrônicos e objetos de valor. Assim vcs ficariam com um das mãos livres para as crianças. Numa viagem de um mês menos bagagem ajuda muito!

  5. Olá! Gostei muito do site, estava em busca de informações sobre como usar os sacos bags na mala, já que eles não vem com a bombinha de retirar o ar. Achei aqui! Bom, minha outra dúvida é sobre a mala, pois vou levar uma mala de mão do tamanho da Easyjet e Ryanair, mas também quero levar uma mala média pra poder trazer as comprinhas que sempre aparecem, ainda mais com preços baratos de inverno. Gostaria que tivessem inventado uma mala dobravel que a gente usasse só quando começasse a encher a mala de mão… é tão chato ficar andando com mala pelas estações de metrô! Outra dúvida: você já esteve no interior da França (Borgonha, Champagne…)? Abraços!!

    • Olá Valéria, minhas boas vindas a você! Eu sempre acabo comprando uma mala para voltar, normalmente na última cidade, onde eu relaxo e caio nas compras. Não sei por onde você vai andar, mas em quase todas as cidades tem lojas de malas e bem mais baratas que aqui no Brasil. Algumas são parecidas com esse sonho seu. Não chegam a ser dobráveis, mas ficam bem fininhas, quando não estão cheias. Na França ainda não fui para o interior, só para o sul, mas é lógico que está na minha super lista de desejos.

  6. Oi, gostei muito das suas dicas.
    So tenho uma duvida que esta me matando.
    Vou passar 27 dias na europa, pretendo ir com uma mochila de 50 litros. (63 x 33 x 26 cm). será que, mesmo estando vazia, ela não passa?

    • Olá Paulo,

      Pelo que eu vi, pode acontecer de tudo. Mas se estiver vazia, é mais fácil de entrar no tal engradado se algum funcionário cismar. Nesses últimos vôos que fiz pela Ryanair, vi menos estresse com o tamanho das malas. boa sorte!

  7. Grato pelas dicas, preciso de mais algumas informacoes: mesmo levando duas malas médias no meu caso paguei pelas bagagem, eu posso levar tipo mais uma mochila dentro do avião? tipo com o computador , documentos, etc. Você conhece a empresa City Discovery, eles vendes os passeios de todos os países, tipo estou vendo os paíese que vou visitar, ou ainda é melhor comprar la mesmo? ou compro aqui na internet, antecipado. Na sua opinião melhor é pegar o metro ou onibus e fazer tudo por conta? Grato pela atencao. As pessoas me dizem que em Lonres se compra muita coisa barata, até permfume é mais barato do que na franca, eu sempre gosto de trazer algo de cada país. Espero suas dicas. At

    • Se você vai despachar malas, ainda pode levar um único volume por pessoa na cabine.
      Acho melhor comprar os passeios no lugar mesmo. Às vezes tem promoções nos próprios hotéis e chegando na cidade, você descobre com mais tranquilidade o que é mais em conta, e o que realmente dá para fazer. Sim, em Londres tem muita coisa barata (em relação ao Brasil, mas lembre-se que o imposto aqui aumentou) e mesmo tendo direito ao Tax refund, você tem que pagar o preço que está na loja. Para roupas o mais espantosamente barato é sem dúvida a Primark, procure o site, tem essa loja em toda Londres. De metro é tudo mais rápido, mas várias estações estão em obras e ha muitos atrasos. Se puder compre um mapa das linhas de ônibus que é vendido no Museu do Transporte em Covent Garden e anda o mais que puder de ônibus pois você já vai conhecendo a cidade. Perfume? Na Boots e Superdrug (farmácias) tem vários e o preço é realmente bom. espero ter ajudado!

  8. Grato, vou viajar para Europa no dia 22 de junho chegando em Paris e ficando 5 dias e depois vou de eurostar para Londres e fico 5 dias la, depois vou para Amsterdan e fico 3 dias e depois vou a Roma e Grécia sendo 3 dias em cada lugar. De Londres para os demais países vou de easyjet e inclui pagagem de 20 kg por pessoa e ainda posso levar uma mala de mão que pode pesar até 10kg, é isso? vi as dimensões que não pode passar de 55x45x25.
    Bom, gostaria de algumas dicas suas, sobre estes países, pois é a primeira vez que eu e minha esposa vamos a Europa. Principalmente meio de locomocao , onde comer, e os macetes de onde comprar mais barato e compra de bilhetes , se fica mais barato comprar antes de ir pela internet e quais os sites. Gostei muito das suas dicas e estou lento. Espero suas dicas destes países. E quanto a mala essa marca vi aqui em Cascavel a pequena custa R$308,00 e média R$318,00 e a grande R$328,00. O que vc sugere sobre essas malas levar duas méidas e cada um levar um mochila ou uma pequena na mão?

    grato

    • Olá Edson,
      Vamos lá… por partes…. Primeiro com relação à bagagem, meu conselho é menos! Se você já reservou as passagens com bagagem, leve uma mala média e uma de mão. Assim cada um de vocês fica com um volume e com mais agilidade para se locomover. Vai por mim, é um conselho que dou aos meus amigos mais queridos. Sai mais barato compar roupas aqui, do que trazer um armário dentro da mala e pagar preciosos euros de táxi, por causa de bagagem. Se achar pouco, uma mala média para cada um e está ótimo.
      Em Paris
      Procure a categoria Paris aqui no blog. Tem um post sobre como se locomover em Paris
      Para 5 dias, o Paris Visite é perfeito.28,30 por pessoa e ilimitadas viagens em todos os meios de transporte. Baixe o mapa do metro e dos ônibus no http://www.ratp.fr para ir estudando …
      Em Londres, eu compraria o Oister. Você pode carregar só para ônibus ou para onibus e metrÕ (www.tfl.co.uk) na própria estação de ST Pancras, onde chega o Eurostar, e no site procuraria a forma de chegar no seu hotel. Os õnibus que passam em estãcões de trem, normalmente tem um lugar para malas e sai infinitamente mais barato que táxi.
      Não deixe de andar no doble deck, o 10 passa nos principais pontos turisticos, assim como o 453.
      Em Amsterdam, a pé é tudo de bom. Mas você pode comprar bilhetes de tram, um trenzinho de superfície super simpático, com sinhinho em vez de buzina, na Centraal Station, de onde parte todo o tipo de transporte.
      Roma vou ficar devendo até final de fevereiro quando devo ir.
      Grécia, está na minha lista para novembro…
      um abraço

  9. Bom, estou indo viajar para europa e compreis as passagem pagando pela peso de 20 kg por pessoa e tenho aind o direito de levar uma bagagem de mão dentro do avião, o que seria melhor? uma mala deste ou uma mochila? e tem que ter o peso de de 10kg tb?

    Grato

    • OLá Edson,
      Bemvindo! essa escolha depende muito do que você vai fazer durante a viagem. Há destinos que pedem uma mochila. Aqui na Europa, eu sou adepta da malinha de rodinha, pois ela entra em qualquer lugar, de ônibus urbanos a trens de metrô, passando por escadas rolantes, etc. A Mochila é sempre aquele peso/calor nas costas, e nunca fica em pé, hehehe!

  10. Olá, parabéns pelo blog, muito bom! Andei procurando esta mala Tonin Star na internet e não consegui encontrar preço algum. Gostaria de saber qual a faixa de preço dessa mala e se vc usou ela tanto na Ryanair como Easyjet, já que a Ryanair é um pouco mais exigente quanto ao tamanho (55x40x20). Até mais, abraço.

    • Olá, Leandro. Super obrigada e seja bem vindo. Eu comprei essa mala no final de 2009 e custou 178 reais. Realmente, nunca mais vi em loja nenhuma. A mais parecida que eu encontrei e com dimensões aceitas pela Ryanair, é a Lansay Vitrine (http://www.lansay.com.br/item.php?item_id=451&linha_id=75&cat_id=0#) , mas está bem mais cara, na faixa de R$360. De qualquer forma se o objetivo é fazer vários vôos pelas lowcost, o custo acaba sendo diluído na economia de levar a mala na cabine, já que para despachar custa 15 ou 20 (euros, libras) por trecho. Qquer dúvida é só escrever.

      • Muito obrigado pela ajuda, mas a lansay já fica um pouco fora do meu orçamento, rsrs. Estou querendo gastar no máximo R$200 com esta mala. Vou continuar procurando… Qquer coisa se vc encontrar a Tonin star ou alguma parecida nesta faixa de preço em algum local me avise, por favor. Até mais e obrigado novamente!

  11. dei uma olhada nas malas da tonin e vi que a maioria delas tem 51cm, na maior dimensao. essa entra na gaiolinha?

    otimas dicas aqui.

    abraco

    • Olá Mariana, a minha entrou em todas as gaiolinhas, mas ela não tem espansor, nem bolsos. Acho que esse 1 cm passa. Mas existe uma outra, de tecido eu acho que acaba ficando mais gorda.

  12. Adorei suas dicas ! Parabens pelo Blog!
    Agora diga-me qual a marca dessa malinha maravilhosa, é Tonim? procurei e não vi nada parecido no site deles…..
    abraços
    Fatima

  13. Adorei a super mega dica da malinha! Ela parece perfeita para uma das nossas viagens! (já tá na caixinha!!!).

    O blog é uma delícia de ler. Tô adorando.
    Beijos, Clarrrrrice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.