Toda a cidade turística tem suas atrações imperdíveis. Museus, monumentos, locais históricos. E assim é em Brugge. Mas o que mais me encantou na cidade, foi o “estado de espírito”, o “mood” que se apossa da gente só por estar aqui.
O QUE FAZER EM BRUGGE?
A lista não é longa. A cidade é literalmente um OVO! E nem me preocupei em marcar um x em todas as atrações. Saboreei a cidade sem aquela sensação de “como se não houvesse amanhã”! Para servir apenas de guia, eu tinha essa listinha:
GROTE MARKT
Como toda boa cidade medieval, é o “centro nervoso” do burgo. Não há como não passar por aqui, várias vezes durante sua visita à Bruges. Super bem conservado! E rodeado de restaurantes, lojinhas. Uma gracinha!
O CAMPANÁRIO
Eu sei que a vista lá de cima deve ser maravilhosa! Deve… mas devido à neblina e ao amor que tenho aos meus joelhos (os que sobraram depois de algumas crises de artrite reumatóide), declinei do convite! São 5 preciosos euros, para subir uns… 366 degraus!!! Ok, deve ser lindo num dia de sol, logo pela manhã quando todo o seu vigor está a mil. Mas este definitivamente não é o nosso caso, nesses dias em que às vezes, mal enxergamos uma à outra se a distância for maior de 50 metros! Além disso, deu um medo da hora marcada pelo carrilhão de sinos! Gente, é muito sino! Se a gente consegue ouvir os sinos… léguas e léguas distante, imagina “in loco”???
MUSEUS
The Bruggemuseum : na realidade é um grupo de museus, cada qual com sua característca histórica e local específico.
Hospitaalmuseum : são dois hospitais históricos,
Memling Saint John’s Hospital, do século VIIII (pinturas – flamengo primitivo)
Our Lady of the Potteries (igreja barroca e trabalhos em prata)
KONINGIN ASTRID PARK
Se existe paraíso é parecido com esse parque. Mesmo no inverno, sem as cores das tradicionais tulipas, é tão lindo que a gente acha que a qualquer momento vai aparecer um príncipe encantado (ou princesa) e te levar direto para as a páginas de um conto de fadas!
É um cenário de sonho!
BATATA FRITA E CHOCOLATE
Um pouco mais prosaicos, também estão em Brugge o Frietmuseum, que nada mais é que um Museu da Batata Frita, e o Museu do Chocolate. Para saber mais clique aqui.
Na minha humilde opinião, melhor que visitar esses dois últimos museus é se acabar saboreando as deliciosas batatas fritas vendidas na praça, inclusive tarde da noite, numa espécie de trailer. Já os chocolates, estão espalhados por inúmeras lojas, e são mesmo deliciosos. Alguns deles certamente ficarão nos meus quadris por um longo tempo, souvenir de viagem, sabe como é…
CERVEJA
Você pensa que já tomou cerveja, né? Eu também pensava até chegar aqui. A cerveja belga é internacionalmente conhecida como a melhor do mundo! É só achar um supermercado para perder a conta dos diferentes tipos e rótulos. A cerveja aqui, tem gosto, teor acoólico, nome e sobrenome. A Brugse Zot. é a uma atração turística literalmente degustável, bebível e embebedável!
No de Pub, entornamos muitos copos e por incrível que pareça, foi em Brugge a nossa noite mais animada até agora! Depois do “pileque” até brincamos de roda em plena praça central, às 2 da manhã, num frio de assustar pinguim. Se quiser ir direto à fonte, a De Haalve Maan está a 800 metros do Markt (a grande praça central), e pode fazer um tour guiado pela cervejaria, esperimentar, e até fazer uma bela refeição por lá!
E vale passar no supermercado e abastecer o frigobar! Aliás, no inverno, nem precisa de geladeira! No trajeto para o hotel, a cerveja já fica deliciosamente geladinha!
Se a grana está curta, um supermercado é sempre a melhor saída para uma refeição bem típica. As pastinhas e os pães fresquinhos, e algumas guloseimas bem locais, fazem a alegria de qualquer viajante faminto!
BEGIJHOF OU BÉGUINAGE – OS JARDINS DAS BEGUINAS
As beguinas eram mulheres comuns que queriam servir a Deus, mas não queriam ser freiras, ou seja, não queriam viver dentro de um convento, totalmente fora do mundo (pelo menos foi isso que eu entendi). Então formaram esses “aglomerados” fofinhos, de casinhas pequenas todas voltadas para um jardim comum. Assim nos expicou Obelix, durante nosso passeio de “carruagem”.
fonte : wilkipédia.org
MINNEWATER – O LAGO DO AMOR
Se no caminho já é assim, espere até chegar ao Lago do Amor!
Sabe aquele príncipe que perdeu a hora lá no Astrid Park? Pois ele está aqui! Mais lindo impossível! e o anoitecer é um escândalo!
A RUA MAIS ESTREITA DO MUNDO (?)
Stoofstraat – Segundo nosso cocheiro, essa e a rua mais estreita do mundo. Ainda duvido, pois se eu consegui passar por ela com tres camadas de roupas e mais um mantô, pode ser que exista alguma mais apertada. De todo modo, é lindinha. E o mais legal, foi que enquanto tirávamos essa foto, uma moradora chegou em casa. Como se fosse normal…
Atualizando: há controvérsias sobre onde fica e qual é exatamente a rua mais estreita do mundo. Nos comentários, disseram que é na Alemanha, outros disseram que é em Praga, na República Checa.
Vou precisar averiguar urgentemente!!!
De qualquer forma, mais algumas batatas fritas, e esta foto não será mais possível.
SE PERDER PELA CIDADE, ANDAR SEM DESTINO
A cidade é toda linda, e se prender às atrações e museus, principalmente se a gente tem pouco tempo, pode gerar um certo stress, que não combina nadinha com essa beleza toda.
Ah sim, em estações, digamos, mais quentinhas, fazer um tour de barco pelos canais deve ser uma delícia!
PASSEAR PELA CIDADE À NOITE
Brugge fica linda à noite! Parece uma cena de natal, ou um parque de diversões. No inverno a cidade fica quase deserta, mas os pubs ficam cheios.
E tem um monte de restaurantes legais, e lógico uma batata frita com maionese, que se compra num trailer, bem na praça central.
No nosso hotel também tem restaurante. E dos bons! Brugge é mesmo um sonho!
*Como tínhamos bastante tempo ficamos três dias na cidade. Mas para quem tem poucos dias dá para conhecer a cidade em um único dia, vindo de Paris. A companhia Paris CityVISION, que eu já usei na primeira visita à Paris, tem um passeio em ônibus comfortável, com guia em português e passeio de barco nos canais da cidade. Tudo explicadinho aqui.
Mais alguma sugestão? Já esteve em Bruges? Conta pra gente!
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
E veja nossa página no Google+
Suas dicas foram incríveis. Viajo amanhã para Lille, na França, e definitivamente Bruges é um lugar que vou conhecer com meu marido. Amei!
Que bom Izabel! Fico tão feliz com esse retorno! Obrigada e uma viagem maravilhosa para vocês!
ola! Vou em lua de mel pra Paris e Brugge. Inicio de janeiro e mt frio? Tem neve? Quem nao fala o idioma tem mt dificuldade? E mt duvida ne rsrs. Bjs
Oi Mayara,
Normalmente faz bastante frio na Europa no início de janeiro. Mas esse ano tivemos um inverno mais ameno quase sem temperaturas negativas. Mas é bom ir preparada para muito frio.
Fiz um post com dicas do que levar:http://www.maladerodinhaenecessaire.com/enxoval-de-inverno-para-viagem-a-europa-segunda-parte/#sthash.4gyAmWOD.dpbs
Qto ao idioma, a dica é planejar e ter tudo anotado. Minhas dicas aqui:
http://www.maladerodinhaenecessaire.com/viajando-por-conta-propria-sem-falar-o-idioma-do-pais/#sthash.mcX1sLlF.dpbs
boa viagem!!!
O ideal para viajar a Brugge ou Paris e na primavera, início de abri até início de junho, ou melhor ainda no verão, início de junho até gasto. O verão na Europa não e tão sufocante como no Brasil, eu adorei ir a Paris e Brugge neste período, é bem melhor. O inverno é lindo, mas a paisagem não sorri para você 😉 fica a dica.
Oi Samyria,
É que na verdade eu adoro o inverno na Europa! Planejo com cuidado para ficar os 6 meses “mais fresquinhos”. Também adoro o início da primavera, mas ainda prefiro o inverno. Tem um charme todo especial!
Adoro viajar no frio também me sinto mais a vontade, e o clima de inverno acho mais romântico. gostaria que você me desse dicas de restaurantes que brasileiros gostam e preço também caso saiba de algum. abraço
Sônia
Sonia,
Normalmente quando viajo eu vou a restaurantes mais em conta e geralmente de culinária bem local, frequentado por pessoas do local. O que eu mais faço mesmo é frequentar supermercados,:). Então realmente não sei te indicar restaurantes para o gosto brasileiro. Abraços
Celma,
Boa tarde!!
Adorei sua experiência em Bruges.
Irei para Bruges em Maio e gostaria de conhecer essa rua bem estreita que você foi. Você sabe me dizer a localização dessa rua ? algum ponto de referencia para faciliar ? Teremos apenas algumas horas e para aproveitarmos ao máximo estou fazendo um roteirinho para facilitar.
Obrigada
Oi Carolina,
A rua mais estreita se chama – la Stoofstraat – o ponto de referência seria a Wallstraat. É só colocar o nome no Google Maps.
Boa Viagem!!
Muitos parabéns, adorei a sua descrição, fotos e comentários cheios de sentido de humor sobre Brugge. Vou fazer uma visita muita em breve e espero coisas ótimas como as que vi aqui! 🙂 Obrigada 🙂
Olá Martinha!
Você vai adorar a cidade!!! Depois volta para contar!
Olá.
Adorei o seu blog e gostaria de saber se com dois dias, consigo conhecer a cidade. Vou fazer um mochilão pela Europa e me encantei pela cidade. Mas não vou ter muito tempo para conhecer. O que você me indica de mais importante para ver?
Oi Natália,
Obrigada pela visita! Sim, em dóis dias dá para passear e conhecer a cidade que não é muito grande. O Markt é praça principal, e de lá é sair andando pela cidade. Vá ao Lago do Amor, à rua de comércio e se puder faça um passeio de carruagem, pois eles mostram cantinhos especiais do lugar.
Abços
Oi, Celina! Vou à Alemanha a trabalho em outubro e terei o fim de semana livre (sexta a domingo). Pensei em ir a Brugge nesse tempo livre, partindo de Frankfurt. Voce acha que vale a pena?
Oi Maira, se você gosta de cidades com ares medievais, Brugge é imperdível. Em outubro deve ser lindo, por causa do outono, e as ávores devem estar com aqueles tons de dourado nas folhas.
boa viagem!
Muito legal. Vou a Bruges em Julho agora e pesquisando alguns dos principais pontos turísticos, achei seu blog. Pois não tinha nenhuma noção do que visitar lá e o blog esclareceu bastante!
Que bom Rodrigo! Você vai amar a cidade!
Blogando e aprendendo… mas depois de pesquisar, a rua mais estreita é na Alemanha, http://www.manicomiosa.org/imagens/a-rua-mais-estreita-do-mundo/.
O importante é ir descobrindo…
Olá Célia! adorei seu site. Espero poder navegar sempre. Bom, já que você pesquisou, eu acho que eu já fui em uma bem estreita em Veneza 🙂 e agora? Abraços
Olá Samyria,
Pois é. Há várias ruinhas muito estreitas nos centro medievais dessas cidades européias. Recentemente passei em uma muito estreita em Edimburgo. Vou andar com fita métrica, hehehe!
A rua mais estreita do mundo é em Praga.Só passa uma pessoa de cada vez .POr isso tem sinalização para passagem de peões e tudo. É impressionante!