Ah! Há tempos eu queria conhecer Keukenhof! O enorme parque das tulipas, e de muitas outras flores, pertinho de Amsterdam. A dificuldade sempre foi a época em que o parque fica aberto. Aliás, é difícil saber com antecedência, quando Keukenhof vai abrir suas portas. Tudo depende da florada das tulipas ou seja, da mãe natureza. A última vez que pensei que ia conhecer, um inverno prá lá de rigoroso, entrou por dentro da primavera e nada de tulipas… não rolou. Mas esse ano resolvi “tirar os sonhos da gaveta” e realoquei minha temporada européia para me encontrar com a primavera.
Como chegar a Keukenhof?
O Daniel, do DucsAmsterdam deu todas as dicas aqui. E é fácil mesmo. O parque fica em Lisse e a partir de Amsterdam Centraal, é só pegar um trem para o aeroporto Schiphol. Há vários. É só consultar o quadro de partidas. Em frente à área 4 de chegadas em Schiphol há o ônibus 858 para Keukenhof, que te deixa na entrada principal do parque. Simples assim. Massss… eu preferi o conforto de não ter que procurar a plataforma do trem, fazer baldeação, procurar a parada do ônibus, e tudo outra vez para voltar. Comprei o transporte e ingresso juntos na Ticketbar. Mas também pode comprar só o ingresso, o que evita filas, normalmente enormes. Comprando tudo junto “comprei” a tranquilidade de sair, viajar e voltar ao centro de Amsterdam, pertinho do meu hotel, num ônibus confortável.
Chegar com tudo organizado, impresso (tem que imprimir o voucher com código de barras!), e garantido, gera economia de tempo, dinheiro e stress. Depois de comprar o passeio, a gente recebe no e-mail o voucher, é só imprimir e ir ao ponto de encontro na hora marcada – Damrak, 26, bem no centro de Amsterdam, a uns 600 metros de Amsterdam Centraal. Marquei meu passeio para um dos primeiros horários, decisão mais que acertada. De lá, a guia nos conduz até o ônibus que está nos esperando quase em frente à Basílica de St Nicholas.
Um pouco da história das tulipas
Uma vez dentro do ônibus (que estava lotado) a única preocupação é curtir a paisagem e esperar pela festa! O motorista foi contando curiosidades sobre a origem das tulipas. Na realidade, elas eram flores selvagens que cresciam na Ásia Central. Foi Carolus Clusius, biólogo e diretor do mais antigo jardim botânico da Europa, que plantou os primeiros bulbos vindo de Istambul (Constantinopla na época) em seu jardim na cidade de Leyden, no sul da Holanda. As tulipas viraram uma verdadeira paixão e quanto mais as pessoas compravam, mais seu preço subia. Pessoas começaram a vender seus bens para comprarem bulbos e começou uma especulação desenfreada. Nessa época, um único bulbo podia ser comprado pelo preço de uma casa no centro de Amsterdam! A “Tulipomania” deu origem a um enorme crash. Muitos perderam todas as economias.
No caminho para Keukenhof
A primeira emoção foi quando avistei os campos de tulipas pela janela do ônibus. Do verde escuro ao rosa, são tulipas de todas as cores, em todas as fases. E me veio aquela sensação que eu amo: Meu Deus! Estou vendo isso com meus próprios olhos!
Pouco depois das nove, já estávamos em Keukenhof! O ônibus nos deixa no estacionamento em frente à entrada do parque e o chofer diz a hora em que todos devem se encontrar para voltar à Amsterdam.
A essa altura eu já estava mega ansiosa! O dia estava um tanto enfarruscado, e um ventinho gelado tomava conta do lugar. 7 graus em plena primavera. E eu sonhando com um dia de sol… A entrada foi tranquila e sem filas. (principalmente porque eu já tinha o ingresso!), bem diferente da hora em que fui embora.
Aproveitando que estava quase tudo vazio, comecei por um belo café com torta de maçã para forrar o estômago e enfrentar a caminhada pelo parque (ok! uma bela desculpa para começar o consumo de calorias holandesas).
Aconselho muito fazer uma boquinha antes de adentrar o maravilhoso mundo das flores para não ter que enfrentar filas enormes depois. E também comprei meus imprescindíveis ímãs de recordação, antes que a loja de souvenirs ficasse lotada!
Se puder, vá ao banheiro também. Dá para se livrar desses detalhes todos logo na entrada do parque.
Pronto! Estava totalmente preparada para um passeio de sonho entre flores, cores e formas. Kenkenhof é mesmo um desbunde! É tudo muito organizado e cuidado, mas de uma forma absolutamente natural. Parece que as flores resolveram simplesmente brincar de fazer grupos coloridos.
O parque é bem grande. E claro, a gente para o tempo todo para tirar fotos. E para esperar ou outros tirarem fotos e selfies, naquele canto especial. Portanto, em menos de 3 ou quatro horas, é difícil conseguir ver tudo.
São vários “ambientes”, com direito a um canal que circunda o parque, por onde é possível passear de barco.
Sim, eu passaria o dia inteiro nesse verdadeiro jardim encantado. São tantos recantos… Há momentos em que a gente se pergunta porque a vida não é como esse parque.
Tem muito mais Keukenhof no próximo post!
Hotéis em Amsterdam? Dá uma olhada aqui
Hotéis em Berlim? Pesquise aqui : Booking.com
Hotéis testados e aprovados aqui.
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/MaladeRodinhaeNecessaire
Para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/celinamartins
E veja nossa página no google.com/+CelinaMartins
Não se esqueça do seguro de viagem! Faz a cotação aqui. Leitor do blog tem desconto.
Pesquise e encontre seu hotel:
Nossa, esse parque é maravilhoso. Abraço!
Marcia esse parque é um paraíso!
A que horas o ônibus marcou para voltar? Só para ter uma ideia de quanto tempo você dispõe para ficar naquela paraíso…
beijokas e obrigada pelas dicas.
O ônibus marcou para todos voltarem ao estacionamento a uma e meia da tarde. É bastante tempo e eu consegui ver tudo. Só não almocei por lá.
Celina,
ir a Keukenhof é um dos meus sonhos! espero poder realizar no próximo ano!
bjos
Paula,
É um sonho mesmo! E junto com Amsterdam é uma viagem maravilhosa!
Belas fotos! É impressão minha ou os imans custavam 10€?!
Oi Lou,
10 euros por 3 ímãs. Mas pode comprar separado. Eu que não resisti e comprei logo os três.
Grande texto. excelentes dicas. Vc ficou me devendo esta. bjs