Visita aos Châteaux – estrada para St Émilion
Depois de estudar muito durante nossa aula de degustação de vinhos, estávamos preparadas para conhecer alguns châteaux na região de St Émilion. Passeio imperdível e obrigatório estando em Bordeaux. Difícil é escolher entre tantos.
Mais uma vez, agendamos o passeio no Office de Tourisme, e às duas da tarde, o simpático e sorridente Eduard chegou em sua van para nos conduzir aos vinhedos. Nesse passeio, visitaríamos 2 propriedades completamente diferentes.
Visita aos Châteaux de St Émilion- estrada
O que significa château em se tratando de vinhos? Na região de Bordeaux, longe de ser aquele castelo da Idade Média, ou aquelas construções maravilhosas do Vale do Loire, a palavra <château> significa uma propriedade onde são cultivadas videiras, mesmo que não haja um castelo de verdade. Para simplificar, seria uma vinícula. Então, quando a gente lê no rótulo do vinho “Mis em bouteille au Château XXXX”, quer dizer que desde a uva, a fabricação do vinho e o engarrafamento, tudo foi feito naquela propriedade.
Château Figeac
Um tour pelo Château Figeac
Pela estrada, vinhedos a perder de vista. E chegamos ao impressionante Château Figeac. Uma enorme propriedade com muita história para contar. A história começa no século II, imagine!!! Fomos recepcionados por Claudia, que foi nos mostrando as instalações e contando a história do lugar e da produção do valioso líquido.
A produção de Figeac é uma mistura da tradição, inovação e técnicas de ponta.
Segundo nossa guia, a produção (que não é pequena) desse château é toda vendida para os exportadores e comerciantes de vinho da região. E os chineses, os maiores compradores. Não é possível comprar uma única garrafa no château, apenas experimentar.
Enfim… o momento esperado: degustar o famoso Gran Cru! Sim, é maravilhoso! Daqui, fomos para o Château de Laudes, passando por paisagens que mais pareciam pinturas impressionistas. St Émilion – vinhedos Vinhedos – St Émilion
Visita ao Château de Laudes
A diferença entre os dois châteaux, ficou evidente logo na chegada ao Château de Laudes. Christian Gombaud nos recebeu e sem disfarçar seu orgulho, foi nos explicando como produziam os maravilhosos vinhos. Produção cuidadosa de uma propriedade de 3.8 hectares, na região central de St Émilion. Limitam ao mínimo o uso de produtos químicos, a colheita é manual, a vinificação feita em tonéis de madeira, e o envelhecimento em barris de cedro. O vinho é “mimado” em todos os momentos da produção.
O cuidado é tanto, que esse foi o único barril produzido em 2013, ano em que o inverno foi mais rigoroso e se estendeu até abril, prejudicando a qualidade e sabor das uvas.
E na sala de degustação, onde é possível comprar quantas garrafas a gente quiser, tivemos o prazer de experimentar alguns exemplares.
Além da palestra maravilhosa, a vista para St Émilion é lindíssima.
St Émilion
Uma cidade pequena com 2000 anos de história, que tal? Foram os romanos que plantaram os primeiros vinhedos na região e a cidade surgiu com esse nome, quando um monge bretão chegou lá no século VIII para construir um eremitério.
St Émilion Já estava anoitecendo quando chegamos à pequena St Émilion. Parece um cenário de filme! E claro, 80% das lojas que ainda estavam abertas, vendiam… vinho!
E com certeza preciso voltar para explorar com mais calma. Um monte de restaurantes, cafés e lojinhas fofas…. a cidade é mesmo uma gracinha e vale uma visita se estiver pelos lados de Bordeaux.
Tem mais Bordeaux nesses posts
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
Muito obrigada,já estou apaixonada por Bordeaux,estou indo para lá em outubro !
Conta depois como foi! Certeza que vai adorar!
Olá Celina, muito legal seus posts, estou viajando para Bordeaux proximo mês, gostaria muito de conhecer algumas viniculas porém, não falo nada em francês e meu inglês é básico, sabendo que os guias falam apenas esses idiomas, vala a pena visitar?? Abraços!!
Olá Marcelo,
Acho que vale muito a pena sim. As paisagens são lindas, é além do que os guias falam, as imagens valem mais que palavras. Conheça pelo menos um château. É uma experiência típica de Bordeaux. Boa Viagem!
Olá Celina! Adorei o seu post! Você reservou as visitas no Chateaux com antecedência ou conseguiu reservar quando chegou em Saint Emilion? O guia falava português?
Oi Priscila,
Reservamos os passeios no Office de Turisme no mesmo dia. Fomos a dois Châteaux em St Émilion de minivan. Nosso guia falava inglês e claro, francês.
Celina,
Parabéns seus posts são ótimos .
Estou indo para Saint Emilion e gostaria de alguma sugestões e dicas sobre quais Chateaux visitar.
Vou ficar de 02 a 04/09/2015
Obrigado
Gilberto, eu só visitei dois Châteaux, esse que eu indiquei no post. O que eu gostei, é que são completamente opostos e a gente pôde ver a de um château-empresa, gerenciado para o mercado e um château “raiz”, gerenciado por uma família. Se puder escolha entre esses dois polos.
Querida, fiquei literalmente inebriada com sua maneira gostosa de contar.
Vale mesmo um prêmio.
Parabéns!!!
meu sonho é conhecer bordeaux!
vou anotar suas dicas.
quantos dias você acha que preciso para conhecer um pouco da cidade, saint-emilion e umas duas vinícolas?
obrigada!
Oi Ana
Eu acho que quatro dias no mínimo, considerando o dia da chegada e o da partida. Eu fiquei 5 dias e achei ótimo, sem correrias.
obrigada!
Oi, Celina. Tudo bem? 😉
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Olá querida! Sempre uma honra. Obrigada!
Grande saudade
Grande saudade!