Direto e ao vivo de Edimburgo, escrevo esse post depois de um mês de ausência do blog, mas quem me acompanha no Instagram (@celinamartins), no Facebook (Mala de Rodinha Celina) e no Twitter (@maladerodinha) constatou que eu não parei! Para essa edição da já tracional viagem de fim de ano Primocas em Ação, foram 10 viagens de trem, e 10 cidades, nos locomovendo em cada uma delas, com o excelente transporte público que temos por aqui.
Aterrissamos em Londres, e depois de dois deliciosos dias de “aclimatação”, partimos para Paris, de Eurostar. Desnecessário dizer que Paris é sempre a madrinha de nossas viagens pela França. Caímos direto no Marché de Noel da Champs Elysées.
De Paris pegamos um TGV (Train à Grande Vitesse) e em pouco mais de 2 horas estávamos em Rennes no oeste da França.
Rennes, uma gracinha de cidade, serviu como ponto de apoio para um momento maravilhoso e cheio de pontos de exclamação dessa viagem: Mont St Michel!!!! De Rennes ao monte, pegamos um ônibus na Gare e durante a viagem o tempo mudou mais de 10 vezes entre um céu azul e uma tempestade de chuva e vento.
Espetacular! Inesquecível! Emocionante! Alguns dos adjetivos que eu usaria para a visita à Abadia de St Michel. De Rennes, voltamos à Paris, desta vez apenas para pegar mais um TGV para Bordeaux, cidade que entrou para a minha lista de: Eu moraria aqui!
Bordeaux é como mãe… Vai acarinhando a gente, conduzindo sem nehuma dificuldade e logo no primeiro dia, estamos completamente à vontade.
Foram 5 dias maravilhosos em Bordeaux. Conhecemos a cidade inteira, seu centro histórico medieval, as pontes, o centro de comércio e os novos e modernos bairros. E claro… “Estudamos” muito nos cursos de degustação de vinhos e nas visitas aos vinhedos a perder de vista e aos châteaux da região de St Émilion, uma cidadezinha medieval, que mais parece de brinquedo.
De Bordeaux, sentindo saudades, pegamos mais um trem, desta vez um Intercité, para Carcassone, onde chegamos no fim da tarde. Mais uma cidade medieval enlouquecedora!!!
É mais que uma viagem no tempo. É uma aula de história ao vivo! De dia ou de noite a cidade é imperdível! De Carcassone, levantamos acampamento para uma visita querida ao casal Haize. Cristina e Daniel nos recebem em Montpellier com tanto carinho e sempre com uma programação imbatível! Desta vez, fomos a duas cidades litorâneas da região de Languedoc.
Em Bouzigues tivemos o mais farto e delicioso banquete de ostras no Chez Francine.
De Bouzigues – a cidade das ostras, fomos a Sete, outra cidade deliciosa, cheia de gaivotas e barcos.
Onde são feitas, segundo Daniel, as melhores Tièlles da França, que seriam o nosso jantar. O que é uma tièlle? Só mesmo experimentando…
De Montpellier, pegamos mais um vez um TGV e partimos para mais 4 dias em Paris. Uma visita a Basilique de Saint Denis, a primeira catedral gótica da história, onde tivemos mais uma aula de história ao vivo!
Mais um bate e volta a Chartres, onde está a segunda e enorme catedral gótica.
E uma concerto na Sainte Chapelle, aquela renda gótica de vitrais, completaram a nossa alegre peregrinação.
Difícil despedir de Paris, mas pegamos de novo o Eurostar e voltamos a Londres. Entre paisagens exuberantes de outono nos parques,
e o Mercado de Natal, o WinterWonderland e o maior Templo Indiano fora da Índia, dividimos nosso tempo na capital inglesa, e nos despedimos, eu e minha prima. Ela de volta ao Brasil e eu peguei mais um trem para Edimburgo, cidade que já conhecia, mas que a cada dia fica mais especial conforme vou descobrindo.
Agora é começar a contar cada pedacinho da viagem com tudo que descobri em cada lugar!
Siga o Mala de Rodinha e Nécessaire no Twitter @maladerodinha
Curta a nossa Fanpage no Facebook: www.facebook.com/
E para ver nossas fotos no Instagram: instagram.com/
E veja nossa página no Google+
No que faz muito bem, Cel!
Admiro essa sua disposição e encantamento, Cel. Adorei o resumo!
POis é… continuo encantada!!! Eliana!
Grande e delicioso resumo. Esta viagem foi muito especial!
Querida,
Languedoc!… lembro-me até hoje do início dee uma música da região, mostrando o francês mesclado com o país vizinho: Les filles de Pays Doc ont camba fina e piu caquó!…
Nâo conheço a região, mas você a apresenta com o encantamento de sempre.
Estou doida para ler os “muidinhos” da viagem!
beijinhos e parabéns, mais uma vez!
Que delícia de viagem! Loucura, loucura!Essa adrenalina é muito gratificante e nos move a repetir a dose!
Já estou precisando recarregar minhas baterias também: fim de ano letivo, aquela trabalheira toda… só planejando outra viagem, rs!!! 2014 me aguarde!
Espero ansiosa os próximos relatos dessa sua “peregrinação”! Rs
Um FELIZ ANO NOVO pra VC! Bjs