Sair de Londres e ir a Cardiff é ir a outro país. Sim, o País de Gales, Wales (em inglês) ou Cymru (em galês), fica na ilha britânica, faz parte do Reino Unido, mas tem um parlamento independente em relação à Coroa Britânica. E apesar de compartilhar da história social e política da Grã-Bretanha, o país manteve sua identidade cultural e é oficialmente bilingue: falam o galês e o inglês.
Cheguei a Cardiff num lindo dia de primavera. Era sábado e ainda estava bem frio, pois o inverno foi se prologando primavera adentro. De Londres à capital do Pais de Gales, são duas horas e meia de ônibus, pela National Express. Comprei as passagens no site. Imprimi os bilhetes em casa e lá fui eu para Victoria Coach Station, a “rodoviária” de Londres. Apesar de ser um pouco mais longo, é um passeio que pode ser feito tranquilamente em um dia.
O terminal rodoviário de Cardiff é bem perto do centro histórico e assim que cheguei comecei a explorar a cidade a pé. Logo a gente vislumbra o Millenium Satadium.
Já no meio do buxixo, encontrei uma feira bem animada, onde se misturavam, antiguidades, roupas vintage, produtos locais e comidinhas.
Cinco minutos a pé e estava diante do Castelo de Cardiff, cujas origens remontam ao século I, quando os Romanos ocupavam a área. Pronto, falou em história, eu já me empolgo!
Mas era cedo, e como eu já tinha pesquisado antes, apesar de pequena, a cidade se estende até Cardiff Bay. Para resumir tanta história, e ter um preview “me joguei” no ônibus turístico, que tem seu ponto de partida bem em frente ao castelo. É um passeio de pouco mais de uma hora, se fizer o tour completo sem descer do ônibus. Mas se quiser pode descer em todas as paradas, passear, tirar fotos e esperar o próximo que passa de meia e meia hora.
O roteiro:
Stop 1 – Cardiff Castle
Stop 2 – National Museum of Wales
Stop 3 – Fitzalan Place (Mercure Hotel)
Stop 4 – Tyndall Street
Stop 5 – Cardiff Bay
Stop 6 – Mermaid Quay
Stop 7 – Techniquest
Stop 8 – Craft In The Bay
Stop 9 – Lloyd George Avenue
Stop 10 – Custom House Street
Stop 11 – St Marys Street
Stop 12 – Millennium Stadium
Passamos por todos os edifícios históricos
Mas para mim, o ponto alto é mesmo Cardiff Bay. Antes, lá pelos anos 80, uma área negligenciada, cuja população sofria a exclusão social e todo entorno era degradado. Em 1987 começou um trabalho de revitalização do porto de Cardiff, como o objetivo de transformar tudo em um ponto de comércio, lazer e desenvolvimento industrial. E conseguiram!
A região toda transformou-se em um enorme centro de lazer, cultura, comércio, restaurantes e vida ao ar livre. O porto totalmente renovado. Diante desse dia lindo, fiz o caminho de volta ao Castelo e não resisti: fui direto ao Bute Park, ao lado do castelo, procurar os barcos que fazem o trajeto até Cardiff Bay pelo Rio Taff, que desemboca na baía.
O parque é enorme. Lindo de todos os ângulos e fica bem ao lado do castelo. É só ir seguindo a muralha que a entrada do parque aparece.
O deck para embarcar é facílimo de achar. E nesse dia quase encantado, num parque onde certamente duendes e gnomos passeiam felizes e contentes, vivi um dos momentos mais legais de uma viagem solo. Uma paisagem linda, um sanduiche e meia garrafinha de vinho se transformaram no meu banquete enquanto esperava o barco.
A travessia dura uns vinte minutos do parque até a baía. Mas as paisagens duram para sempre na memória.
E de repente, logo depois de uma ponte, a gente deságua junto com o rio em Cardiff Bay.
É muita água! Mas não é mar. Assim que chegamos ao deck e desembarcamos, senti como se estivesse num enorme parque de diversões. O local estava cheio de locais e turistas.
Além das inúmeras maneiras de passear pela baía, tem montes de restaurantes, lanchonetes, parquinho.
E uma vista linda!
Meu ônibus de volta saía às 18:30 então peguei o barco de volta ao parque, e ainda deu para dar umas voltinhas no centro comercial da cidade que é todo para pedestres.
Conclusão: com 30 libras e em apenas um dia, fiz um belo passeio saindo de Londres, conheci outro país, ouvi outro idioma e adorei cada segundo.
Fica a dica!
Já estive em Cardiff algumas vezes. Adoro! A cidade tem uma atmosfera muito especial, locais lindos, e eles gostam de mostrar que não estamos na Inglaterra, mas no país de Gales! Adoro!
Visite, se tiver oportunidade, vale a pena!
Solange
Eu gosto imenso de viajar. E, lá em casa também pensámos em ir ao País de Gales.
Gostei imenso deste passeio por Cardiff!
Talvez quando voltarmos a Londres façamos o mesmo tipo de passeio…
Felicidades
Olá Maria João!
Que bom receber sua visita! Cardiff é muito lindinha mesmo! Vale super a pena, uma visita!
Abraços!
Você acha cada cantinho!!!…