Uma das coisas que eu mais amo em Londres (e nas outras cidades que conheci na Inglaterra) é a mudança das estações do ano. Cada uma com sua característca, assim como a gente aprende na escola. No verão faz “calor”, temperaturas suportáveis e quando faz 30 graus é um evento! Árvores super verdes e “repolhudas” e canteiros e vasos floridos enfeitam os jardins, postes e até a fachada de pubs. As pessoas vão se bronzear e fazer churrasco nos parques, bares com mesas do lado de fora e atividades ao ar livre são programas obrigatórios. E os dias são enormes, anoitecendo depois das nove da noite, o que é um tanto perturbador, já que amanhece antes das 4 da manhã.
Normalmente no final de agosto, início de setembro já começa a esfriar…
A chegada do Outono é aquela festa de tons! O vento já mais frio derrubando as folhas das árvores que formam o mais lindo tapete que a natureza consegue criar. As temperaturas despencam e ficam entre 7 e 15 graus, uma delícia para passear e ver o espetáculo de cores nos parques e jardins.
E vai esfriando gradativamente… os dias vão ficando cada vez mais curtos, e em dezembro só clareia às nove e anoitece às 3 e meia da tarde.
As árvores ficam peladas e preguiçosas. O fog cria uma espécie de filtro nas paisagens. Os dias de sol são gelados… Casacos, cachecóis, e luvas invadem as vitrines… é o Inverno que chegou.
E quando neva em Londres é também um evento! Sinal de uma nevasca pelo norte da Europa e a temperatura “freezing”. A paisagem fica linda, mas como a cidade não é lá muito preparada para essa “intempérie”, normalmente rola um caos nos transportes. O inverno aqui não é dos mais rigorosos. Mas o vento é gelado, e quando há uma dessas frentes frias, algumas esquinas viram uma prova a se enfrentar. Roupas térmicas, casacos forrados, gorro, cachecol, luvas e bota são mais do que necessários. Este ano tivemos temperaturas bem variadas, e agora o inverno está teimando em não ir embora…
E normalmente quando chega março, todas as vitrines já festejam a chegada da Primavera. Cada dia vai anoitecendo um pouco mais tarde e agora em abril, pouco antes das oito da noite ainda está entardecendo.
Primavera que esse ano está demorando demais a chegar. Só ontem as temperaturas passaram dos cinco graus, e não se fala em outra coisa a não ser o frio que não vai mais embora por essas bandas. Aliás estão culpando o degelo do Mar Ártico pelo frio que tomou conta do norte da Europa (acho que do hemisfério norte), fazendo deste abril, o mais frio (eu que adoro, diria gelado!) dos últimos anos. Com direito a neve e sleet – uma “chuva em estado sólido”, uma neve que derrete assim que toca o solo ou a roupa. Até essa semana estava complicado se animar para sair de casa.
No ano passado, mais precisamente no dia 20 de março, eu saí para “ver” a primavera, que chegava com um lindo dia de sol. Esse ano a primavera foi por assim dizer “chegada”. A despeito do frio e do vento gelado, os parques vão aos poucos ganhando ares de primavera, pois não importa a temperatura, as flores são o símbolo da estação e são cuidadosamente plantadas, regadas e adoradas!
O mais maluco de tudo isso, é que mesmo com temperaturas muito abaixo do normal, não há mais uma roupinha de inverno sequer para vender. Os casacos sumiram das lojas ainda em Janeiro e quem chega a Londres desprevenido, não tem como se agasalhar. Talvez em algum mercado mais popular, mas nas High Streets (as ruas de comércio) não vai encontrar nada para inverno, ao contrário, só biquinis, e roupas coloridas. Mesmo durante uma primavera “comum” a variação de temperatura do dia para a noite, às vezes de quase ou mais de 10 graus, exige um casaco à mão.
Eu adoro o inverno, mas esse ano até eu estou esperando a primavera. E você? Qual a sua estação preferida?
Ola Celina
Tudo bem? Vou para Londres em Outubro (semana de 11/10) já será Outono, queria dicas do que levar de roupas para essa estação la, muito casados, toucas, luvas etc? ou é um frfo que dá pra aguentar sem se capotar muito? Queria as dicas para saber o que levar etc…
Obrigada
Olá Gislaine,
O outono é uma das estações mais lindas em Londres! Um passeio pelos parques será inesquecível. Frio é uma coisa muito pessoal e quase um caso de premonição. Mas não custa estar preparada para ele. Em outubro já estarão nas lojas vários ítens de frio, que no geral são mais baratos do que no Brasil, mesmo que a libra esteja um roubo. Leve pelo menos um kit de frio se deixar para comprar por lá. Neste post sobre a primavera tem uma lista que vai variar muito pouco para o outono: http://www.maladerodinhaenecessaire.com/o-que-trazer-na-mala-para-a-primavera-europeia/
Boa viagem!
Olá Celina, vc sabe se as estações e média de temperatura na Irlanda é assim parecida com a de Londres?
Oi Bethânia, como eu te disse o início da primavera é quando as variações de temperatura são mais drásticas. Em Dublin, variam de 6 a 14 graus, em condições normais, esfriando muito no cair da tarde. Em Londres, por exemplo, já peguei diferenças de 10 graus num mesmo dia.
Cel, e eu aqui já na contagem regressiva, não pensei que tivesse q fazer uma mala de inverno. Mas quem sabe até o dia 06 já esteja “mais primavera” né? E pensar q ano passado, eu flanei por Paris de havaianas heim! Respondendo sua pergunta, eu só não gosto de inverno muito rigoroso e verão escaldante.
VERÃO!!! No Rio… rs
Ah… essa resposta eu já sabia, 🙂 Mas tenho certeza que vocë ia adorar a primaveera por aqui, assim… quando já estivessa chegando o verão!