London, de tudo um pouco.

Esse parque fica no quintal do condomínio onde estou.

Ai, ai…. agora sim, o friozinho está como eu gosto! Nesta semana, saimos da faixa dos 10, 12 graus e entramos nos 3, 5 ou 7.  Mas de uma maneira geral o inverno, depois de toda aquela nevasca, está ameno.

Eu preciso confessar. Tenho chegado tão cansada de ziquezguear pela cidade que quando penso no que escrever e descrever tudo, já estou abraçada ao meu ursinho, ouvindo a LBC, e caio no sono com o computer e tudo no colo.  Eu que vivo trabalhada na insônia, aqui,  com esse friozinho de puxar o cobertor,  ando dormindo muito! (meus amigos que estão vivendo os 40 graus a sombra, me desculpem, por favor!)

Mesmo assim, vou tentar responder  algumas perguntas e dúvidas, na base da prática mesmo.

Primeiro, quanto se gasta num dia por aqui? O limite é o céu! Ou o limite da sua conta bancária, do seu cartão de crédito ou de quanto você economizou.

Mas para quem é duro e está viajando na coragem, ou está vindo para estudar, alguns preços são a diferença entre mais um dia, mais uma refeição, mais um passeio. E eu sempre viajo assim, e aqui em Londres, eu meio que moro, faço compras de supermercado, pago aluguel, ando de ônibus e levo sanduba para passear. Mas como qualquer mortal, um capucino às vezes é uma questão de vida!

A cidade é cara, para quem não ganha em libras, mas existem saídas honrosas.

Supermercados = para quem vai ficar em albergue, e alguns hostels, ou mesmo num shared flat, tem sempre uma cozinha à disposição. E tem comida congelada de exelente qualidade  em todos os supermercados. Indiana, chinesa, thailandesa, arroz pronto, feijão em lata,todos os tipos de pão e respectivos recheios,  peixes fritos (só esquentar no forno) maravilhosos e com 2 ou 3 libras você faz uma boa refeição. Saladas fresquinhas, limpinhas, ensacadas a escolher. É só abrir e colocar no prato a 1 pound.  Asda, Tesco, Marks & Spencer,  são as grandes redes, e no TESCO, no fim da tarde, tudo que é perecível e que vence no dia seguinte, fica pela metade do preço.As pastinhas (fillers) para sanduiche, estão na faixa de 1 pound.  Na rede ICELAND (terra dos congelados)  a gente encontra refeições congeladas (gostosas)  na faixa de 1 a 5 libras, e ainda tem sucos *quaase sempre em promoção, tipo pague 1 leve 2, queijos, leite e pão de forma (de 60p a 1pound o pacote).

Refeições Rápidas = Londres é a cidade da correria, e tem cadeias  de fast food de tudo que é tipo e nacionalidade. Pret a Manger, Eat., são  exemplos de bons capucinos (1,95 a 2,20 pounds) , sopas e sanduíches, Starbucks 4,90 (um capucino e um muffin), e para comer mesmo, Nando´s, Pizza Express, WagamamaITSU, servem refeições saudáveis e honestas a preços razoáveis (é só conferir nos respectivos sites). Mac Donald´s ? com 8 pounds dá para fazer aquele Mega lanche! mas com 2 ou 3 libras, dá para fazer uma refeição razoável.

SAM 4080

Pubs = Bom, aí vai depender de quantas pints você tomar. Pint é uma caneca enooorme com a cerveja que você escolher (e pagar no balcão). E tem muitas para escolher! Alguns pubs tem uma espécie de Happy Hour e fazem 50% de desconto. Pint =3,70 Fish & chips 6,50 pounds.  Para procurar um pub este é o site = http://www.fancyapint.com/. Não deixe de entrar em um pub, a decoração, o clima, tudo é típico e cotidiano, mais típico impossível. Os pubs estão sempre cheios ao cair da tarde, mas tem um em cada esquina. Em Leicester Saquare, são muitas opções.

Atrações turísticas = caras a caríssimas! Ou totalmente Free! de grátis mesmo! Todos os museus (maravilhosos) são de graça, parques e jardins (e em todos é possível encontrar banheiros limpos e com papel!!!, Viva a Rainha!). Mas dá para ser absolutamente feliz sem andar de London Eye, principalmente se o dia estiver chuvoso.

99p stores, Poundland, Poundstore, etc = tem de tudo! tudo mesmo a uma libra. De toalha à maquiagem, papelaria, coisas para a casa, acessórios, ferramentas e alimentação (café solúvel, biscoitos, snacks, batata frita) e até chip para celular… se vir uma na frente não titubeie! Entre e garimpe!

Markets = os mercados de Londres são minha paixão! Cada um tem uma característica própria.  E uma característica em comum, comidinhas…

Em Camden Town, por exemplo, tem tantos stalls de comidas quantas nacionalidades há em Londres. E os orientais principalmente, ficam oferecendo pequenas amostras de seu tempurás e outros  quitutes … outro dia passei por lá e quase nem precisei almoçar, pois experimentei muitos! Com 4 pounds, sem nenhum conforto, mas em meio a uma Babel enlouquecedora, ouvindo todas as músicas do planeta, você come um belo prato de alguma culinária do mundo.

Outra dúvida que sempre aparece Como se vestir (principalmente no inverno!)

Acredite, Londres não é um desfile de moda o tempo todo nas ruas!!!

Eu talvez não seja a pessoa mais indicada (vide pots sobre a malinha), mas o grande big hit e super tendência no momento ( e nos últimos cinco anos, que tenho estado por aqui nesta época) é …. o casaco de nylon (padded coat, filled coat, doudoune etc) em matelassê, com capuz e pele ou pelo falso + bota+ cachecol ou pashimina + luva e /ou gorro. No meu caso, as luvas são de fundamental importância, já que  de nada adianta toda a blindagem se as mão congelarem! Procure (também nos mercados ou vendedores que colocam suas mercadorias na rua, luvas com Isulation, que vedam mais contra o frio e ovento.

Hay´s Galeria (Bankside)

Cor da moda (nos últimos 5 anos) preto! com algumas excessões para o vermelho, bege e cinza. Pelas fotos a gente tem uma idéia da maoria. E é fácil entender porque. Na hora do frio mesmo, esse tipo de casaco é seu personal edredon, uma blindagem entre você e o vento, chuva e neve.

Camden você compra sua refeição e procura um lugar para sentar e comer… Ou como em pé mesmo, como todo mundo faz.

Detalhe= casaco de nylon forrado para todos!

Hora do Rush = toda trabalhada no casaco de nylon  e no negro como tendência contemporânea!

*8 entre 10 usam. E eu só entendi o porquê, quando comprei os meus ( na Zara), e dei adeus ao frio que adentrava a minha alma!  O mais inacreditável é que não é tão fácil assim de achar, mas todo mundo tem um ou mais!

Para finalizar… a regra em Londres é não ter regra alguma! Londres não é cidade para preconceitos. Você pode se vestir como bem entender, com quantas cores quiser, colocar uma peruca amarela e por cima um headphone enorme e sair se sentindo linda! Ou então, se o frio apertar, manda um cobertor por cima de tudo e só deixe os olhos de fora! Aqui, PODE!

Até!

Abaixo uma barraca, com objetos esquentantes em Covent Garden

8 comentários em “London, de tudo um pouco.

  1. Que delícia. Top post na minha opinião. Adorei as informações.
    Adoro como você escreve sem ser “guia-de-viagem-sacal-por-que-eu-não-comprei-uma-palavra-cruzada?”

    O seu olhar sobre Londres só me faz querer mais e mais visitar a cidade (de preferência, tous ensemble!)

    Mil beijos

  2. Viu quanta gente gosta de ler seu blog? Foi assim comigo, qdo li o primeiro post não parei mais! rsrs.
    E Londres é sensacional! Gosto dessa moda “pode tudo”, sem preocupação com o que está ou não na moda. O importante é se sentir bem.
    E mais ainda, o melhor da vida é viver, é viajar, correr o mundo, conhecer novos lugares,costumes, pessoas…
    Vou continuar aqui viajando com vc! Bjs

  3. Qeruida, você é simplesmente fantástica!
    Fora de série mesmo!
    Só hoje pude entrar para curtir as últimas postagens… fiquei namorando cada uma delas.
    É incrível ler você, mesmo quando “tenta” ser apenas uma “informante” (sorriso). Não consegue!
    Adorei te ler de novo!
    beijinhos

    • Olhar, olha mas acha que é normal e tal. No ponto de ônibus todo dia tem uma bem assim, de cabelo amarelo e um enorme headphone. roupas louquíssimas… ninguém internou ainda! hehhehehe!

  4. informaçoes fundamentais, mas que a gente não encontra em luggar nenhum! fica todo mundo descrevenndo como é maravilhos e tals e a gente acha que nunca pode ir. Você é ótima para isso e seu blog sempre danddo banho de forma prática. adorei!

  5. Maravilhoso! É como se eu já estivesse ai! To indo muito mais preparada e informada e sei que fome não passo. esse lance de tdo mundo se vertir normal ou não é ótimo. Eu tenho um casaco de nylon bem quentinho! obriga de novo! vc é minha guru!

  6. Maravilhoso! É como se eu já estivesse ai! To indo muito mais preparada e informada e sei que fome não passo. esse lance de tdo mundo se vertir normal ou não é ótimo. Eu tenho um casaco de nylon bem quentinho! obrigadisima de novo! vc é minha guru!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.